O que é uma agenda visual com pictogramas?

17 Julho, 2020
Você sabe o que são as agendas visuais com pictogramas e como elas podem ser usadas? Descubra aqui!

A agenda visual com pictogramas é uma ferramenta muito útil para as crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Você sabe como usar esse tipo de agenda? Vamos te explicar a seguir.

Mas, primeiramente, você deve saber que o TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se caracteriza, principalmente, pela manifestação de dificuldades em duas áreas: a comunicação e interação social e a flexibilidade de pensamento e de comportamento.

Além disso, em muitos casos, também pode ser observada uma alteração significativa no desenvolvimento da linguagem. Dessa forma, com essas crianças, é mais interessante usar os pictogramas como sistema de comunicação.

O que é uma agenda visual com pictogramas?

A agenda visual com pictogramas é uma espécie de caderno no qual há espaço para colocar determinadas imagens ou ilustrações que representam, de maneira simples e clara, objetos, pessoas, ações, sentimentos, situações, etc.

agenda visual com pictogramas

Esses pictogramas podem ser extraídos do site Portal Aragonés de Sistemas Aumentativos y Alternativos de Comunicación (ARASAAC), na guia Catálogos. Esse site possui uma infinidade de recursos gráficos desse tipo. Além disso, também é possível usar fotos que sejam familiares e conhecidas para a criança (fotos de parentes, professores, pertences pessoais, etc.).

O objetivo da agenda visual é antecipar, de forma visual, as atividades que serão executadas durante um momento específico.

Isso é ideal para muitas crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista, pois, devido à rigidez mental que as caracteriza, elas geralmente precisam de antecipação e planejamento para entender melhor o que está acontecendo ao seu redor.

Assim, essas agendas podem ser usadas em vários contextos relacionados à criança, tais como:

  • Em casa: para antecipar todas as tarefas que devem ser executadas durante a rotina diária (tomar banho, tomar café da manhã, escovar os dentes, ir à escola etc.).
  • Na escola: para antecipar as atividades que vão ocorrer durante o dia escolar.
  • Na terapia: para antecipar o que será feito e os aspectos que serão trabalhados na sessão.

Procedimento para sua utilização

Para usar a agenda visual com pictogramas corretamente, é necessário passar pelas seguintes etapas:

  1. Dedicar alguns minutos para o uso da agenda no início do dia, das aulas ou da sessão, dependendo do contexto em que ela será usada.
  2. Como mãe, pai, professor ou terapeuta, escolher, juntamente com a criança, os pictogramas que vão representar as atividades que serão realizadas durante o dia em casa, o dia de aula ou a sessão.
  3. Colocar os pictogramas na agenda.
  4. Ler os pictogramas em voz alta para que a criança fique bem informada sobre a ordem das atividades que serão realizadas.
agenda visual com pictogramas

Dessa forma, o pequeno pode estruturar as informações em sua mente e se sentir seguro sobre o que vai acontecer a cada momento. Para as crianças que apresentam o TEA, isso é muito positivo para sua tranquilidade e seu bom funcionamento. Você quer ver alguns exemplos para saber como elaborar esse tipo de agenda? Então, clique aqui.

Outras utilidades das agendas visuais com pictogramas

As agendas visuais com pictogramas também podem ser usadas para outras finalidades, tais como:

  • Colocar a data e o clima.
  • Representar eventos importantes que vão ocorrer naquele dia (aniversários, feriados, etc.).
  • Permitir que a criança transmita e expresse suas emoções e sentimentos em uma determinada hora do dia.
  • Antecipar o que será feito ao longo da semana.
  • Antecipar os pratos que serão servidos a cada dia, tanto na hora do almoço quanto nos lanches ou no jantar.
  • Representar os materiais escolares que a criança deve colocar na mochila, de acordo com as matérias estabelecidas na programação de cada dia.