Ensine seu filho a ter uma alimentação saudável

· 4 de março de 2018
Um dos melhores ensinamentos que você pode transmitir aos seus filhos desde cedo é o hábito da boa alimentação. Mas cuidado! As proibições não são boas. É preciso construir costumes que vão durar para a vida toda.

Nossa qualidade de vida está diretamente relacionada ao nosso estado de saúde. É por isso que é tão importante educar as crianças com o hábito de ter uma alimentação saudável e se exercitar. O segredo para conseguir isso é ensiná-las a fazer escolhas melhores na hora de se alimentar.

Um dos deveres mais importantes dos pais é se assegurar de que as crianças comam adequadamente. A perspectiva das crianças sobre alimentos que são ou não são saudáveis depende do exemplo dos pais.

Dicas para ensinar as crianças ter uma alimentação saudável

Se você ainda não sabe como educar os filhos para que tenham uma alimentação saudável, veja e anote essas recomendações.

1. Envolva as crianças na preparação da comida

Faça os seus filhos participarem do processo de compra e de preparação das refeições. Desta forma, eles vão ser mais conscientes sobre aquilo que comem.

Para as crianças mais novas, você pode dar duas opções saudáveis para que elas possam escolher o que mais gostam. Você também pode convidar a criança para que ajude a preparar as receitas mais simples.

2. Se puder, mostre a origem dos alimentos

Além de levar a criança ao supermercado para olhar as prateleiras, você pode levá-la a um mercado local de produtores da região ou uma fazenda. A experiência de pegar frutas no pé, extrair leite e obter a própria comida irá mudar a perspectiva dela. Outra ideia que você pode colocar em prática é ter uma pequena horta em casa.

3. Prepare lanches saudáveis

Se as crianças só encontrarem alimentos saudáveis na cozinha, elas naturalmente vão se acostumar. Deixe ao alcance delas somente o que quiser que elas comam. As melhores opções são pedaços de frutas, cenouras, bolachas integrais, castanhas e água.

a alimentação saudável pode ser aprendido desde a infância.

4. Lembre as crianças de se manterem hidratadas

Além de ter uma dieta saudável e equilibrada, é essencial manter o corpo hidratado. Ter uma alimentação saudável também significa consumir muita água. Para complementar, você pode preparar sucos ou vitaminas de frutas com leite.

Com as crianças menores, aproveite todas as oportunidades para apresentar novos alimentos saudáveis.

5. Comece a criar bons hábitos

Em grande parte, as preferências alimentares dos filhos dependem das preferências dos adultos com que convivem. Eles aprendem sobre os hábitos da mãe desde quando ainda estão no útero. Quando vocês saírem para comer em família, tente escolher opções mais equilibradas para que as crianças criem esse hábito no futuro. O exemplo é a melhor motivação para ter um bom estilo de vida.

6. Seja constante e persistente

As crianças precisam de mais de uma tentativa para experimentar e conseguir gostar de novos alimentos. Se você não conseguir que a criança coma alguma coisa nova na primeira vez, procure uma maneira diferente de preparar ou de apresentar o mesmo alimento. Não desista quando a criança recusar na primeira vez em que experimentar alguma coisa. Talvez ela receba melhor o alimento da próxima vez.

“A primeira causa de morte no mundo são as doenças cardiovasculares, e isso ocorre, sem dúvidas, devido a um estilo de vida ruim. O câncer fica em segundo lugar, e já está comprovado que a alimentação também desempenha um papel importante nesta doença”
-Organização Mundial de Saúde-

7. Ofereça porções razoáveis de comida

É preciso levar em consideração a idade das crianças antes de colocar um prato cheio sobre a mesa. Não insista para que elas comam tudo e deixem o prato limpo. Lembre-se de que o mais importante é que elas comam de forma saudável e em quantidade suficiente para nutrir os requisitos nutricionais.

8. Prepare as refeições em casa

Muitas refeições que encontramos nos supermercados e nos restaurantes de franquias não são saudáveis. Esses alimentos muitas vezes contêm grande quantidade de açúcar e gorduras nocivas que é possível evitar quando se cozinha em casa. Se você não tiver tempo para preparar a comida todos os dias, deixe as refeições preparadas para durar vários dias.

a alimentação saudável pode ser aprendido desde a infância.

9. Foque mais na dieta geral do que nos alimentos específicos

Ter uma alimentação saudável não significa que as crianças não possam nunca mais comer hambúrguer ou cachorro-quente. O que importa é que a base nutricional seja adequada e que se consuma uma porcentagem maior de alimentos saudáveis. Uma sobremesa ou um doce também podem ser incluídos no cardápio.

Cuide da sua saúde e da saúde dos seus filhos. Ajude-os a se tornarem responsáveis por suas próprias escolhas. Você é responsável por proporcionar a base dos bons hábitos para que eles possam continuar praticando no futuro.