5 programas para a Semana Santa com as crianças

· 21 de abril de 2018
Essa época do ano às vezes gera algumas dúvidas que não sabemos responder. Organizar atividades com as crianças frequentemente nos deixa cansados e acabamos ficando complemente indecisos sobre o que fazer durante esses dias.

A Páscoa está chegando e com ela alguns dias de feriado com as crianças em casa. Então uma dúvida nos atormenta: Quais programas para a Semana Santa com as crianças são os mais adequados?

É preciso partir do princípio de que essas datas não significam a mesma coisa para todos. Você pode ser religioso ou não. Talvez você se encaixe num limbo intermediário no qual não sabe no que acreditar, mas gosta muito dessa época do ano. Muitas pessoas preferem ficar em casa, outras viajam para a casa de parentes e um seleto grupo pode viajar para a praia ou para o exterior.

Se você e daquelas pessoas que apostam nos programas tradicionais, não se desespere. Vamos propor várias ideias para que os programas para a Semana Santa com as crianças não se tornem uma verdadeira dor de cabeça.

5 programas para a Semana Santa com as crianças

 

1.- Fazer parte da procissões

Se você é religioso ou religiosa e seus filhos também, as procissões podem ser a sua melhor escolha. As crianças vão aprender um pouco mais sobre a religião e você poderá praticar sua fé sem precisar ir à igreja. E se você não acredita em Deus ou não é católico, essa também é uma boa alternativa cultural.

A Semana Santa faz parte da cultura brasileira e sua história é digna de ser contada e conhecida. Portanto, seja você praticante ou não de uma religião, é preciso se lembrar de que a tolerância, o respeito e o amor devem prevalecer sempre.

2.- Passear na natureza

Se vocês estiverem com sorte e o clima estiver gostoso na Semana Santa, leve seus filhos para passear em contato com a natureza. Não existe época do ano melhor para esse tipo de passeio em família para entrar em contato com suas próprias emoções.

Seus filhos vão se divertir muito: poderão correr, brincar e respirar o ar puro da natureza. Muitas vezes passamos tanto tempo nas cidades que nos esquecemos de que as maravilhas da natureza estão há apenas alguns quilômetros de distância. E é claro, muito cuidado na estrada. Nessa época do ano muitas pessoas viajam, então é sempre bom estar atento. As crianças também vão adorar um passeio!

“Uma criança sempre pode ensinar pelo menos 3 coisas a um adulto: ficar feliz sem motivo, estar sempre ocupado com alguma coisa e saber exigir com todas as forças aquilo que se deseja”
—Paulo Coelho—

3.- Ovos de Páscoa

A tradição dos ovos de Páscoa não é igual em todos os países. Em alguns, é costume a própria família confeccionar os ovos em casa. Em outros, todos compram os ovos no supermercado. Seja como for, as crianças adoram essa tradição. 

E quem não gosta de encontrar coelhinhos ou ovos de chocolate escondidos no quintal? Anime-se a fazer parte dessa tradição tão divertida. Traga à tona seu lado mais inocente e aproveite o quanto puder para se divertir nesses dias.

programas para a Semana Santa

4.- Encontros familiares

Essas datas são ideais para visitar a família. Às vezes as crianças ficam muito tempo sem ver avós ou tios que vivem em outras cidades. Caso você tenha que trabalhar nessa época do ano, você pode deixar seus filhos irem visitar os parentes em outras cidades.

Com o pouco tempo que dedicamos à nossa família devido ao nosso dia a dia tão corrido, esses momentos de encontros familiares devem ser aproveitados ao máximo. Então prepare suas malas (e as dos seus filhos) e faça uma surpresa às pessoas que você ama!

5.- Aproveite para passear na cidade

Se você precisa ficar na sua cidade por causa do trabalho (ou, simplesmente, porque você gosta), vocês podem aproveitar para fazer programas interessantes também. Leve as crianças para assistir algum musical ou alguma peça de teatro. Vá ao museu com elas, faça uma sessão de cinema em casa ou prepare um jantar em família. Ou ainda pergunte aos seus filhos o que eles querem fazer.

Muitas vezes obrigamos nossos filhos a fazer coisas que não querem. Pode ser que eles tenham algum programa em mente que incluam atividades divertidas. Então, antes de se planejar, converse com seus filhos e ouça a opinião deles.

Assim, os programas para a Semana Santa com as crianças são uma boa maneira de reunir a família. O trabalho, a escola e a rotina muitas vezes dificultam esses momentos. Mas momentos em família sempre são necessários e positivos, tanto para o físico quanto para a mente.