Quero um pote da calma para o meu filho!

· 26 de janeiro de 2017

Você ainda não conhece o pote da calma? Descubra neste artigo os benefícios desta revolucionária ideia de Maria Montessori e saiba como fazer.

Você nunca sentiu que a criação do seu filho está saindo do controle quando em plena birra ou esperneio ele chora desesperada e inconsolavelmente? Se você ainda não sabe como acalmá-lo imediatamente, não se preocupe e não entre em pânico. Há um segredo que você deve considerar: o pote da calma.

O pote da calma não é nada mais nada menos do que um método antigo mas altamente eficaz projetado pela renomada educadora italiana Maria Montessori. Conheça neste artigo quais são os seus benefícios e aprenda a fazer esta ferramenta tão útil para lidar com a angústia das crianças.

O que exatamente é o pote da calma?

O pote da calma envolve muito mais do que uma ideia revolucionária para acalmar as birras das crianças. É também é uma ferramenta interessante para os pais relaxarem, podendo acalmar a reação estridente do seu filho por meio da ideia de Montessori.

Além disso, esta ferramenta fascinante, curiosa e eficaz funciona da mesma maneira que a ioga, meditação ou o exercício de olhar uma vela. Ou seja, usa a mesma técnica para controlar o estresse, sendo capaz de ajudar a aclarar as mentes tanto das crianças como dos mais velhos.

Bem, o pote da calma é um simples recipiente de plástico com água, cola e purpurina. As crianças vítimas da tristeza, do choro, do estresse ou da raiva podem usar esse pote agitando-o para se acalmar e se distraindo observando de perto a beleza dos brilhos e as suas formas diversas.

Paralelamente, enquanto a criança usa o pote de calma você pode ajudá-la também a baixar vários decibéis se falar de forma calma e agradável, com muito amor e carinho. Outra boa ideia complementar é lhe sugerir que faça inspirações profundas e expire com tranquilidade.

pote-da-calma1

No entanto, o mais impressionante deste notável objeto é que ele não acalma só birras específicas ou passageiras, mas também funciona a longo prazo já que aumenta a sua consciência com respeito à sua respiração. Sempre que a criança achar que passou dos limites ela mesma pegará o pote da calma.

A melhor vantagem desse artefato caseiro? É que longe de ser uma punição, é empregada como uma terapia a fim de distrair e acalmar a criança enquanto desenvolve a sua concentração e a sua respiração. Dessa forma ela tem momento agradável ao mesmo tempo que supera a sua frustração.

Quais são os benefícios?

A criadora do pote da calma, Maria Montessori – a primeira mulher doutorada em medicina da Itália, explica que esta invenção permite que as crianças entre dois e cinco anos organizem o seu sistema nervoso central em um estímulo concreto.

Por outro lado, a ciência tem mostrado que quando a criança está estressada, tanto o seu ritmo cardíaco quanto a sua respiração são acelerados. Há também alterações em sua mente, que se bloqueia e fica em branco. Mas se a criança se concentra na chuva suave de brilhante, uma ordem cerebral inconsciente diminui a agitação.

Ou seja, o pote da calma mostra que existe certa relação entre o padrão visual e a calma capaz de estimular a capacidade da criança de se concentrar e estabilizar os seus níveis de energia. Por esta razão, a sua utilização é recomendada durante longas viagens ou momentos que exigem uma espera longa.

Este milagroso pote de calma  tão eficaz na hora de relaxar a mente também pode ser uma grande esperança para os pais de crianças inquietas ou hiperativas. No entanto, fique atento ao tamanho e ao material do pote, que devem ser adequados para a idade e habilidades do seu filho.

Quero uma pote da calma para o meu filho! Como fazê-lo?

pote-da-calma2

Certamente agora você está se perguntando como fazer seu próprio pote da calma. Aqui você vai encontrar os materiais necessários e os passos que você precisará seguir. Você verá que é muito fácil! Lembre-se de usar materiais atraentes, cores brilhantes e que o pote não deve ser pesado para a criança.

Materiais

  • Um pote de plástico
  • 2 colheres de sopa de cola com gliter
  • 4 colheres de chá de brilho (a cor fica ao seu critério)
  • 1 gota de corante alimentar
  • Água quente
  • Shampoo infantil transparente
  • Pistola de cola quente

Como fazer

  • Misture os materiais dentro do pote deixando um dedo de ar para permitir o movimento dos elementos.
  • Inclua brinquedinhos ou pequenas figuras dentro do pote (estrelas, animais, corações, etc…). Uma alternativa é adicionar tinta de cor fluorescente. Tome cuidado em todos os momentos para que nenhum material seja tóxico.
  • Cole a tampa do frasco com cola quente. Certifique-se de que esteja bem fechado e firme para evitar vazamentos e derramamentos. Pronto, pote da calma preparado!

Você ainda não experimentou este método incrível? Não hesite um segundo; seu filho vai adorar e você vai se surpreender ao comprovar a sua eficácia. Tudo para que a infância de seus filhos seja saudável e feliz!