Passeio no zoológico!

11 Novembro, 2020
Um dos passeios mais memoráveis que uma criança pode fazer na vida é ao zoológico. Essa oportunidade educativa deve ser aproveitada ao máximo pelos pais, uma vez que ela permite que valores importantes sejam transmitidos para as crianças.

Chegou o dia do passeio no zoológico! Essa pode ser a atividade mais esperada pelas crianças da casa, pois nesse local espetacular existem muitos animais fascinantes de diferentes espécies. É uma oportunidade perfeita para observá-los plenamente e, em muitos casos, até mesmo tocá-los e alimentá-los.

O zoológico é o local ideal para passar uma tarde divertida e educativa, na companhia de familiares e amigos. É um lugar onde é possível se divertir ao máximo. Além de contar com uma grande variedade de animais, também há espaços amplos e adaptados para diferentes atividades.

Portanto, se você está pensando em um passeio, mas ainda não escolheu um local, o zoológico pode ser uma excelente opção. Sem dúvida, será uma experiência cheia de aventuras, animais incríveis, atividades esportivas e muito mais. Só precisamos preparar o corpo e tomar algumas providências para apreciar um passeio inesquecível.

O que são os zoológicos e por que eles são importantes?

Os zoológicos são lugares onde há animais exóticos em cativeiro, protegidos da caça pelo homem. Neles, muitas espécies, a maioria delas em perigo de extinção, recebem cuidados visando sua preservação. Cada uma delas vive em um espaço semelhante ao seu habitat original, a fim de fazer com que se sintam tão confortáveis quanto possível.

O passeio no zoológico ajuda a promover na criança o amor pela natureza e o cuidado com o meio ambiente. Durante essa atividade, é importante explicar sobre as consequências causadas pelo desaparecimento de uma espécie e sobre a alteração no equilíbrio que isso pode causar no reino animal.

A principal função dos zoológicos é ajudar a preservar as espécies da fauna e da flora. É por isso que é tão importante que esses recintos sejam mantidos em boas condições e que os animais tenham uma vida digna dentro deles, com os devidos cuidados veterinários e a alimentação necessária. Com sorte, muitos desses espécimes vão conseguir se acasalar e ter novos filhotes em cativeiro.

Visita ao zoológico

As crianças gostam desse lugar porque veem animais exóticos que certamente só conhecem através dos livros ou dos seus filmes favoritos. Em muitos zoológicos, existem áreas dedicadas exclusivamente às cobras, que é uma das espécies favoritas das crianças.

Além disso, também há espaços exclusivos para aves, animais aquáticos e mamíferos, entre outros. É nosso dever manter essas áreas em boas condições e transmitir aos nossos filhos o respeito pelo bem-estar de qualquer ser vivo.

Como fazer do passeio no zoológico uma experiência incrível?

Para que o passeio no zoológico seja uma experiência inesquecível, é necessário ter em mente algumas considerações que favorecem esse passeioDessa forma, nada vai impedir a possibilidade de aproveitar a experiência de passear e de conhecer o reino animal oferecida por esse local magnífico.

Conversa antes de ir ao zoológico

Conversar com as crianças sobre os animais e a sua importância na natureza é uma excelente ferramenta para que, quando elas possam vê-los, entendam o quanto são valiosos. Essa é a hora de mostrar o amor e o respeito que a fauna e a flora merecem.

Por outro lado, é importante lembrar à criança sobre as regras impostas pelo zoológico para os seus visitantes. Por exemplo: não colocar as mãos nas gaiolas, não bater no vidro nem jogar comida para os animais sem autorização ou supervisão. Dessa forma, você também vai ensinar bons hábitos para que, no futuro, o pequeno se torne um bom cidadão.

“O passeio no zoológico ajuda a promover na criança o amor pela natureza e o cuidado com o meio ambiente”.

Verificar as prioridades

O ideal é perguntar à criança quais são os animais de que ela mais gosta ou quais mais deseja ver. A partir disso, é possível planejar o percurso. Dessa maneira, o pequeno vai se sentir contente e se considerar importante, porque os seus interesses tiveram prioridade.

Levar o que for necessário

Devemos ter em mente que vamos passar um bom número de horas no percurso do zoológico. Certamente, os pequenos vão ficar com fome e sede. Por isso, o mais recomendável é preparar lanches contendo frutas cítricas, sanduíches ou biscoitos e não esquecer de levar uma garrafa de água, além de um saco de lixo para descartar os resíduos gerados.

Visita ao zoológico

Proteção acima de tudo

É importante proteger a pele com um filtro solarAlém disso, como os animais e os seus alimentos geralmente chamam a atenção de mosquitos e pernilongos, também é necessário passar um repelente.

Quanto às roupas, o ideal é usar peças confortáveis ​​e, no caso das crianças, elas devem usar roupas de cores vivas para que possam ser identificadas facilmente, caso sejam perdidas de vista. É importante que o pequeno carregue pouco peso. Assim, ele não vai se cansar ao caminhar.

O passeio no zoológico é uma atividade que não se limita a uma idade específica. Se o seu filho tiver pouca idade, esse passeio vai ajudá-lo a descobrir novas figuras, cores, cheiros e formas. Ao mesmo tempo, se estiver em idade escolar, o passeio vai reforçar o respeito e a consideração pelo meio ambiente, que compõem a consciência ecológica de cada pessoa.