5 técnicas de modificação do comportamento infantil

07 Outubro, 2020
As técnicas de modificação do comportamento infantil podem nos ajudar a melhorar os comportamentos negativos dos nossos filhos. A seguir, vamos mostrar algumas para que você possa colocar em prática na sua casa.

As técnicas de modificação do comportamento infantil são métodos que têm como objetivo modificar comportamentos problemáticos. Muitas crianças mentem, desobedecem, insultam, desafiam e às vezes são agressivas. Por isso, o uso dessas técnicas pode nos ajudar a melhorar esses comportamentos.

Na educação, é muito importante não usar a violência, pois com ela não conseguimos modificar os comportamentos inadequados dos nossos filhos. Pelo contrário, assim vamos prejudicar seu desenvolvimento. A modificação do comportamento é alcançada por meio de técnicas que ajudam a criança a saber o que pode ou não fazer.

Você quer saber quais técnicas você pode usar para melhorar o comportamento do seu filho? Então, continue lendo.

Técnicas de modificação do comportamento infantil

Técnica de “tempo fora”

Essa técnica é muito fácil de aplicar para modificar comportamentos problemáticosConsiste em levar a criança para um local que não tenha reforços positivos para ela. Deve ser um local longe de brinquedos e distrações, pois a ideia é seja um lugar entediante para ela.

O tempo que vamos deixá-la sem estímulos será proporcional à idade da criança. Devemos contar um minuto de acordo com sua idade. Devemos levar isso em consideração porque, se passarmos do tempo previsto, essa técnica vai acabar sendo aversiva para a criança e não é isso que queremos alcançar. Além disso, é importante usar essa técnica assim que o comportamento problemático ocorrer.

técnicas de modificação do comportamento infantil

Técnica de “extinção”

Consiste em suprimir tudo o que possa reforçar os comportamentos indesejados da criança. O pequeno espera receber recompensas pelo seu comportamento, seja ele positivo ou negativo. Quando o comportamento da criança é negativo, os pais geralmente a repreendem e dão a atenção que ela procura, mesmo que tenha ocorrido por meio do mau comportamento.

Ao usar essa técnica, é importante sempre usar um substituto gratificante, pois, se ignorarmos totalmente as crianças, elas podem se sentir desprezadas. É preciso observar que essa técnica não é recomendada diante de comportamentos perigosos.

Por exemplo: se uma criança diz “Você nunca me escuta!” ou “Você não me ama mais!”, o que temos que fazer é mudar de assunto, perguntando outra coisa e, dessa forma, não vamos prestar atenção nisso que ela está falando. Vamos usar algo gratificante para extinguir a nossa resposta de atenção.

“Economia de pontos”, uma das técnicas de modificação do comportamento mais utilizadas

Essa técnica de modificação do comportamento infantil é uma das mais utilizadas e, além de tudo, também é muito divertida, tanto para as crianças quanto para os pais.

Consiste na realização de um sistema de recompensas: a criança receberá um prêmio pelos comportamentos desejados (arrumar a mesa, recolher os brinquedos, fazer o dever de casa, escovar os dentes, etc.) que tivermos estabelecemos previamente. Essas recompensas não precisam ser materiais, podendo ser, por exemplo, fazer um piquenique, ir ao cinema, etc.

  • Como fazer?

Podemos usar uma cartolina para escrever os comportamentos desejados por parte da criança. Vamos estabelecer um sistema de pontos, que podem ser sinalizados por adesivos verdes se a criança tiver o comportamento e vermelhos quando não o tiver. Cada recompensa terá um número de pontos que serão acordados entre todos. Quando os pontos desejados forem alcançados, a criança poderá receber a recompensa.

técnicas de modificação do comportamento infantil

Técnica de relaxamento para diminuir a ansiedade

Se a criança estiver agitada, nervosa ou ansiosa, devemos usar o relaxamento, ou seja, dar a ela o estímulo oposto ao que ela está sentindo. O relaxamento consiste em contrair e relaxar todos os músculos do corpo a fim de entrar em um estado de relaxamento, com perdão da redundância.

Existem vários métodos para fazer as crianças relaxarem de uma forma lúdica que, além de relaxante, também seja divertida.

Técnica de contratos de conduta

Essa técnica consiste em um contrato escrito entre as partes envolvidas (pais e filhos, professor e aluno, psicólogo e paciente). Tal contrato deve ser feito a partir de uma negociação entre todos, e nele serão estabelecidos os comportamentos e as consequências que o aluno deve ter e obter.

Nesse contrato, os comportamentos esperados e as consequências por não cumpri-los devem estar claros. Essas consequências devem ser leves, para não desanimar a criança, e sempre coerentes com o comportamento negativo que foi apresentado.

Sobre as técnicas de modificação do comportamento infantil

Essas técnicas de modificação do comportamento infantil podem melhorar os comportamentos negativos. Assim, elas vão enriquecer o bem-estar e o desenvolvimento emocional. É muito importante que, caso a criança não melhore ou não responda adequadamente a essas técnicas, seja consultado um especialista para que ele possa nos ajudar.

“A infância tem maneiras de ver, de pensar e de sentir que lhe são próprias. Nada é menos sensato do que querer substituir essas maneiras pelas nossas”.

-Jean-Jacques Rousseau-