O que é uma agenda visual com pictogramas?

Você sabe o que são as agendas visuais com pictogramas e como elas podem ser usadas? Descubra aqui!
O que é uma agenda visual com pictogramas?
Ana Couñago

Escrito e verificado por a psicóloga Ana Couñago.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

A agenda visual com pictogramas é uma ferramenta muito útil para as crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Você sabe como usar esse tipo de agenda? Vamos te explicar a seguir.

Mas, primeiramente, você deve saber que o TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se caracteriza, principalmente, pela manifestação de dificuldades em duas áreas: a comunicação e interação social e a flexibilidade de pensamento e de comportamento.

Além disso, em muitos casos, também pode ser observada uma alteração significativa no desenvolvimento da linguagem. Dessa forma, com essas crianças, é mais interessante usar os pictogramas como sistema de comunicação.

O que é uma agenda visual com pictogramas?

A agenda visual com pictogramas é uma espécie de caderno no qual há espaço para colocar determinadas imagens ou ilustrações que representam, de maneira simples e clara, objetos, pessoas, ações, sentimentos, situações, etc.

agenda visual com pictogramas

Esses pictogramas podem ser extraídos do site Portal Aragonés de Sistemas Aumentativos y Alternativos de Comunicación (ARASAAC), na guia Catálogos. Esse site possui uma infinidade de recursos gráficos desse tipo. Além disso, também é possível usar fotos que sejam familiares e conhecidas para a criança (fotos de parentes, professores, pertences pessoais, etc.).

O objetivo da agenda visual é antecipar, de forma visual, as atividades que serão executadas durante um momento específico.

Isso é ideal para muitas crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista, pois, devido à rigidez mental que as caracteriza, elas geralmente precisam de antecipação e planejamento para entender melhor o que está acontecendo ao seu redor.

Assim, essas agendas podem ser usadas em vários contextos relacionados à criança, tais como:

  • Em casa: para antecipar todas as tarefas que devem ser executadas durante a rotina diária (tomar banho, tomar café da manhã, escovar os dentes, ir à escola etc.).
  • Na escola: para antecipar as atividades que vão ocorrer durante o dia escolar.
  • Na terapia: para antecipar o que será feito e os aspectos que serão trabalhados na sessão.

Procedimento para sua utilização

Para usar a agenda visual com pictogramas corretamente, é necessário passar pelas seguintes etapas:

  1. Dedicar alguns minutos para o uso da agenda no início do dia, das aulas ou da sessão, dependendo do contexto em que ela será usada.
  2. Como mãe, pai, professor ou terapeuta, escolher, juntamente com a criança, os pictogramas que vão representar as atividades que serão realizadas durante o dia em casa, o dia de aula ou a sessão.
  3. Colocar os pictogramas na agenda.
  4. Ler os pictogramas em voz alta para que a criança fique bem informada sobre a ordem das atividades que serão realizadas.
agenda visual com pictogramas

Dessa forma, o pequeno pode estruturar as informações em sua mente e se sentir seguro sobre o que vai acontecer a cada momento. Para as crianças que apresentam o TEA, isso é muito positivo para sua tranquilidade e seu bom funcionamento.

Outras utilidades das agendas visuais com pictogramas

As agendas visuais com pictogramas também podem ser usadas para outras finalidades, tais como:

  • Colocar a data e o clima.
  • Representar eventos importantes que vão ocorrer naquele dia (aniversários, feriados, etc.).
  • Permitir que a criança transmita e expresse suas emoções e sentimentos em uma determinada hora do dia.
  • Antecipar o que será feito ao longo da semana.
  • Antecipar os pratos que serão servidos a cada dia, tanto na hora do almoço quanto nos lanches ou no jantar.
  • Representar os materiais escolares que a criança deve colocar na mochila, de acordo com as matérias estabelecidas na programação de cada dia.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.