Os melhores cachorros pequenos para crianças

Nem todos os cachorros pequenos são a melhor opção de animal de estimação para as crianças. Apesar de muitos deles terem uma aparência amável e inofensiva (como o chihuahua, por exemplo), nem sempre são a melhor opção. Os melhores cachorros pequenos para crianças não são exatamente aqueles que normalmente pensamos ser.

Existem várias raças que têm um temperamento ideal para crianças. Elas não são apenas fáceis de domesticar. Também são, por natureza, dóceis, pacientes, protetores e carinhosos.

A questão é que quando se quer escolher um animal de estimação em casa, uma série de dúvidas começam a surgir. Mesmo que na família a preferência seja pelos cachorros, é preciso ter em mente que há muitas opções de escolha quando se trata de animais de estimação.

Caso houver bebês ou crianças em casa, as questões a se considerar se multiplicam. Uma das primeiras perguntas que surge é: quais são os melhores cachorros pequenos para crianças?

Variáveis a se considerar

São muitos os fatores a se considerar na hora de escolher um animal de estimação. Precisamos verificar se teremos tempo para dedicar as atenções necessárias. Além disso, é preciso considerar o espaço físico necessário e as possibilidades econômicas para manter o animalzinho de estimação.

Sempre é preciso ter consciência de que um animal de estimação, nesse caso o cachorro, não é um brinquedo. É um ser vivo que tem e desenvolve sentimentos e necessidades. É preciso aprender a identificar e ensinar as crianças a respeitarem tais sentimentos e necessidades. Além de estabelecer regras para ter uma convivência harmônica e prazerosa.

Na hora de escolher um filhote, é importante levar em consideração os seguintes aspectos:

  • Se possível, saber sobre os antecedentes do temperamento dos pais do filhote.
  • Saber se o filhote sofreu ou não uma separação traumática da mãe.

Isso vai determinar certos comportamentos do filhote e sua interação com as pessoas.

Quando se deseja escolher um cachorro pequeno para as crianças, é preciso saber que quase qualquer um pode ser ideal. No entanto, é preciso considerar o temperamento do filhote, pois pode variar muito mesmo entre cachorros de uma mesma ninhada.

Vantagens de ter um cachorro pequeno

Ter um animal de estimação traz vários benefícios para uma criança. Por exemplo, ajuda os pequenos a se tornarem mais organizados e responsáveis. As crianças que têm cachorros conseguem estimular a criatividade e têm menos chances de desenvolver alergias ou asma.

Outra vantagem para as crianças de ter cachorros pequenos é a facilidade no transporte. Por serem leves, eles podem servir de companhia quase em qualquer lugar. Da mesma forma, são os mais adequados para apartamentos ou espaços relativamente pequenos.

Também é possível destacar que são animais de estimação que podem ser aceitos com mais facilidade em shoppings ou espaços públicos no geral. Isso nem sempre acontece com os cachorros grandes. Além disso, os cachorros pequenos conseguem se adaptar mais facilmente a outros animais de estimação e vivem por mais tempo que raças de maior tamanho.

cachorros pequenos

Os melhores cachorros pequenos para crianças

  1. Bichon frisé
    • O bichon frisé é um cachorro pequeno com grande caráter. Ele se destaca por ser uma raça com grande adaptação aos núcleos familiares. É brincalhão e possui um temperamento alegre, além de apresentar predisposição a oferecer carinho. Uma vantagem adicional é que são muito limpos e não soltam muitos pelos.
  2. Pug
    • É um cachorro cujo temperamento reflete equilíbrio. Ele se sente à vontade com pessoas ao redor. Demonstra grande preferência pelas crianças, com quem interage muito bem na hora das brincadeiras.
  3. Beagle
    • É uma das melhores raças de cachorro de companhia. É um tipo de cachorro muito dinâmico e com predisposição para a atividade, o que ajuda as crianças a gastar suas energias, brincando e recebendo estímulos positivos.

Outros cachorros pequenos para crianças

Bulldog francês

Esse lindo e singular cachorro vem ganhando cada vez mais fama. Um dos motivos é o seu temperamento sociável e sua predisposição para dar e receber afeto. Além disso, costumam cuidar da segurança das crianças, impedindo-as de se machucarem.

O poodle

É uma raça de cachorro que tem como característica fundamental a inteligência. Por isso, apresentam grande capacidade para aprender. Mas é, antes de tudo, um cachorro em miniatura carinhoso. Tem uma amabilidade superior com seus donos e, em particular, com as crianças. É muito leal, alegre e brincalhão.

cachorros pequenos

 Os vira-latas

As raças anteriormente mencionadas têm muitas qualidades. Mas geralmente as pessoas se esquecem dos vira-latas: os cachorros sem raça definida (SRD, como são referenciados em textos veterinários). Costumam ser cachorros resgatados das ruas, que não tiveram uma vida fácil e que, por isso mesmo, sabem apreciar demonstrações de carinho. Além disso, estão dispostos a retribuir os cuidados e os carinhos oferecidos.

Adotar um cachorro vira-lata pequeno, com a ajuda de um veterinário, pode ser um excelente ensinamento para as crianças. E uma boa contribuição para a sociedade.

Recomendados para você