Descubra como é a aventura diária de ser mãe com esta sequência fotográfica
A maternidade é repleta de momentos lindos que são guardados com carinho no coração. E embora essas lembranças estejam longe do glamour das sessões de fotos em estúdio, elas mostram o cotidiano de uma mãe de uma forma mais sincera e próxima. Giedre Gomes, uma fotógrafa dos EUA, encarregou-se de retratar as mães e os seus bebês no seu estado natural, conseguindo captar momentos mágicos do quotidiano com os pequenos.
Este verdadeiro projeto de maternidade não se preocupou em montar cenas cheias de beleza artificial. Em vez disso, a fotógrafa ficou suas lentes em retratar fotos honestas e cruas que nos aproximam da intimidade de jovens mães criando seus filhos.
Isso para celebrar a beleza da maternidade de forma sincera e valorizar os momentos em que a vida sorriu abertamente. Continue lendo e conheça mais sobre o trabalho dessa artista.
O dia a dia de uma mãe não é tão glamuroso quanto costuma parecer
A fotografia de maternidade traz as mais belas lembranças para as mães que desejam retratar a imagem de sua felicidade. No entanto, nestas sessões fotográficas (apesar de esteticamente belas) não se mostra a realidade do cotidiano de uma mãe com os seus bebês.
A fotógrafa Giedre Gomes (mais conhecida como picturesbygg no Instagram) é especialista em captar fotos de crianças, famílias e gestantes. Sendo cúmplice daquelas famílias que a procuram para tirar belas imagens que ficarão para sempre guardadas. Contudo, pelo fato de Giedre também ser mãe, ela sabe de primeira mão que a beleza de suas fotos nem sempre corresponde ao dia a dia das crianças.
Por isso, a fotógrafa decidiu empreender um projeto pessoal no qual se encarregaria de captar em uma imagem aqueles momentos de espontaneidade que se experimenta quando se é mãe. Sem fotos planejadas e esteticamente cuidadas, são os retratos emocionantes que falam por si mesmos sobre a alegria, a determinação e a dedicação que vêm de toda criação.
Capturar o cotidiano de uma mãe não é uma tarefa fácil
Estamos acostumados a ver imagens de casas perfeitas em revistas onde as crianças estão sempre limpas e a casa em ordem. Ou cenas na televisão em que parece fácil administrar uma casa com três bebês em paz e harmonia. Mas todas as mães sabem que essa sincronia, por mais bonita que seja, não reflete em nada o que é o dia a dia de seus filhos.
As fotos “brutalmente honestas” de Giedre mostram ao mundo como realmente é ser mãe hoje em dia. Sem toda a beleza das luzes, mas com toda a honestidade de uma maternidade desejada. E por meio de um artigo publicado no Bored Panda, ela conta como seus amigos mais próximos foram os protagonistas desse projeto inspirador.
Ao todo, são 22 fotos que a fotógrafa Giedre Gomes escolheu para mostrar como é o dia a dia de qualquer mãe. Desde fotos engraçadas que nos lembram que a maternidade é perder completamente a privacidade e desistir de dormir tranquilamente, até momentos íntimos como amamentar em qualquer lugar ou dividir o banheiro com os filhos.
Essas fotos honestas capturam cenas que às vezes podem se tornar paisagens devido à sua cotidianidade. Mas na realidade escondem experiências de intensa alegria e tranquilidade em que as mães estavam desfrutando da companhia de seus filhos, independentemente de qualquer desconforto.
A maternidade nem sempre é cor-de-rosa
Em seu artigo apresentando o projeto fotográfico, Griede explica que muitas pessoas falam sobre como é maravilhoso ser mãe ou pai. Ela concorda que é uma experiência que muda completamente a visão da vida e é carregada de muita satisfação, mas enfatiza que criar filhos não é sempre cor-de-rosa.
A maternidade é não lembrar como é dormir uma noite inteira e limpar mais cocô do que você jamais pensou que veria em sua vida. Criar filhos é não ter mais privacidade e nunca mais fazer xixi ou tomar banho em paz. Maternidade é não poder ficar doente, porque é um trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem remuneração, e a lista de problemas do dia a dia continua.
Apesar de ser mãe de um ou mais filhos ser uma responsabilidade titânica que envolve muita dedicação, a maioria poderia afirmar que todo esse esforço valeu totalmente a pena. Porque não importa o quão dedicada você seja, quando você olha para o sorriso de seus filhos, você sabe que tomou a decisão certa ao criá-los com amor e respeito.
O dia a dia de uma mãe é cheio de amor e dedicação
Ser mãe é uma escolha de vida que muda completamente o sentido dela. E embora seja repleto de momentos de felicidade e paz interior, também é repleto de episódios que irão testar sua paciência e dedicação.
Então, se você gostou deste projeto fotográfico íntimo, vá em frente e tire uma foto sua no dia a dia com seus filhos e assim guarde memórias que ficarão para sempre no coração. Lembre-se de que a beleza se esconde nos momentos mais naturais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Belintxon-Martín, M., Zaragüeta, M. D. C., Adrián, M. C., & López-Dicastillo, O. (2011). El comienzo de la lactancia: experiencias de madres primerizas. In Anales del sistema sanitario de Navarra (Vol. 34, No. 3, pp. 409-418). Gobierno de Navarra. Departamento de Salud. Recuperado de: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1137-66272011000300007
- Rodríguez Gadea, S. (2013). Voy a ser madre primeriza,¿ me pueden ayudar? Proyecto educativo para madres primerizas sobre la lactancia materna. Recuperado de: https://repositorio.comillas.edu/xmlui/handle/11531/17445
- Sáez, J. D. (2012). Escuchando a las mamás. Preocupaciones en el puerperio de una madre primeriza. Archivos de la Memoria, (9), 7. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4102745