Dicas para tratar a acne na gravidez

Durante a gravidez, as alterações hormonais podem promover o aparecimento da temida acne. Descubra suas principais características abaixo e o que você pode fazer para melhorar a situação.
Dicas para tratar a acne na gravidez

Última atualização: 02 Agosto, 2021

Durante a gravidez, a mulher exibe um brilho especial no rosto graças aos altos níveis de hidratação e à retenção da umidade na pele. Também ocorre um aumento na ingestão de vitaminas e minerai,s que são transportados para a placenta. Porém, pelo contrário, algumas mães podem apresentar uma grande atividade hormonal que, em vez de fomentar uma pele brilhante e lisa, causa o aparecimento de horríveis espinhas.

A acne na gravidez

Isso ocorre porque para algumas mulheres a produção de sebo e pigmentação é aumentada devido ao excesso de estimulação dos hormônios, o que podem causar o aparecimento da acne na gravidez. Embora seja pouco comum esse problema durante a gravidez, pode parecer uma punição cruel considerando os outros sintomas da gravidez, como ganho de peso, náuseas e/ou vômitos, cansaço e alterações hormonais.

A acne durante a gravidez ocorre principalmente durante o primeiro e o segundo trimestres, quando há níveis anormalmente elevados de hormônios androgênicos. Se a acne não se desenvolver durante o primeiro trimestre, é improvável que apareça no segundo ou terceiro trimestre. Em alguns casos em que se desenvolve, pode ser grave, mas o problema costuma se resolver cerca de três meses após o nascimento do bebê.

A acne pode ser prevenida na gravidez?

A realidade é que a acne nem sempre pode ser impedida de aparecer, ela pode simplesmente ser tratada para minimizar as consequências. O ideal é seguir uma alimentação saudável, tomar prebióticos e probióticos. Na maioria dos casos, a acne pode ser tratada de forma adequada com produtos de higiene pessoal que contenham ingredientes como ácido salicílico tópico e ácido azelaico. Mas se você não tiver certeza se pode usar um determinado produto durante a gravidez, consulte o seu médico.

 

Dicas para melhorar a acne durante a gravidez

Dicas para melhorar a acne durante a gravidez

O que você pode fazer

Para cuidar bem da sua pele e evitar espinhas, é necessário levar em consideração algumas dicas para colocar em prática na sua rotina e se lembrar delas em todos os meses durante a gravidez. Se você tiver espinhas, siga as dicas que vamos apresentar, e se não tiver, siga também para evitar que as elas apareçam caso você perceba a presença de mais sebo no rosto:

  • Mantenha a pele bem hidratada. Procure hidratantes, soros ou cremes que contenham ácido hialurônico e vitamina E.
  • Escolha produtos com ingredientes antioxidantes, como a vitamina C. Isso potencializará o efeito de barreira da pele para cuidar dela e promoverá as taxas de renovação celular na pele.
  • Use um bom protetor solar para o rosto.
  • Tome probióticos.
  • Beba muita água diariamente.
  • Coma frutas e vegetais frescos.
  • Comece os tratamentos faciais o mais rápido possível após o nascimento do bebê para restaurar a saúde de sua derme.
  • Lave o rosto todos os dias.

 

O que não fazer

Da mesma forma que existem algumas dicas que você deve levar em consideração para cuidar da sua pele, também existem outras que você não deve seguir. É importante saber o que se deve fazer e o que não se deve fazer para ter uma pele bem cuidada o tempo todo. Dessa forma, você proporcionará à sua pele o melhor cuidado se:

  • Não fizer uma limpeza excessiva no rosto. Caso contrário, você vai acabar produzindo mais sebo ou pode ressecar muito a pele.
  • Não usar sabonetes abrasivos ou esfoliantes que ressequem a pele. É melhor escolher produtos que contenham alfa-hidroxiácidos, como ácido lático e glicólico.
  • Evitar expor o rosto ao sol sem proteção.
  • Não tocar o rosto com as mãos sujas.

Essas são algumas dicas que você pode considerar para tratar a acne se estiver grávida. Dessa forma, poderá ter uma pele bem cuidada e, mesmo com algumas espinhas, você poderá evitar que outras saiam ou que o aspecto da sua pele piore por falta de cuidado. Se você tiver alguma dúvida sobre como cuidar da sua pele, não deixe de procurar seu médico ou dermatologista para obter as respostas adequadas.

Pode interessar a você...
Manchas e alterações na pele durante a gravidez
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Manchas e alterações na pele durante a gravidez

É normal que ocorram alterações na pele durante a gravidez por causa do aumento dos níveis hormonais. O que devemos saber sobre esse assunto?