Origem e significado de Martina

Você quer descobrir quais segredos o nome dessa linda garota guarda? Junte-se a nós nessa jornada que ajudará você a resolver todas as suas dúvidas.
Origem e significado de Martina

Última atualização: 11 maio, 2022

O que esse nome significa para você? É usado por alguém especial da sua família, seus amigos ou um ente querido do seu ambiente? Você está pensando nele como o escolhido para a garotinha que está a caminho? Se sim, não deixe de conferir a origem e o significado de Martina.

Nos últimos anos, o nome Martina se tornou muito popular, mas a verdade é que a sua história e o seu significado são dados que não passarão despercebidos.

Em seguida, resolvemos todas as suas dúvidas para que você finalmente escolha essa opção.

Origem e significado de Martina, um nome que tem muito a dizer

Martina é um nome para meninas com raízes latinas. Para ser mais exato, sua origem remonta ao termo marte, do qual deriva o nome Martinus, que significa ‘consagrado’ ou ‘dedicado a Marte’ (deus da guerra). Por isso, as mulheres que o usam são lutadoras preparadas para enfrentar qualquer batalha da vida.

O culto a essa espetacular opção remonta a São Martinho, que havia sido Bispo de Tours (França). Esse é o padrão da infantaria nas diferentes partes do mundo, dos tanoeiros, dos mendigos, dos pobres, dos hoteleiros e dos maridos traídos. Por isso, é comum observar como são realizados festivais em sua homenagem em todo o planeta.

Na Itália, Martina também é muito popular. Existe uma conhecida comunidade que permanece em vigor ainda hoje em homenagem à sua pessoa. Segundo a lenda, esse santo partilhou o seu manto com um pobre viajante e a sua ação foi recompensada com um clima temperado que se prolonga desde finais de outubro até princípios de novembro.

Grávida com roupas de frio
Se você está esperando uma menina para o mês de janeiro, talvez o calendário de santos de Martina a inspire com o nome dela.

Santos de Martina

Há muitos pais que optam por ver os santos ao decidir como chamar sua filhinha. Portanto, se você quer que este seja o anjo da guarda da futura rainha da casa e a acompanhe para sempre, 30 de janeiro será um dia inesquecível para você.

No tempo do imperador Alexandre Severo, Martina era uma virgem romana que foi decapitada após sofrer o martírio com todos os tipos de tormentos. O bispo Ritorio foi quem a enterrou e o Papa Antero ordenou que seu corpo fosse transferido para o pé do capitólio, onde foi encontrado em 1634.

Foi assim que o Papa Urbano VIII pediu para construir a igreja de Santa Martina aos pés desse lugar. Dessa forma, como explica um artigo publicado em 2013 pela Revista Carthaginensia, ela ficou conhecida por todos como Santa Martina, padroeira de Roma. E sua Paixão ainda desperta curiosidades e segredos entre os cidadãos.

Pessoas famosas que levam o nome Martina

Em linha com os dados anteriores, é lógico encontrar celebridades ilustres que são chamadas assim, principalmente no mundo esportivo, artístico e jornalístico. De fato, Martina é uma opção que permanece inalterada em todos os idiomas. Demonstramos isso com os seguintes exemplos:

  • Martina Navratilova: é uma renomada tenista, natural da República Tcheca.
  • Martina Hingis: ainda no mundo do esporte, também é uma grande tenista suíça.
  • Martina Klein: é uma modelo, comediante e apresentadora argentina, reconhecida no mundo de língua espanhola por seu grande profissionalismo.
  • Martina Topley-Bird: uma magnífica cantora e compositora inglesa.
  • Martina (Tini) Stoessel: atriz, cantora e compositora argentina, cuja carreira de grande sucesso começou quando ela tinha apenas 10 anos.
Menina no chão de fralda
A escolha do nome é muito importante, pois esse significado será sua primeira carta de apresentação ao mundo.

Nomes compostos com Martina que você vai adorar

Se você está procurando o nome perfeito para a futura rainha da casa, por que escolher apenas uma opção? Muitos pais preferem opções combinadas. Por isso, oferecemos alguns exemplos de nomes compostos que a cativarão com sua sonoridade, força e beleza:

  • Ana Martina.
  • Maria Martina.
  • Beatriz Martina.
  • Elena Martina.
  • Isabela Martina.
  • Lúcia Martina.

Esperamos que você tenha se apaixonado completamente por Marina

Depois de compilar todos os dados que giram em torno da origem e do significado de Martina, esperamos que você opte por essa bela opção.

Se você conhece alguém que tem esse nome ou se você mesmo se chama assim, parabéns! A história ao seu redor está cheia de personagens corajosos e sábios. Portanto, você pode se sentir muito sortuda.

This might interest you...
Origem e significado do nome Lucas
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Origem e significado do nome Lucas

O nome Lucas tem uma magia e um charme especial. Convidamos você a descobrir o motivo dessa afirmação com todos os detalhes. Confira!