TikTok impõe limite de tempo de uso para adolescentes

A empresa de origem chinesa, TikTok, anunciou novidades que podem diminuir o desconforto digital dos adolescentes e suas famílias. Você quer conhecê-las?
TikTok impõe limite de tempo de uso para adolescentes
Sharon Capeluto

Escrito e verificado por Sharon Capeluto.

Última atualização: 14 julho, 2023

A empresa TikTok anunciou que menores de 18 anos receberão um alerta quando ultrapassarem uma hora de uso na plataforma. Esse alerta pode ser desativado inserindo um código. Essa é uma medida que visa o limite de tempo de uso para adolescentes estabelecida com o objetivo de melhorar o bem-estar dos usuários mais jovens e das suas famílias.

É de conhecimento público que o mundo digital traz consequências para a saúde mental de crianças e adolescentes. Embora não seja apropriado classificar as redes sociais ( Instagram , Twitch ou TikTok) como negativas, é inegável que seu uso irresponsável pode afetar consideravelmente a saúde geral das pessoas.

Qual uso os adolescentes dão ao TikTok?

O TikTok é um aplicativo popular entre crianças e adolescentes, onde eles podem visualizar e criar vídeos curtos. Além disso, música, efeitos especiais e outros elementos criativos podem ser incluídos para tornar o conteúdo mais atraente. Este representa um espaço interessante e valorizado para o mundo da música, dança, humor e outros tipos de arte.

Muitos jovens ganharam fama depois que seus vídeos viralizaram no TikTok. Além disso, é uma fonte de inspiração para os usuários que são incentivados a compartilhar seu talento por meio de pequenos vídeos caseiros.

Consequências na saúde mental

Como qualquer outra rede social, o TikTok traz certas consequências positivas e negativas que afetam a vida dos usuários.

Positivas

  • Criatividade: a plataforma estimula a criatividade de seus usuários, pois os convida a explorar novas ideias e experimentar livremente.
  • Diversidade e perspectiva global: é uma plataforma que permite alargar a visão do mundo e promover o respeito pela diversidade.
  • Conexão social: os adolescentes podem interagir com outros adolescentes com os mesmos gostos e interesses, o que pode ajudar a desenvolver habilidades sociais.
  • Bem-estar geral: ao consumir o estilo certo de conteúdo, o usuário encontra um espaço respeitoso e divertido que o deixa à vontade.

Negativo

  • Excessos: muitos adolescentes abusam do uso do TikTok, o que pode gerar um impacto negativo na saúde mental e até levar ao vício.
  • Problemas de autoestima: o retoque de imagens e os filtros característicos das redes sociais podem trazer grandes problemas para a autoimagem e autoestima dos usuários.
  • Pressão dos colegas e influência negativa: menores de idade podem se sentir pressionados a seguir tendências e challenges populares postados no TikTok. Dessa forma, eles podem realizar comportamentos perigosos e até mesmo colocar suas vidas em risco.
  • Exposição: fazendo parte do mundo digital, certos dados pessoais tornam-se públicos. Essa plataforma foi criticada por suas políticas de privacidade e segurança de dados.

Os novos recursos para adolescentes no TikTok

De uma perspectiva objetiva, temos que dizer que o TikTok não é ruim em si. É antes o tipo de uso que lhe é dado que determinará a sua conotação. Nesse sentido, estabelecer certos limites, como o limite do tempo de uso da plataforma, é essencial. Por isso, a empresa anunciou uma série de funções que apoiam as famílias a regular o consumo feito por crianças e adolescentes.

Limite de tempo de uso

O aplicativo de origem chinesa alertou sobre seu possível impacto na saúde mental dos adolescentes, por isso tomou uma medida conclusiva: menores de idade terão uso limitado do tempo de tela. A restrição será definida automaticamente assim que os 60 minutos por dia tiverem passado.

No entanto, os menores de idade poderão reativar o TikTok inserindo um determinado código que podem acessar se seguirem algumas etapas simples. Isso significa que, se os adolescentes optarem por continuar navegando, terão que tomar uma decisão ativa para estender o tempo. Assim, eles serão obrigados a premeditar antes de executar sua decisão.

O prazo anunciado pelo TikTok não é rígido nem conclusivo, mas pode reforçar o bem-estar digital dos usuários mais jovens.

Resumos de tempo de tela

No TikTok existe uma função chamada Family Pairing. Ela   permite que pais e responsáveis vinculem as contas de seus filhos às suas próprias e acompanhem todas as suas atividades.

As contas registradas receberão resumos do tempo de tela, o número de vezes que o aplicativo foi aberto e um detalhamento do tempo total gasto durante o dia e a noite. A empresa tomou essa decisão com o objetivo de fornecer informações relevantes às famílias e, assim, auxiliá-las na orientação de seus filhos.

Notificações

A empresa apresentará uma nova configuração que permite aos cuidadores silenciar as notificações das contas TikTok de seus filhos. Usuários entre 13 e 15 anos deixarão de receber notificações push a partir das 21h, enquanto adolescentes entre 16 e 17 anos terão suas notificações desativadas a partir das 22h.

Um desafio coletivo

A esfera on-line tornou-se parte da vida diária da maioria das pessoas. Para reduzir as consequências negativas que as redes sociais têm na saúde mental dos usuários mais jovens, é fundamental assumirmos um compromisso real e coletivo.

Não se trata de controlar de forma excessiva e indiscriminada os movimentos de nossos filhos no TikTok, muito menos proibir seu uso. Em vez disso, trata-se de estar disposto a ajudar a desenvolver hábitos saudáveis online.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Keenan, C. (2023). Nuevas funciones para adolescentes y familias en TikTok. News Room, TikTok. Seguridad.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.