O que define um bom professor?

Os professores são uma das bases para uma educação adequada. Embora cada docente seja único, descubra neste artigo quais são as principais características que um bom professor deve ter.

Ensinar é muito mais do que transmitir uma série de conhecimentos. Também é preciso saber criar as melhores condições para isso e ajudar os alunos a adquirirem determinados valores. Um bom professor deve criar um ambiente educativo que facilite o aprendizado dos alunos, onde estes possam pensar e desenvolver as próprias ideias sobre o mundo que os rodeia.

Esse ambiente será uma das bases para uma educação bem-sucedida. Para conseguir isso, um docente deve reunir um amplo leque de habilidades pessoais e profissionais. Além do conhecimento da disciplina que ensina e a paixão pelo trabalho, o professor deve saber se relacionar com seus alunos. Cada docente terá estilo, habilidades e qualidades próprias. Aqui vamos destacar algumas das características mais importantes que um bom professor precisa ter.

Características profissionais de um bom professor

“Um professor é uma bússola que ativa os ímãs da curiosidade, do conhecimento e da sabedoria nos alunos”
-Ever Garrison-

Ao longo dos seus estudos, um professor terá adquirido muitos conhecimentos, tanto práticos quanto teóricos. No entanto, esses conhecimentos nem sempre serão suficientes. Além de uma boa preparação, o professor deve estar disposto a continuar se formando. Seja porque o currículo das matérias se atualiza ou por causa do desenvolvimento de novas técnicas e avanços tecnológicos aplicáveis na educação, um bom professor tem que aprender tanto ou mais do que seus alunos.

um bom professor

Em relação à isso, temos a capacidade de pesquisa do educador: com seu próprio esforço deve descobrir como dinamizar as aulas. Durante estas, o professor, além de dar aula, deve observar cuidadosamente o comportamento dos alunos para saber orientá-los. E também para poder avaliá-los adequadamente. Não apenas estabelecer um número como nota, mas para localizar e resolver os problemas que os alunos podem apresentar em sala de aula.

Além disso, um bom professor precisa de alta capacidade de organização e planejamento. Manter a ordem nas aulas e os horários é apenas uma parte desse aspecto. A outra consiste em planejar e relacionar os conteúdos e fazer com que as transições entre as matérias não sejam confusas. Além disso, deve manter um ritmo condizentes com as capacidades do conjunto da sala, incluindo as crianças com problemas de aprendizagem ou, como oposição, as crianças superdotadas.

Características pessoais

Em um plano separado e independente da qualificação e preparação profissional, um bom professor deve se aproximar de determinado perfil pessoal. Embora cada pessoa seja diferente, e não por causa disso melhor ou pior, há certas características que vão ajudar um professor a se relacionar melhor com seus alunos.

“Um bom professor pode criar esperança, ativar a imaginação e inspirar amor pela aprendizagem”

-Brad Henry-

10 características do bom professor

  • Cordialidade e proximidade. Um professor tem que conseguir fazer, com sua maneira de tratar, que as crianças não sintam medo de perguntar qualquer coisa ou de pedir qualquer conselho. Em uma sala de aula, é imprescindível que o professor e os alunos se comuniquem livremente.
  • Autoridade. Encontrando o equilíbrio com a proximidade antes mencionada, o docente tem que saber manter certa firmeza. O respeito é necessário e deve ser sempre o referencial do professor.
  • Facilidade de comunicação. Além de saber fazer os conhecimentos chegarem aos seus alunos, o professor terá que se comunicar também com outros pais e docentes. Saber transmitir é fundamental para um bom professor.
  • Vocação. Se o trabalho é motivador, a pessoa vai dar o máximo de si mesma. Terá motivação para enfrentar os desafios diários e sempre dar o melhor aos seus alunos.
  • Paciência. Cada criança tem suas necessidades e o docente deve estar aberto a essas necessidades, além de saber se adaptar a elas com boa vontade. Assim, será um apoio firme e constante para seus alunos.
  • Humildade. Também em equilíbrio com o respeito, um bom professor vai saber ser humilde quando precisar. Como ser humano, um professor pode cometer erros. Reconhecer isso vai aproximar o professor dos seus alunos e vai inspirar confiança.
um bom professor

  • Criatividade para propor novas atividades didáticas e enfrentar os problemas. Seja para acalmar a sala ou para explicar um tema particularmente difícil, um bom professor deve ser muito criativo.
  • Segurança em si mesmo. Na hora de exercer seu trabalho, o docente deve se mostrar seguro. Essa característica vai inspirar confiança e tranquilidade nos alunos.
  • Capacidade de trabalho. Devemos acabar com o clichê de que ser professor é fácil. É uma profissão que requer muito trabalho, tanto dentro quanto fora das aulas. Um bom professor sempre busca melhorar suas aulas e ajudar seus alunos. Isso requer investimento de tempo e esforços.
  • Responsabilidade. Se ser responsável sempre é importante, no caso do professor é ainda mais. Não devemos nos esquecer de que o professor trabalha com crianças e é responsável por elas durante os horários letivos.

Por fim, um bom professor é aquele que com o passar dos anos não se esquece dos seus alunos. Cada ensinamento deixa marcas em todos nós e tudo aquilo que nos foi transmitido eles o fizeram com muito amor.

Recomendados para você