Métodos contraceptivos que causam acne

· 7 de março de 2018
Os contraceptivos podem causar diversas reações no organismo. Algumas podem ser desfavoráveis.

Embora sejam a principal alternativa para a prevenção de uma gravidez indesejada, há muitos rumores em torno dos contraceptivos, o que deixa espaço para dúvidas sobre sua eficácia. Entre os rumores se encontra o de que provocam o aparecimento da acne. Mas isso é verdade?

As reações adversas podem aparecer por um curto período ou até que se suspenda o uso. Como existem diferentes métodos contraceptivos, é muito importante conhecê-los bem e, dessa forma, saber qual é o mais adequado para nós. Nem todos os organismos são iguais.

Como escolher bem entre diferentes métodos contraceptivos

A escolha irá depender das circunstâncias de cada mulher e de seus hábitos de saúde. Estes podem ser:

  • A idade.
  • O custo.
  • Problemas de saúde.
  • O número de parceiros.
  • A complexidade do uso do método.
  • Formas de administrá-lo.
  • Tipos de práticas sexuais.
  • A frequência das relações sexuais.
  • Duração do método e reversibilidade.
  • Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Os 4 tipos importantes de métodos contraceptivos

Eles podem ser divididos nas seguintes categorias:

Contraceptivos hormonais

Os contraceptivos hormonais são aqueles que liberam cargas de hormônios, tais como estrogênio e progesterona. Estes previnem a gravidez parando a ovulação ou aumentando a espessura da mucosidade no colo do útero.

As pílulas são as mais reconhecidas. Há também o adesivo contraceptivo, o anel vaginal, o dispositivo intrauterino, a injeção contraceptiva, o implante subcutâneo ou subdérmico e a pílula de emergência.

Contraceptivos de barreira

Os contraceptivos de barreira são medicamentos ou objetos que formam uma barreira química ou mecânica que impedem os espermatozoides de se unirem ao óvulo e previnem a propagação de infecções sexualmente transmissíveis.

O preservativo masculino é o mais utilizado. Há também o preservativo feminino, o capuz cervical, o diafragma, a esponja contraceptiva e os espermicidas vaginais.

Contraceptivos naturais

Eles são baseados principalmente nos indicadores naturais que são detectados pela mulher ou pela realização de um teste. Este método é recomendado para casais estáveis. Os mais utilizados são a temperatura basal, método Billings ou método de fluido cervical, método do ritmo e método sintotérmico.

Para fazer uso de contraceptivos naturais, é necessário que haja treinamento prévio, educação sanitária e abstinência nos dias de maior fertilidade da mulher.

Contraceptivos definitivos

Estes tipos de contraceptivos requerem intervenção cirúrgica e têm como objetivo interromper a capacidade reprodutiva. Recomenda-se uma análise minuciosa se você planeja realizar a vasectomia, no caso do homem, ou, no caso da mulher, a colocação de um implante esterilizador ou ligadura de trompas.

Existem métodos contraceptivos que causam acne?

Na maioria das mulheres, os métodos contraceptivos hormonais não causam nenhum tipo de consequências. Embora existam muitas mulheres que sofrem efeitos colaterais. Isto ocorre devido às mudanças hormonais que produzem. Entre esses efeitos está: o aparecimento da acne.

O efeito e a intensidade da acne irão depender, em grande medida, da composição do contraceptivo, seja combinado com progestágenos e estrogênios ou apenas com gestágeno. Sua administração pode ser via oral, por implantes subcutâneos ou dispositivos intrauterinos. Estes atuam diretamente sobre:

  • O eixo hipotálamo-hipófise, impedindo a ovulação.
  • O endométrio, ao diminuir seu crescimento e desenvolvimento secretor.
  • A passagem dos espermatozoides, ao estreitar e engrossar o muco do canal cervical.

O que fazer se um método contraceptivo causar acne?

As hormônios desempenham um papel fundamental no aparecimento da acne, já que mediante a ativação e secreção de óleos na pele, podem entupir os folículos e causar sua irritação e inflamação.

Os anticoncepcionais hormonais contêm progesterona. Este é um hormônio que aumenta os níveis de gordura na pele. Se você tem este sintoma, consulte seu médico para uma avaliação e a possibilidade de usar uma versão mais baixa da progesterona.

Por outro lado, não é aconselhável que você abandone o método abruptamente. Parar o tratamento abruptamente pode produzir surtos piores. Em todo caso, existe uma nova pílula anticoncepcional contendo drospirenona. Basicamente, se trata de uma progesterona de última geração que diminui a produção de óleo das glândulas sebáceas. Portanto, tem um efeito antiacne.

Em conclusão, independentemente da escolha que você fizer entre os métodos contraceptivos, você deve consultar seu ginecologista. Desta forma, você poderá receber orientações adequadas quanto ao método que é melhor, mais seguro e mais eficaz para você. Isso irá te ajudar a manter uma boa saúde e, assim, poder desfrutar das etapas mais importantes de sua vida.