Ensine o seu bebê a sentar

· 31 de outubro de 2016

Se manter sentado sem ajuda significa um passo no desenvolvimento muscular e motriz do bebê.

Ensine o seu bebê se sentar direito. Não faça caso dos mitos de que exercitá-lo nesse sentido afeta sua coluna vertebral.

Estimule-o com a mesma delicadeza que lhe incentivou a levantar a cabecinha e se virar no berço.

Sempre e quando não o force e faça os exercícios corretos, seu bebê não correrá perigo durante a aprendizagem desta nova etapa para o desenvolvimento de sua capacidade motora.

Exercícios para aprender a se sentar

O desenvolvimento das crianças é determinado por etapas. E uma dessas etapas que supõe um salto transcendental, é a de se sentar sem precisar de suporte ou ajuda dos pais.

Com este objetivo os pediatras recomendam uma série de exercícios e brincadeiras para que o bebê reforce os quadris, as costas e consiga se  manter equilibrado na posição de sentado.

Aos 6 meses o bebê deve levantar as costas enquanto está de barriga para baixo, girar a cabeça e se virar sozinho; este é um bom momento para estimulá-lo a se sentar.

Não pense duas vezes, ensine o seu bebê a se sentar e coloque em prática estes exercícios para tornar seu propósito real.

1. Sente-o em seu colo

Sempre que puder sente-o em seu colo com as costas apoiadas em você. Deixe que ele te segure com as mãozinhas para que se sinta seguro e cante-o uma canção para que esteja mais cômodo.

É importante que você esteja sentada corretamente para facilitar que ele fique o mais ereto possível.

2. Brinque sentando-o

Pegue o seu bebê por debaixo dos braços e brinque sentando-o. Emite expressões de alegria toda vez que colocá-lo nessa posição.

Pare-o, carregue-o ou deite-o e volte novamente a sentá-lo com as mesmas frases estimulantes. Ele compreenderá que se trata de uma brincadeira e assimilará de forma melhor a nova postura.

shutterstock_270502757-500x333

3. Faça ele se esforçar

Deite seu bebê de barriga para cima. Faça seus dedos estalarem diante dele ou dê umas palminhas para que se anime e preste atenção em você.

Depois, toque suas mãozinhas, pegue-as, solte-as enquanto diz palavras alentadoras.  Isso excitará seu filho e fará que queira levantar.

Quando conseguir e comprovar que ele lhe agarra forte, tente levantá-lo pouco a pouco sempre e quando ele fizer um esforço para levantar-se.

Durante este exercício não é necessário chegar na posição de sentado contanto que o bebê faça esforço é mais do que suficiente.

4. Sente-o e deite-o várias vezes seguidas

Deite o bebê de barriga para cima. Pegue-o pelas mãozinhas e levante-o até que fique sentado, mantenha-o assim por alguns segundos e deite-o novamente.

Faça esta operação dez vezes seguidas enquanto canta ou faz uma contagem do tipo: um, dois; um, dois. Um quando ele estiver sentado e dois quando deitá-lo.

shutterstock_72858094-500x334

5. Sente-o e pegue-o

Sente o bebê sobre uma superfície dura e coloque os bracinhos para frente de forma que apoie as mãos sobre o chão. Pegue-o pelo quadril e deixe-o assim durante alguns segundos.

Este exercício deve ser feito depois dos que foram explicados antes. Neste momento o bebê deverá se sentir cômodo e conhecer a posição de sentado.

Ensine seu bebê a se sentar

Durante a aprendizagem é imprescindível observar para que a criança se sinta à vontade com o que está fazendo e se mantenha interessada.

Ensine o seu bebê a se sentar, mas se vê que chora ou não está à vontade, não o force. Deixe a prática para outro momento e para estimulá-lo, use jogos e objetos que chamem a atenção dele.

Todas as etapas do desenvolvimento motriz devem ser vencidas passo a passo e com o seu “consentimento”.