Por que os bebês acordam chorando de repente?

25 de junho de 2019
Os bebês podem experimentar muitas sensações. Algumas podem causar ansiedade ou nervosismo e interromper do sono abruptamente.

Muitos pais sofrem de insônia porque os bebês acordam chorando de repente. Isso tende a acontecer com mais frequência durante a noite do que durante o dia. E pode acontecer devido a diferentes desconfortos que podem angustiar os pequenos. Por sua vez, a melhor maneira que os bebês têm para comunicar o desconforto é o choro.

No entanto, às vezes, o bebê se manifesta dessa maneira não apenas para exigir atenção dos pais para atender necessidades específicas ou sérias, mas também porque está acostumado.

É bom lembrar que o bebê recém-nascido geralmente não acorda de repente como faria um bebê um pouco maior. Em geral, os recém-nascidos dormem muitas horas por dia, despertando apenas nos momentos necessários para mamar.

Razões pelas quais os bebês acordam chorando de repente

Há muitas causas que fazem com que os bebês acordem chorando de forma repentina. Entre as mais relevantes podem ser mencionadas:

Fome

Em geral, os pequenos expressam essa necessidade através de gritos repentinos, como forma de notificar que é hora da próxima mamada. Em alguns bebês o choro por causa da fome acontece a cada duas ou três horas.

Desconforto no ambiente

A criança pode sofrer uma interrupção repentina na sua soneca se se sentir desconfortável, seja por frio, sede, picadas de insetos, entre outros. Para evitar isso, os pais devem estar cientes das condições do ambiente em que o bebê dorme.

É preciso tomar as devidas precauções para evitar mosquitos, cheiros fortes e, se possível, o barulho de vento ou de chuva. Em alguns casos, não apenas podem prejudicar o descanso, mas também deixar a criança doente.

Má posição ao dormir

Procure sempre colocar o bebê de forma inclinada na hora de dormir. Porém, se eles ficam inquietos durante o sono, é possível que tenham uma cãibra ao mudar de repente de posição. Isso poderia acontecer em qualquer parte do corpo, seja nos membros superiores quanto nos inferiores.

Alguns bebês acordam chorando de repente a noite porque estão com fome.

Vômitos

É normal que todas as crianças vomitem um pouco de leite durante os primeiros meses de vida. Assim, caso isso aconteça enquanto estiverem dormindo, podem se engasgar. Isso obviamente faz com que elas acordem chorando por causa dessa sensação incômoda.

Portanto, se o bebê tiver acabado de mamar, é preciso se assegurar de que ele descanse em uma posição inclinada a fim de evitar vômitos.

Outras razões pelas quais os bebês acordam chorando de repente

Aparecimento de erupções cutâneas

Isso é comum em bebês que suam bastante, já que a pele fica facilmente irritada por causa do excesso de umidade. Se esse for o caso do seu filho, procure fazer com que o quarto esteja bem ventilado e coloque roupas leves e frescas.

Roupas inapropriadas

Uma das razões mais comuns pelas quais os bebês acordam chorando de repente é por causa do desconforto que sentem ao usar roupas que incomodam.

Os bebês costumam perder roupas rapidamente por causa do ritmo de crescimento, mas pode ser que os pais não se deem conta do seu tamanho. Por isso, preste atenção e tenha em mente que roupas apertadas podem causar inconvenientes à circulação sanguínea.

Doença

Talvez o motivo pelo qual o bebê acorde de repente seja alguma doença, seja ela já diagnosticada ou não. Se esse comportamento for constante quando o bebê dorme e as outras causas forem descartadas, é preciso ir ao pediatra. Ele poderá analisar de forma mais aprofundada e determinar quais são as causas das interrupções bruscas no sono.

Pesadelos

É muito comum que os bebês acordem chorando de repente porque tiveram algum sonho ruim. De fato, muitos acordam com um choro inconsolável por causa do susto que essas novas sensações causaram.

Os bebês podem acordar chorando de repente devido à diferente motivos

Conclusão

Nem todos os bebês expressam as emoções ou os sentimentos da mesma forma. Portanto, os pais têm uma grande responsabilidade em decifrar as mensagens que os seus filhos enviam através do choro ou da expressão corporal.

Entretanto, é importante evitar os mimos em excesso pois podem fazer com que a criança chore por conveniência, e não por necessidade, confundindo os pais mesmo sendo tão pequeno.

  • Acebo C, Thoman EB. Role of infant crying in the early mother-infant dialogue. Physiol Behav 1995; 57: 541-547.
  • Mandujano-Valdés MA, Arch-Tirado E, Verduzco A, Reyes-García CA, Pereira Fernández LP, Sánchez-Pérez C. Lo normal y lo anormal en el llanto del neonato y del infante. Ciencias Clínicas. 2013; 14(1): 12-20.