Por que o meu filho sempre é picado por mosquitos?

28 Fevereiro, 2019
Não é um mito que algumas pessoas sejam mais atraentes para os insetos do que outras. Popularmente se diz que essas pessoas têm o “sangue doce”. Mas, você sabe por que isso acontece?

Você vai passear e observa que muitas crianças brincam sem problemas, enquanto o seu pequeno é incomodado por insetos. Afinal, por que meu filho sempre é picado por mosquitos? Diante dessa pergunta, oferecemos algumas orientações para ajudar.

Os mosquitos são insetos ativos em climas quentes. Por essa razão, durante o verão, suas picadas podem ser bastante comuns. Isso se torna uma preocupação para as mães, especialmente durante as férias.

Infelizmente, as crianças são um alvo cobiçado pelos mosquitos. Geralmente eles aproveitam que as pessoas estão ao ar livre para se alimentar.

Talvez você possa observar que o seu filho é sempre picado por mosquitos e que, por outro lado, esses insetos se afastam de outras pessoas. É possível que o seu pequeno seja o alvo favorito.

Pode ser que não seja apenas imaginação. Os mosquitos certamente podem ter uma predileção por várias razões. Em seguida, explicamos quais são as mais comuns.

Por que meu filho sempre é picado por mosquitos?

Primeiro, você deve saber as razões pelas quais seu pequeno é o prato favorito desses insetos. A partir daí, tome as medidas necessárias para reduzir as chances de picadas.

Grupo sanguíneo

O grupo sanguíneo é um dos maiores atrativos das picadas. Mosquitos picam para se alimentar e, como você, têm preferências. Assim, ao escolher um alvo, eles tendem a picar pessoas com sangue tipo O.

A segunda opção são as pessoas com o sangue do tipo B. Já as pessoas do grupo sanguíneo A são picadas quase duas vezes menos do que pessoas que têm sangue tipo O.

Mas como os mosquitos podem conhecer o nosso tipo sanguíneo? Dependendo do nosso tipo sanguíneo, secretamos sacarídeos ou açúcares através da pele. Essas substâncias atuam como um sinal químico que os mosquitos são capazes de perceber. Isso indica qual é o nosso grupo sanguíneo.

As picadas de insetos nas crianças causam vermelhidão, coceira e inchaço.

Atividade física

Os mosquitos costumam ser atraídos pelo calor. Ao praticar esportes, o corpo das crianças libera calor. No entanto, esse não é o único elemento que eles detectam durante a atividade física, pois há também o suor.

Enquanto brincam, os pequeninos são impregnados com substâncias habituais da transpiração como ácido lático, ácido úrico ou amônia. Os mosquitos percebem tais substâncias de longe e são atraídos.

Não é apenas uma questão de higiene. A genética também desempenha um fator importante. Isso porque depende da maior ou menor quantidade dessas substâncias que o corpo expele naturalmente na transpiração.

Bactérias da pele

Um grande número de espécies bacterianas vive normalmente em nossa pele. Certos tipos, como o Staphylococcus epidermidis, podem atrair mosquitos.

Porém, as bactérias não só atuam contra nós. A Pseudomonas aeruginosa parece ter o efeito oposto, ou seja, ela afasta esses insetos.

Portanto, a interação de atração e repulsão com as bactérias da nossa pele leva os mosquitos a picar mais em áreas específicas, como os tornozelos ou os pés, onde se concentra o maior número de colônias de germes.

Ao escolher um alvo, os mosquitos tendem a picar as pessoas que têm sangue tipo O. Sua segunda opção são os portadores do tipo B.

Vestuário

Os mosquitos não são apenas guiados pelo cheiro. A visão também é um elemento-chave na hora de localizar o seu objetivo. Eles detectam cores escuras como preto, azul marinho ou vermelho mais facilmente.

Por isso, é recomendável usar cores claras ou pasteis, como o branco. Isso não só ajudam a reduzir o risco de picadas, mas também mantêm a criança mais fresca enquanto brinca ao ar livre. Leve isso em consideração especialmente no verão, no auge do calor.

Se a criança tiver passado algum tempo fora de casa e quando volta tem vários pontos inchados e vermelhos em diferentes partes de seu corpo, provavelmente ela foi picada por um inseto.

Medidas de prevenção contra picadas de mosquito

Se o seu filho for sempre picado por mosquitos, não se desespere. Você pode evitar esses insetos indesejáveis, colocando em prática algumas dicas fáceis:

  • Evite roupas escuras ou chamativas, especialmente preto e azul marinho.
  • Tente passar menos tempo ao ar livre durante a noite pois é a hora com o maior número de mosquitos.
  • Elimine os depósitos de água parada em casa, pois estimulam a proliferação de insetos.
  • Use telas em portas e janelas, ou então dispositivos de ultrassom repelentes de insetos.
O que posso fazer se meu filho for sempre picado por mosquitos?

Os repelentes, embora sejam uma boa opção para proteger as crianças, devem ser usados com cuidado. É preciso se certificar de comprar produtos adequados e confiáveis.

Por outro lado, há também alguns remédios naturais para repelir mosquitos. Existem plantas antimicrobianas como sálvia, ou outras que repelem, como é o caso do eucalipto e da canela que podem ser esfregados na pele.

Outra planta muito popular para repelir os mosquitos é a citronela. Talvez seja a mais acessível uma vez que podemos encontrar no mercado em diversas formas.

A nossa recomendação final é estar sempre atenta às reações das picadas de insetos para detectar qualquer sinal de infecção ou alergia. Se você perceber que ela incha, dói demais, expele pus ou causa febre, vá ao pediatra o mais rápido possível.

  • Stefani, G. P., Pastorino, A. C., Castro, A. P. B. M., Fomin, A. B. F., & Jacob, C. M. A. (2009). Repelentes de insetos: recomendações para uso em crianças. Revista Paulista de Pediatria. https://doi.org/10.1590/S0103-05822009000100013