8 ideias criativas para crianças que não gostam de artesanato

A criatividade nem sempre se expressa com as mãos. Por esse motivo, hoje vamos compartilhar com você diferentes maneiras de incentivar essa habilidade nos pequenos. Não perca!
8 ideias criativas para crianças que não gostam de artesanato

Última atualização: 10 julho, 2022

Cada pequeno tem habilidades diferentes, e a proposta de trabalhar com as mãos não agrada a todas. Por isso, hoje vamos oferecer uma seleção de ideias criativas para aquelas crianças que não gostam de artesanato.

Antes de começar, devemos destacar a importância de reconhecer quais são as atividades favoritas dos nossos filhos e dar a eles a oportunidade de desenvolvê-las. Se não for precisamente artesanato, podem ser muitas outras!

Continue lendo e surpreenda-se com todas as alternativas que existem para se conectar com a criatividade.

Por que algumas crianças não gostam de artesanato?

Embora o artesanato seja uma atividade muito popular, nem todas as crianças se sentem atraídas por ele. Por quê? Basicamente, porque cada criança tem sua própria tendência a desenvolver suas habilidades, como explica a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Nesse sentido, você deve saber que todas as inteligências estão relacionadas à criatividade, em maior ou menor grau.

“Deveríamos gastar menos tempo classificando as crianças e mais tempo ajudando-as a identificar e nutrir seus dons e competências naturais. Existem centenas de maneiras de ser bem-sucedido e muitas habilidades diferentes que as ajudarão a chegar lá.”

-Howard Gardner-

Projetos criativos para crianças que não gostam de artesanato

Vamos usar nossa imaginação para descobrir muitas atividades criativas que não são artesanato, mas que também favorecem o desenvolvimento integral das crianças. Vamos começar!

crianças chapéu peru jantar de ação de graças decoração da família
Preparar um jantar especial para uma festa é uma boa ideia para estimular a criatividade dos seus filhos.

1. Preparar um jantar temático

Essa atividade exige muita criatividade e originalidade, além de habilidades culinárias. Você pode sugerir um jantar com diferentes temas, como uma mesa posta na praia, no campo ou na serra.

Além de preparar a comida típica de cada lugar, os pequenos podem decorar a casa com os elementos característicos desses ambientes.

2. Produzir uma peça em casa

Incentive as crianças a escrever uma história e transformá-la em uma peça real. Deixe-as serem os atores e se vestirem com roupas de adulto.

Preparem a sala de estar como uma sala de apresentação, concentrem as luzes em um palco imaginário e que comece o show!

3. Gravar um vídeo em família

As crianças de hoje em dia têm a possibilidade de fazer produções audiovisuais com seus próprios aparelhos eletrônicos. Então, aproveite a tecnologia para incentivá-las a desenvolver ideias criativas, como um vídeo com a família, da casa ou do bairro.

4. Criar uma coreografia de dança

Se seus filhos gostam de música e movimento, dançar é uma ótima atividade para desenvolver a criatividade. Deixe-os escolher o tipo de música que eles gostam para liberar sua habilidade e ritmo!

5. Replicar uma invenção

Para os pequenos que preferem a ciência e que querem fazer experiências em primeira mão, você pode propor o desafio de criar as suas próprias ferramentas. Por exemplo, um telescópio caseiro, um relógio de sol ou uma bússola.

Embora elas tenham que fazer um artesanato nesse caso, o objetivo do trabalho é um projeto científico e a recompensa será ver com seus próprios olhos como esses aparelhos funcionam.

6. Fazer um quadro para decorar a sala

As pinturas vivas são uma tendência da moda, e as crianças podem ajudar a fazer uma para colocar na sala.

O trabalho consiste em criar uma decoração com plantas, que são colocadas em uma malha plástica presa a uma caixa de madeira. Por sua vez, elas contém o solo e os nutrientes que os vegetais precisam.

Para completar o design, você pode adicionar uma moldura para pendurá-lo na parede. Não deixe de experimentar essa proposta!

irmãs pintam desenhar a parede com tintas
Se tiverem que fazer uma dedicatória muito especial a um ente querido, você pode propor aos seus filhos que capturem sua criatividade em um mural na parede.

7. Pintar um mural com um significado especial

Caso você tenha em casa uma criança que não gosta de artesanato, mas que tem grandes habilidades artísticas, dê a ela uma parede para expressar suas emoções e criatividade. Claro, certifique-se de que a intervenção tenha algum significado, como um mural para comemorar o Dia dos Pais, um aniversário ou uma ceia de Natal.

8. Montar um álbum de fotos

Como as fotos hoje ficam nos aparelhos, deixamos de imprimi-las e arquivá-las em um álbum. Agora é a hora de pedir às crianças para criarem uma compilação dos melhores momentos em família incluindo suas próprias frases e desenhos para personalizá-lo.

Incentive a criatividade com um pouco mais de criatividade

Fingir que todas as crianças gostam das mesmas coisas é reduzir ideias e perder a oportunidade de aprender e aceitar a diversidade, virtude nos enriquece e aprimora nossa mente criativa.

Embora seja verdade que o artesanato ative muitos processos de aprendizagem e ofereça vários benefícios, existem outras atividades criativas que podem ser desenvolvidas a partir de outras dimensões. Por exemplo, música, experiências com a natureza ou dança.

Portanto, não se preocupe se seu filho não gostar de trabalhar com as mãos. Seja criativa e incentive-o a deixar seu lado artístico voar com ideias alternativas. Você verá que em pouco tempo seu filho encontrará um caminho criativo pelo qual é apaixonado.

Pode interessar a você...
O tédio estimula a criatividade infantil
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
O tédio estimula a criatividade infantil

Certamente, podemos afirmar que o tédio estimula a criatividade infantil. Se elas ficarem entediadas, serão capazes de começar a criar muitas coisa...