Confirmado pela ciência: os abraços da mamãe e do papai são o melhor relaxante para o bebê

O abraço dos pais é fundamental para transmitir segurança, amor e tranquilidade aos bebês.
Confirmado pela ciência: os abraços da mamãe e do papai são o melhor relaxante para o bebê

Última atualização: 26 Setembro, 2021

O contato próximo é um dos blocos de construção mais importantes para o desenvolvimento físico e mental de um bebê. Por isso, os abraços da mamãe e do papai são essenciais para o seu bem-estar.

A permanência nos braços transmite conforto, carinho e segurança às crianças. Além disso, funciona como uma interação terapêutica que gera tranquilidade e ajuda a superar momentos de raiva ou angústia.

Isso foi demonstrado por um estudo científico realizado por 6 pesquisadores japoneses e publicado na revista iScience. Nesse estudo, foi examinado o comportamento de crianças menores de um ano ao serem abraçadas pelos pais e por estranhos.

A análise descobriu que bebês com mais de 4 meses apresentavam um ritmo cardíaco mais lento quando recebiam o abraço de seus pais. Por isso, ficou constatado que esse vínculo gera um relaxamento imbatível para eles.



Em bebês com menos de 4 meses, verificou-se que a pressão adequada durante o contato os ajuda a evitar que os batimentos cardíacos fiquem agitados. Isso porque percebem que alguém está encarregado de protegê-los, e eles não estão indefesos.

No entanto, também foi verificado que os bebês não experimentam os mesmos resultados quando segurados por um estranho. Dessa forma, os pesquisadores afirmam que as crianças reconhecem seus pais e sentem alívio quando estão descansando em seus braços.

Além disso, esse carinho não é benéfico apenas para os filhos, uma vez que se descobriu que nesses momentos os pais também entram em um período de plenitude única.

É assim que a ciência confirma que os abraços da mãe e do pai fortalecem o relacionamento com os filhos e os preparam para os laços interpessoais que terão no futuro.

Pode interessar a você...
Em casa damos beijos e abraços, dizemos obrigado, e bom dia
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Em casa damos beijos e abraços, dizemos obrigado, e bom dia

A casa, o lar, é o primeiro contexto social que nosso filho vai encontrar. Além da decoração física, há também o mobiliário emocional e educacional...