Ensinar as crianças a lidar com o tédio: uma meta alcançável

· 23 de março de 2018
Quantas vezes por dia as crianças ficam entediadas? Para os pais, é um verdadeiro desafio saber o que fazer para entreter os pequenos.

O tédio incentiva as crianças a explorar o lado criativo. Essa é razão pela qual é preciso ensinar a lidar com o tédio para que os pequenos aprendam a aproveitar o tempo de maneira positiva.

É necessário estimular as crianças a serem dinâmicas para enfrentar o tédio. Buscar uma forma otimista de resolver essa situação as fará pensar e será um desafio para a imaginação.

Reação dos pais perante o tédio das crianças

“Estou entediado(a)”. Duas palavras que deixam alguns pais angustiados e que não despertam nenhum tipo de reação em outros. Muitos rapidamente buscam qualquer tipo de entretenimento a fim de evitar o choro ou a birra das crianças. Ao passo que outros permanecem indiferentes à necessidade do filho.

Agradar as crianças com coisas que podem acabar sendo muito caras para o orçamento familiar é um erro. Dar aos pequenos tudo o que exigem os fará ser mais dependentes de você. É provável que você fique exausta, tensa ou brava ao ver que suas opções não são do agrado da criança.

O que fazer para lidar com o tédio?

Dizer “estou entediado(a)” não passa de uma tentativa da criança de chamar a atenção. Na verdade, os pequenos não têm motivos fortes para se sentirem entediados.

O tédio pode se transformar em uma ocasião especial para fazer algo que geralmente não temos tempo para fazer, como, por exemplo, preparar uma deliciosa receita de cupcakes, lavar o carro ou passear com seu animal de estimação. Coisas simples como conversar ou praticar algum esporte são algumas ideias que também podem ser consideradas.

lidar com o tédio

Neste artigo daremos outras dicas que você pode colocar em prática para ensinar seu filho a lidar com o tédio:

Aprendizagem virtual e divertida

Poder se conectar à Internet proporciona às crianças a possibilidade de integrar dois fatores muito importantes para seu desenvolvimento: a educação e a tecnologia. Ensine os pequenos a escolher conteúdos didáticos, divertidos e produtivos. Essa escolha vai proporcionar diversão e aprendizagens ao mesmo tempo.

Desenhar e pintar

Foi comprovado que pintar ajuda a mente a acabar com situações de tensão e dá asas à imaginação. Além disso, contribui para melhorar o estado de espírito e relaxa a mente.

Brincadeiras divertidas

Os jogos de tabuleiro, tais como dominó ou Banco Imobiliário, assim como dançar, ensaiar coreografias em grupo e brincar em lugares abertos são algumas alternativas.

Essas opções vão permitir que as crianças fiquem mental e fisicamente ativas, ao mesmo tempo em que experimentam novas atividades e se divertem em grupo. Essas atividades proporcionam um momento único para passar um tempo com pessoas que amamos ou iniciar novas amizades.

Sair de casa

Visitar um parque, passear em shoppings ou no centro da cidade, enfim respirar outros ares vai ajudar a esquecer a sensação de tédio. Sair de casa é uma alternativa diferente e que sempre traz inspirações.

lidar com o tédio

Vantagens de sentir tédio

A melhor resposta quando as crianças dizem que estão entediadas é deixar que elas mesmas tomem a iniciativa de mudar essa situação. A criança, ao se sentir entediada, será capaz de conseguir encontrar pelos seus próprios meios algo que a estimule.

Isso vai proporcionar a oportunidade de pensar por conta própria, em vez de esperar que outra pessoa solucione o problema. Elas vão ficar mais abertas a novas ideias, se tornarão mais independentes e autossuficientes.

Além disso, vão explorar suas habilidades criativas e imaginativas e aprenderão a organizar o tempo livre quando tiver algum disponível.

Uma criança que se sente entediada tem um novo mundo de alternativas a descobrir. Ela pode descobrir uma nova diversão ou um aspecto da personalidade que desconhecia, por exemplo. Com certeza será algo que vai entreter e aumentar a autoestima dos pequenos.

Por fim, colocar em prática essas recomendações vai permitir que seus filhos aprendam a usar o tempo livre de maneira adequada. Não se esqueça de que ficar entediado de vez em quando deixa a mente aberta à imaginação e à criatividade.

Assim, estimule a criança a encontrar uma solução para lidar com o tédio. As crianças precisam desse tempo para sonhar acordadas e contemplar o meio em que vivem com tranquilidade.