6 técnicas para ensinar as crianças a lidar com as provocações

25 Maio, 2020
O seu filho reclama de receber provocações? Aqui você poderá encontrar algumas técnicas para ensinar o seu filho a lidar com as provocações de maneira adequada.

Atualmente, muitas crianças não querem ir à escola porque costumam receber provocações. As provocações acontecem não só dentro da escola, mas também em qualquer outro lugar (parques, ônibus, corredores, pátio, etc.). Por isso, é muito importante que as crianças sejam capazes de lidar com as provocações.

Apesar dos esforços das famílias e das escolas para criar um clima de cooperação, é muito difícil evitar as provocações. Quando alguém zomba das crianças, elas se sentem mal, ridicularizadas, etc. Os pais nem sempre podem proteger os filhos dessas situações desagradáveis ​​e prejudiciais.

Por esse motivo, é importante fornecer ferramentas e estratégias para ajudá-las a lidar com essas situações. Se forem ensinadas desde pequenas, elas estarão mais bem preparadas para os conflitos antes, durante e após a adolescência. Você quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo.

Lidar com as provocações: razões pelas quais crianças e adolescentes zombam uns dos outros

Chamar a atenção

Uma maneira de receber atenção é através das provocações, mesmo que isso seja algo negativo. É melhor sentir que prestam atenção em você, ainda que seja por algo negativo, do que ser ignorado.

técnicas para ensinar as crianças a lidar com as provocações

Sentimentos de superioridade e poder

“Muitas das crianças que intimidam se sentem superiores quando provocam as outras crianças, ou podem se sentir poderosas quando provocam a raiva nas outras pessoas”.

-Olweus, 1993-

Aceitação do grupo

O sentimento de pertencer a um grupo pode ser tão forte que as crianças zombam dos outros para serem aceitas pelas crianças mais populares.

Não aceitar as diferenças

Em muitas ocasiões, os pequenos não entendem as diferenças e não estão familiarizados com elas, sejam elas culturais, raciais, físicas etc. Em vez de dar ajuda e compreensão àqueles que são diferentes, passam a zombar deles.

Imitação

Alguns meninos e meninas reproduzem o que veem em casa nos outros ambientes que frequentam e agem da mesma maneira com os colegas. Assim, essas crianças podem estar vivendo em um ambiente familiar ou entorno próximo de violência.

Técnicas para lidar com as provocações

  • Reforce a sua segurança com amor.
  • Procure desenvolver nas crianças a capacidade de rir de si mesmas.
  • Ensine a não ter medo ‘do que vão falar dela’. No entanto, se as provocações forem frequentes ao longo do tempo, é aconselhável que os pais intervenham.

Ensinar respostas adequadas para lidar com as provocações

Ignorá-las

As crianças que provocam quase sempre desistem quando veem que são ignoradas. Por causa disso, podemos ensinar os nossos filhos a se virarem e saírem sem dizer nada quando forem provocados.

Eles também podem combatê-las seguindo um ditado: A palavras loucas, orelhas moucas. Como pais, temos que garantir que os nossos filhos sejam firmes nesses comportamentos, pois a criança que provoca tentará fazer com que o nosso filho se irrite e reaja.

Criança zombando uma da outra: técnicas para ensinar as crianças a lidar com as provocações

Aprender respostas rápidas

É importante que essas respostas não incluam nenhum insulto ou chacota. As respostas rápidas confundirão a criança que está provocando. Por exemplo, uma resposta padrão para uma provocação seria: “Eu sei que você quer me deixar com raiva, mas o que você diz não me afeta, portanto isso não vai funcionar”.

Brincar com as provocações

Os pais podem praticar com as crianças, brincando com uma espécie de psicodrama. Os pais podem desempenhar o papel da criança que provoca dizendo as coisas que ela diria, enquanto o filho precisa praticar as respostas às provocações.

Essa brincadeira vai proporcionar muitas ferramentas para que a criança consiga lidar com as provocações. Quanto mais essas respostas apropriadas forem praticadas, maior a probabilidade de derrotar a criança que faz as provocações.

Dar muita compreensão e amor para aprender a lidar com as provocações

Quando as crianças falam com os pais sobre esses problemas, precisamos ser compreensivos e amorosos com elas. É conveniente procurar histórias sobre provocações que tenham um final feliz.

É muito importante que as crianças percebam como nos sentimos orgulhosos toda vez que elas tentam resolver essas situações que envolvem provocações.

Essas podem ser algumas técnicas para ajudar os nossos filhos a lidar com as provocações. Mas, se elas acontecerem na escola com frequência, é importante conversar com o professor para que ele também possa ajudar.

Certamente, mais de uma vez, o seu filho já se queixou de ter sido provocado. Portanto, este artigo pode ser muito útil para ensinar o seu filho a colocar essas técnicas em prática.