Pai só existe um. Oito perfis de pai que você deve conhecer

27 Novembro, 2016

“Quando eu crescer quero ser como o meu papai! Meu pai é o melhor do mundo!” Com certeza em algum momento da nossa vida nos expressamos assim, ouvimos isso de alguma criança, dizendo essas frases com os olhos radiantes.

É fato que as mães são aquelas que dão à luz, e nunca será suficiente insistir no valor de uma mãe. Contudo, as crianças precisam de um pai que as ame, que esteja à sua disposição e faça todo o possível para ajudá-las a tornarem-se adultos responsáveis e dignos de confiança.

Um estudo importante da revista The Wilson Quarterly afirmou que: “ a deterioração da paternidade é um fator determinante na maioria dos problemas que afligem a sociedade estadunidense”, e poderíamos incluir também o restante do mundo.

Outros estudos chegam à conclusão de que muitos dos transtornos do comportamento juvenil, como a agressividade, a rebeldia, o baixo rendimento escolar e a apatia, com frequência se devem à ausência paterna.

Mesmo que existam tarefas na vida que sejam difíceis, ser um bom pai é uma das mais complexas e importantes. Todo pai de família deveria cumprir bem o seu papel, pois o bem-estar e a felicidade de seus filhos dependem disso.

8 perfis de papais que você deve conhecer

Conhecer os diversos estereótipos de pais permite ao homem refletir e identificar os aspectos que pode melhorar para crescer como chefe de sua família. Vamos citar alguns:

  • O papai com uma figura presente é aquele que está com seu filho de maneira completa, quer dizer, emocional, física e economicamente. Acompanhe sempre com carinho e cuidado e participe do seu desenvolvimento integral.
  • O papai ausente e presente é aquele que satisfaz as necessidades econômicas, mas não as emocionais.
  • O papai presente e ausente atende o aspecto emocional do filho, mas não o aspecto econômico.
  • Quando o papai não está em nenhum dos aspectos da vida de seu filho é conhecido como pai ausente.
  • O papai treinador (sabe tudo sobre o seu filho).
  • O papai educador (tudo é uma lição).
  • O papai inquisidor (só aparece para repreender e castigar).
  • O papai genial (comemora tudo o que o filho faz sem orientá-lo).
shutterstock_167843546-500x334

O que os filhos mais precisam é passar tempo com os seus pais. Nada substitui isso, nem o dinheiro nem os presentes e muito menos as viagens.

Pai só existe um. Como conseguir ser um bom pai?

Ninguém disse que ser um bom pai era uma tarefa fácil. Sem importar a idade de seu filho ou quantos filhos tenha, você deve saber que o trabalho de um pai nunca termina.

Além disso, cada bebê nasce em circunstâncias, meios e momentos de amadurecimento peculiares do homem.

A criação, o desenvolvimento e a educação dos filhos, isso tudo não é questão de receitas ou padrões porque eles são seres humanos únicos e insubstituíveis. Assim, para cada filho há um pai.

Por essa razão, o verdadeiro papai é aquele que se concentra em aprofundar o conhecimento de seu filho para acompanhá-lo e orientá-lo na aventura de viver uma vida plena.

Os especialistas sugerem que para que você consiga isso deve se concentrar em aprender mais de si mesmo; relaxe, aproveite e confie. Ser pai é coisa de homem, que requer uma permanente e diária inter-relação.

Lembre-se que o melhor papai é aquele que se compromete, se responsabiliza, participa e age para satisfazer as necessidades emocionais, físicas, espirituais, mentais e econômicas de seu filho ou filha; isso requer que ele se torne um homem ou mulher que enfrente adequadamente a vida.

Não ache que, uma vez que seu filho tenha alcançado a maioridade ou que tenha um diploma universitário o seu trabalho como pai terá terminado. Embora seja importante ajudá-los a tornarem-se independentes financeiramente e emocionalmente também é importante fazer com que eles saibam que você se preocupa, que sempre está lá para eles e que os valoriza.

Em suma, para ser um bom pai, você deve estar presente, saber impor disciplina e um bom exemplo, e ser compreensivo com as necessidades de seus filhos sem mostrar falta de firmeza. Isso fará  de você um papai único.