Dança moderna para crianças

16 Fevereiro, 2020
Entre as atividades extraescolares que os nossos filhos podem realizar estão as aulas de dança. Trata-se de uma excelente ferramenta para o desenvolvimento da autoestima das crianças, do seu conceito de grupo, do interesse por avançar e muito mais.

Frequentemente os pais se fazem perguntas a respeito de quais seriam as atividades extracurriculares mais adequadas para o seu filho. Entre as diferentes opções, temos a aprendizagem de algum idioma ou a prática de algum esporte. Entre eles, a dança moderna para crianças é uma alternativa benéfica e divertida.

Geralmente, ao escolher uma atividade física para os nossos filhos, pensamos nas opções mais comuns, dependendo se estamos falando de um menino ou uma menina. No entanto, a dança se impõe como uma alternativa cada vez mais popular.

Atualmente, podemos escolher aulas de dança sem importar o sexo e a idade dos nossos filhos, tais como: jazz, zumba, funky, tuki dance, step ou ritmos latinos, como a salsa casino e a bachata.

Esse tipo de atividade, além de conservar as consequências benéficas de dançar, contribui com muita diversão, sociabilidade e com a obtenção do conceito de grupo. Além disso, tem muitos outros benefícios físicos e mentais, e certamente, os nossos filhos vão aprender a dançar.

A dança moderna é a melhor maneira de canalizar a energia das crianças, da mesma forma que ocorre com os esportes tradicionais. Trata-se de uma atividade que mantém as crianças fisicamente ativas, com a vantagem de que pode ser praticada em qualquer idade.

Desde muito pequenas, as crianças já apreciam a música. Os bebês, por exemplo, podem acompanhar com os seus movimentos a música que estiver tocando ao seu redor. Aliás, a maioria dos estúdios e academias dedicadas a essa atividade costumam oferecer aulas de dança moderna para crianças de 2 a 3 anos.

A dança proporciona inúmeros benefícios físicos, psicológicos e ajuda no desenvolvimento artístico, não importando o gênero que os pais ou a própria criança escolherem para realizar como atividade. Assim, o segredo está sempre em participar.

Dança moderna para crianças

10 benefícios da dança moderna para crianças

Entre os benefícios que os nossos filhos obtêm das atividades de dança moderna, podem-se destacar esses:

  • As crianças que praticam dança moderna aumentam a sua força muscular e a sua flexibilidade. Além disso, elas também desenvolvem o senso de equilíbrio e melhoram a agilidade e a coordenação.
  • Na mesma medida, elas desenvolvem consciência corporal e se habituam a manter uma postura correta. Isso as ajuda em outras áreas importantes das suas vidas.
  • A dança ajuda e oferece vantagens reais para praticar outras modalidades.
  • É uma ferramenta efetiva para aliviar o estresse nas crianças e fazer com que elas se sintam relaxadas. Isso ocorre porque, com a dança, elas adquirem uma atitude positiva diante da vida e se reforça a ideia da virtude de se manter ativo e saudável.
  • As aulas de dança são muito divertidas. Além disso, oferecem às crianças a oportunidade de fazer novos amigos. Dessa forma, essas aulas estimulam as habilidades sociais, fortalecem a noção de pertencimento a um grupo e facilitam a integração.

“A dança moderna para crianças, além de conservar as consequências benéficas de dançar, contribui com muita diversão, sociabilidade e com a obtenção do conceito de grupo”.

  • As coreografias em grupo impulsionam o trabalho em equipe, a comunicação, a confiança e a cooperação.
  • As aulas de dança estimulam importantes habilidades para a vida, como a disciplina e o foco, por exemplo. Desse modo, muitas pessoas que dançam há algum tempo têm como característica a desenvoltura, a confiança e a autoestima.
  • Um dos principais benefícios da dança moderna para crianças é que ela estimula a imaginação e fomenta a criatividade. Além disso, são combinadas a alegria e a autoexpressão física. Tudo isso em um ambiente adequado e estruturado.
  • Existe uma clara ligação entre a expressão corporal positiva e as conquistas educativas. Em outras palavras, as crianças que desenvolvem o seu lado artístico têm maiores capacidades para enfrentar desafios e apresentam um maior desempenho acadêmico.
  • Por fim, diferentemente de outras modalidades, esse tipo de exercício não requer equipamentos nem acessórios que possam encarecer a sua prática.
Dança moderna para crianças

Algumas dicas para introduzir a dança para os bebês

Desde quando as crianças ainda são bebês, há alguns truques que podem ser usados para introduzi-las no mundo da música e da dança:

  • Temos que encorajar o bebê a escutar música, não importa o tipo de gênero musical escolhido. Assim, pela sua reação, vamos reconhecer o tipo de música que o faça se sentir mais confortável.
  • No começo, dançaremos com o bebê no colo. Dessa forma, o nosso filho participará da dança e o vínculo será fortalecido. Por fim, ao ritmo da música, a criança se sentirá protegida e estabelecerá uma associação positiva com o estímulo.
  • De acordo com o crescimento da criança, os seus movimentos ficarão mais autônomos. O estímulo precoce da noção de ritmo e de ouvido musical dele ajudará a melhorar a coordenação e o equilíbrio.

Por fim, temos que nos lembrar de que a dança moderna tem um impacto positivo. Também são importantes os seus benefícios para crianças com capacidades físicas limitadas ou crianças que apresentem problemas de hiperatividade.