Minha melhor profissão na vida: ser sua mãe

· 31 de outubro de 2018
Cursos técnicos, licenciaturas e pós-graduação. Tanto faz. Mesmo tendo alcançado as mais gratificantes metas e contando com as melhores ferramentas profissionais e acadêmicas, minha melhor conquista é ser sua mãe.

Minha melhor profissão na vida é, sem dúvida, ser sua mãe.

Claro que alcançar o título tão sonhado foi uma experiência extremamente gratificante.

Terminar um curso que tanto gostamos não é nada mais do que realizar um grande sonho. Ser vencedora, conquistadora de objetivos.

No entanto, acredite em mim filho, de todas as profissões que segui e de todos os títulos que me dão mais orgulho, não escolho os que recebi de instituições de ensino.

Universidade, instituto, graduação, seja qual for. Nada se compara com o que se aprende na universidade da rua. Ou melhor, a universidade da vida.

Sem dúvida, não são só os pais que têm muito a ensinar aos filhos. Isso é somente um mito difundido por um olhar adulto muito parcial.

Porque, na verdade, as crianças também se tornam nossos professores. Sim, mesmo sendo tão pequenas, têm muito a nos ensinar.

Ser sua mãe me deixou inúmeras lições

ser sua mãe

Certamente, ser sua mãe foi a melhor profissão que eu poderia ter escolhido. Sem horários fixos de aulas, nem uma organização de matérias, você se dispôs a me ensinar muito.

Você me ensinou sobre este mundo louco que nos rodeia, sobre os mistérios que esconde esta vida mágica e surpreendente.

Me ensinou o modo como a vida merece ser vivida. Me ensinou a valorizar os momentos felizes e a superar as trivialidades. Enfim, me ensinou a sorrir somente por prazer, a viver cada dia como se fosse o primeiro e cada noite como se fosse a última.

Você me explicou com fatos em que consiste o amor e a maneira como a alegria pode agir. Entendi ao seu lado que apenas somos instantes.

E que em nossa passagem pela vida deixamos marcas que não se apagam. Na forma de vida humana. Na forma de legados, de heranças não necessariamente materiais.

Compreendi ao seu lado o que é a cumplicidade e a boa companhia. O valor dos silêncios e o peso de nossas próprias palavras.

Inclusive, pude apreciar graças a você como é saudável contar com um confidente. E como a vida pode ser bonita com cataratas de carinho e afeto.

Ao seu lado aprendi a cultivar paciência e a colher o equilíbrio. Você soube semear em mim e em você sementes de perseverança e tenacidade. Da mesma forma, aprendi a lutar por nossos sonhos com a ousadia de milhões de guerreiros.

Ser sua mãe é um tesouro

ser sua mãe

Ser sua mãe é um presente da vida, talvez o mais precioso. Um tesouro valioso, e o melhor de tudo, é que é todo meu. Me sinto sortuda e abençoada por isso.

É tão gratificante te ver crescer, te ensinar e ao mesmo tempo ser marcada por toda essa sabedoria tão genuína da infância.

Nutrir-me de sua concepção tão particular ao longo da sua criação. A possibilidade de ver tudo através dos olhos inocentes de uma criança.  Rir até que a barriga doer.

Permitir-me voltar à infância para deixar voar a imaginação e a criatividade. Inventar jogos, palavras e situações. Desfrutar das coisas mais simples e singelas.

Ser feliz com muito pouco, me sentir sortudo com nada. Criar, acreditar. Enfim, de alguma maneira, voltar a nascer.

Dar todos os dias felicidade para mim mesma. Ser verdadeira. Ostentar uma sinceridade brutalmente pura. Absorver a pureza das almas mais nobres.

Por tudo isso e por muito mais, filho, eu só posso te agradecer. Obrigada por tudo o que você me ensinou ao longo destes anos.

Pois todos esses ensinamentos são o tesouro divino do seu crescimento. É que todas essas virtudes não são ensinadas em nenhuma das escolas e universidades em que já pisei. Porque ninguém poderia me dar tanto quanto você.

E, principalmente, porque não há título que conceda maior satisfação que ser sua mãe, nem maior orgulho que ter tido um filho como você.

Sem dúvida, você é meu maior e mais notável triunfo. Minha melhor profissão e meu melhor título, te amo tanto!