Ser mãe é ser feliz com a felicidade de seus filhos

4 de outubro de 2018
A felicidade em si não depende da maternidade, não é por ter filhos que você será feliz imediatamente. São muitos os desequilíbrios emocionais que você enfrentará. Mas, com certeza, a felicidade deles te fará feliz.

Ser mãe te permite encontrar a felicidade na felicidade de seus filhos. Essa é uma condição que a maternidade proporciona. Dificilmente uma mãe não se sentirá feliz ao ver seus filhos felizes.

Quando falamos de mães, falamos de sacrifício, boa disposição, compreensão e apego por uma pessoa que não é você mesma. Poder se dedicar com amor e atenção a outras pessoas, é algo que somente as mães são capazes de fazer com toda complacência.

Estudos revelam que talvez as mães sejam menos felizes do que mulheres que não tem filhos. Inclusive, explicam uma espécie de felicidade pontual que muitas vezes é ofuscada pelas responsabilidades ao seu redor.

Entretanto, nada pode colocar em dúvida que muitas das ações que a mãe toma estão focadas em conseguir a tal felicidade de seus filhos.

Em partes, o fato de que cientificamente se considere que as mães não são tão felizes quanto se poderia acreditar se deve a essa falta de autonomia que vem junto com a maternidade.

Limitações profissionais, abandono de amizades e renúncia de gostos pessoais, etc. Todos esses fatores são, em grande medida, as causas pelas quais uma mãe pode se sentir atormentada.

felicidade de seus filhos

Mas o que fica claro é que, em qualquer outra posição que você tenha na vida, irmã, esposa, tia ou madrinha, talvez não esteja tão capacitada para encontrar a felicidade na felicidade do outro.

Nesse sentido, trata-se de uma capacidade quase exclusiva da mãe, uma pessoa que pode evitar sentimentos de inveja ou mesquinhez por seus filhos.

Os filhos trazem felicidade?

Acredita-se que os filhos ajudam a ser feliz e permitem alcançar picos de felicidade muito altos. Mas, talvez, o simples fato de ser mãe, não te traga a felicidade plena.

Os filhos não nos trazem felicidade de cara. Esta é conquistada em aspectos da criação, da educação e da relação construída pouco a pouco.

Quanto mais independentes forem os filhos, mais nos distanciamos da comparação que fizemos deles com nós mesmas. Há um tempo, nos iludimos com que tudo seria perfeito.

Quando eles começam a se parecer cada vez menos com o que imaginávamos, então voltamos a realidade. É nesse momento que nasce esse sentimento. Um sentimento que te permite ser feliz com a felicidade de seus filhos.

Ter filhos e ser feliz não é equivalente. Pelo contrário, segundo os especialistas, existem mais riscos de ser infelizes sendo pais.

Em geral, os níveis de satisfação das pessoas com filhos são inferiores a daquelas que não os têm. Isso talvez se deva ao fato de que os filhos também não sejam felizes.

Infelizmente, muitas crianças não se satisfazem com o que têm, não agradecem ou valorizam os esforços de seus pais e, em grande medida, recusam demonstrações de afeto.

Isso indica que talvez estejam buscando a felicidade no lugar errado. Contudo, isso é consequência da educação e dos valores que nós transmitimos.

felicidade de seus filhos

Crianças felizes, mães felizes

As mães estão dispostas a ajudar os filhos em tudo que for possível. Isso porque temos a intenção de buscar nossa própria felicidade.

Se ver as crianças felizes correndo pelo campo me deixará uns minutos para desfrutar a paisagem e relaxar um pouco, então todos seremos felizes.

Em geral, a tendência é idealizar a maternidade, como se fosse um estado perfeito. Mas talvez seja a harmonia que pode se transformar no clímax da felicidade.

A maternidade pode nos encher de momentos felizes que devemos aproveitar. Caso contrário, ninguém alcançará realmente a plenitude.

Buscar a satisfação pessoal em seus filhos é um presente a mais que o fato de ser mãe te oferece. A felicidade de seus filhos depende de você, e a sua, deles.