Origem e significado do nome Adam

Se você procura uma opção tradicional, mas com um toque de frescor, não perca um dos melhores nomes para rapazes: Adam.
Origem e significado do nome Adam

Última atualização: 04 agosto, 2022

É uma das opções mais emblemáticas, escolhida por pais de diferentes partes do mundo. Se você ainda não conhece, quer descobrir qual é a origem e o significado do nome de Adam? O primeiro homem criado pode servir de inspiração para nomear seu pequeno.

Além disso, também oferecemos outras informações de interesse, como a data dos seus santos, as variantes em outros países e algumas celebridades que possuem esse nome. Confira!

Qual é a origem e o significado do nome Adam?

Como você já pode imaginar, o nome Adam é uma variante inglesa do nome Adão, que vem do hebraico e define o primeiro homem criado por Deus à sua imagem e semelhança. Segundo a Bíblia, dele descende toda a humanidade.

Portanto, seu significado se refere a ‘aquele que vem da Terra’. Nesse sentido, sua cor seria vermelha, pois no Antigo Testamento se diz que Adão foi forjado a partir do barro. Portanto, os especialistas indicam que esse nome simboliza o tom avermelhado.

Sendo o primeiro patriarca de Israel, sua influência é inquestionável na tradição judaico-cristã, bem como na islâmica. Neste último sentido, Adão é reconhecido como sendo um profeta do Islã. Por isso, sua variante Adam é uma opção perfeita para qualquer pai que busca um nome de fé, cheio de espiritualidade.

O vermelho simboliza o nome de Adam. Refere-se à cor da terra da qual Adão, o primeiro homem, foi forjado.

Onomástica do nome Adam

Sendo o nome do patriarca do povo de Israel, Adam também tem seu próprio santo. Nesse sentido, recomendamos que anote a data de 22 de dezembro. Talvez você conheça alguém especial que se chama assim ou, se você quer que este seja o anjo da guarda do seu pequeno, já sabe que esse dia é especial. Principalmente se seu pequeno tiver a imensa graça de nascer nesse mesmo dia.

Por outro lado, não se preocupe se não chegar a tempo, porque o santo de Adam também é celebrado no dia 16 de maio, em homenagem ao abade São Adão de Fermo (Itália).

Variantes de Adam em outros países

Existem vários patronímicos em diferentes culturas que se referem a este nome: Adánez (espanhol), Adamov (russo) ou Adamski (polonês), entre outros.

No caso da Espanha, o Instituto Nacional de Estatística (INE) registra quase 20 mil homens que se chamam assim e têm idade média de 10 anos. Além disso, a variante de Adão distribui-se mais ou menos igualmente por toda a Península Ibérica, embora existam também outras variantes que dependem da língua materna dos pais:

  • Adem, em bósnio.
  • Adamo, em espeeranto.
  • Aadam, em estoniano.
  • Adame, em basco.

Por outro lado, a popularidade de Adam entre os pais nos EUA ou Reino Unido é inquestionável. Além disso, a partir do século XIX surge o sobrenome inglês Adams, que alcançou indiscutível sucesso na contemporaneidade. De fato, o filme infantil A Família Addams prova isso.

O renomado ator de quadrinhos Adam Sandler faz jus ao nome em questão. Ele estrelou vários filmes de Hollywood.

Pessoas famosas chamadas Adam

Ao longo da história, foram muitas as figuras relevantes que orgulhosamente carregaram essa maravilhosa opção como bandeira. Dentre elas, destacam-se:

  • Adam de la Halle: do século XIII. Poeta e dramaturgo francês, famoso por suas canções de amor da corte.
  • Adam Smith: filósofo, escritor e economista escocês, promotor do liberalismo econômico.
  • Adam Sandler: ator, comediante e produtor de cinema nova-iorquino.
  • Adam Driver: fuzileiro naval aposentado americano, cantor ocasional e ator.
  • Adam Jezierski: ator polonês-espanhol. Ele ficou famoso por seu papel como Gorka na série Physics or Chemistry.
  • Adam Senn: modelo americano, ator e dono de restaurante.

Além disso, Adam não pode ser usado apenas por homens, mas também por mulheres. Nesse sentido, devemos nos referir à astróloga Evangeline Adams, que se tornou popular por difundir essa ciência nos Estados Unidos na década de 1930. E não apenas isso, essa opção é tão popular que também deu nome a uma cidade em Ad Dakhiliyah, Omã.

Adam, uma das opções mais lendárias para o seu futuro bebê

Essa variante inglesa acrescenta um toque de originalidade a um dos nomes mais especiais da história da humanidade: aquele que se refere nas sagradas escrituras ao primeiro homem criado por Deus. Portanto, se você procura uma opção tradicional, mas com frescor e um toque de modernidade, não pode perder.

Esperamos que você tenha se apaixonado completamente. Já decidiu dar este nome ao seu pequeno? Vamos acompanhar seus comentários.

Pode interessar a você...

21 nomes de reis para meninos
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
21 nomes de reis para meninos

Quer uma opção real e ilustre para coroar o futuro rei da casa? Não perca os melhores nomes de reis para meninos.