Dicas para promover o respeito na família

O respeito no núcleo familiar é fundamental para que os filhos cresçam em harmonia com o mundo e consigo mesmos.
Dicas para promover o respeito na família
María José Roldán

Escrito e verificado por a psicopedagoga María José Roldán.

Última atualização: 06 agosto, 2023

Promover o respeito na família é importante para alcançar um bom relacionamento entre a criança, seus pais, seus irmãos e também com outras pessoas e consigo mesmo. Essa é uma aprendizagem fundamental que as crianças devem adquirir desde tenra idade.

O que é respeito na família?

Respeito na família é quando todos os membros são capazes de tratar os outros de forma assertiva e com boa inteligência emocional. Deve ser construído para todo o sempre. Atualmente, parece haver dificuldades em fazer com que as crianças respeitem as figuras de autoridade, sejam elas quais forem. Normalmente, isso tem a ver com a criação exercida em casa e com a sociedade em geral.

Por um lado, é possível que as famílias sejam mais permissivas e se concentrem apenas no bem-estar da criança. Assim, as regras ou limites tão necessários para uma boa educação são deixados de lado. Os pais que impedem que seus filhos se frustrem ou superem suas próprias adversidades estão no caminho errado em termos de respeito e crescimento pessoal.

Tudo isso pode significar que, longe de as crianças aprenderem a respeitar, elas se tornam seres egoístas e até agressivos. As crianças precisam perceber que não são o centro do universo. Devemos refletir sobre isso e ajudá-las a administrar suas emoções, mas sempre respeitando a si mesmo e aos outros.

Conheça 5 dicas para promover o respeito na família

A seguir, daremos algumas dicas para que você promova o respeito na família. Se não souber como fazer, anote e verá como tudo vai melhorar na sua casa.

Se você der o exemplo, seus filhos saberão como é importante manter o respeito, não apenas para uma boa convivência com os outros, mas também para que se sintam bem consigo mesmos e com o ambiente.

1. Seja um exemplo

Você deve ser o melhor exemplo de uma pessoa respeitosa. Respeite seus filhos e eles respeitarão os outros. Para conseguir isso, mantenha um espaço tranquilo em sua casa e deixe os maus modos de lado para sempre. A semente da agressividade e da intolerância nasce em lares onde o respeito prima pela ausência.

2. Comece quando as crianças são pequenas

É fundamental começar quando as crianças são bem pequenas, porque o respeito se incute aos poucos. Não é algo que se conquista da noite para o dia. Dessa forma, seu filho crescerá e se tornará uma boa pessoa. Não importa se ele tem 1 ou 5 anos, você deve sempre manter o respeito pelo pequeno. Nesse sentido, aceite seus gostos, seus interesses e leve em consideração o que as crianças lhe dizem. Mantenha sempre uma atitude calma, mesmo diante de conflitos.

3. Ensine tolerância e aceitação

Tolerância e aceitação andam de mãos dadas. Portanto, ambas devem ser ensinadas ao mesmo tempo. Seus filhos devem aprender que, mesmo que não gostem de algo ou de alguém, devem respeitá-lo, assim como aprender a aceitar diferentes gostos e opiniões. A diversidade é o que nos torna maravilhosos, já que a sociedade é plural. Para conseguir isso, deve haver uma grande comunicação entre pais e filhos.

4. Ajuda na compreensão das emoções

Para respeitar os outros e a si mesmo é fundamental levar em conta a compreensão das emoções. Para isso, devemos colocar em palavras o que sentimos para identificar corretamente o que está acontecendo conosco e buscar soluções. Isso permitirá que os pequenos valorizem o mundo ao seu redor e tenham empatia com outras pessoas.

Ser capaz de entender as emoções será uma ótima base para a criança aprender a se amar, se aceitar e se valorizar. Além disso, melhorará a convivência das famílias com base no respeito baseado em boas relações sociais.

5. Estabeleça limites quando necessário

Limites são necessários para poder trabalhar o respeito, mas você deve sempre dar o melhor exemplo. Devemos falar com nossos filhos sem gritar, sempre com calma, e evitar que eles tenham medo e fiquem bloqueados emocionalmente. Para fazer isso, quando você precisar corrigi-los, deve fazê-lo de maneira positiva. Assim, podemos ensiná-lo que sempre há uma maneira melhor de dizer ou fazer as coisas.

Regras claras para manter a harmonia

As regras de convivência e as consequências do seu descumprimento devem ser claras para todos os membros da família. Dessa forma, a harmonia familiar e o respeito por ela podem ser alcançados. Claro, devemos sempre ser coerentes e consistentes com as ações tanto nossas quanto de nossos filhos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Eggerichs, E. (2014) Amor y respeto en la familia: El respeto que los padres desean, el amor que los hijos necesitan. Editorial: Grupo Nelson

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.