Que tipo de roupa é recomendada para a pele do bebê?

A pele dos pequenos é mais delicada e sensível. Portanto, escolher a roupa do bebê requer vários aspectos a serem levados em consideração.
Que tipo de roupa é recomendada para a pele do bebê?
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 07 abril, 2023

A pele dos recém-nascidos é mais suscetível a irritações ou sintomas alérgicos. Por isso, é fundamental saber como deve ser escolhida e confeccionada a roupa para a pele do bebê. Até mesmo o tipo de material utilizado também influencia nas manifestações posteriores. Leia para saber mais sobre isso.

Características da pele do bebê

A pele do recém-nascido ainda está em desenvolvimento funcional e sua capacidade de barreira ainda está incompleta. Portanto, isso a torna mais suscetível a irritações químicas e infecções sistêmicas ou locais.

Dada a função prejudicada da superfície da pele do recém-nascido, são necessários cuidados adequados com a pele. Até mesmo a composição das bactérias comensais encontradas na superfície difere da dos adultos e evolui durante o primeiro ano de vida.

De acordo com estudos publicados pela Pediatric Dermatology, a pele dos bebês após o nascimento é mais seca em comparação com a dos adultos. Assim, diferencia-se por ser mais fina e ter menor número de folículos pilosos. Ela ainda apresenta menos secreção de suas glândulas sebáceas e menos quantidade de suor.

Descubra quais roupas são recomendadas para a pele do bebê

A roupa pode fazer uma grande diferença na pele do bebê. Usar os tecidos certos irá mantê-lo mais confortável ao longo do dia e reduzir a coceira, de acordo com uma publicação no Aksaray University Journal of Science and Engineering.

Os materiais com que são feitas as roupas dos bebês são fundamentais para cuidar de sua pele sensível. Linho e algodão são os tecidos mais recomendados.

100% algodão: o tecido mais recomendado para a pele do bebê

O algodão é um dos materiais de vestuário mais recomendados para a pele do bebê. De fato, roupas feitas com 100% algodão absorvem melhor a transpiração e evitam a irritação.

Mesmo cores claras sem adição de anilinas geram menos reações alérgicas e mantêm melhor a temperatura corporal ideal para o recém-nascido.

Linho

O linho é uma das poucas peças de roupa que tem origem vegetal e natural, o que o torna um dos materiais recomendados para a pele do bebê.

É um material confortável, leve e macio, especialmente para que o bebê possa se movimentar livremente e não sofra de coceira ou irritação. Por sua vez, é agradável ao toque e flexível. A maneira mais fácil de prevenir reações alérgicas na pele da criança é tentar vesti-la apenas com tecidos naturais.

O que deve ser evitado ao escolher roupas para a pele do bebê?

Algumas outras recomendações ao escolher roupas são baseadas em conceitos fornecidos pelo The Allergy Center:

  • Evitar roupas apertadas: isso porque podem causar irritação na pele sensível do bebê. Portanto, roupas folgadas são recomendadas.
  • Costuras e etiquetas cortadas: podem roçar na pele delicada do recém-nascido e causar irritação. O ideal é removê-las ou descosturá-las antes de usá-las e verificar se não estão ásperas.
  • Lavar roupas novas: essas roupas geralmente contêm produtos químicos que podem piorar a coceira, a pele seca e irritada.
  • Evitar certos tecidos: por exemplo, lã, nylon e poliéster podem causar desconforto e irritar a pele.
  • As roupas não devem ter zíperes ou botões: roupas fáceis de vestir e tirar são as mais recomendadas.
Roupas novas de bebê devem ser lavadas para remover resíduos químicos. Dois enxágues são suficientes para remover qualquer alérgeno que possa estar preso aos tecidos.

O que fazer com as novas roupinhas do bebê?

Roupas novas sempre devem ser enxaguadas para remover quaisquer produtos químicos ou perfumes remanescentes na peça de roupa. O ideal é usar sabão em pó hipoalergênico.

Além disso, é recomendável não secar as roupas ao ar livre para evitar que o pólen e outros alérgenos do ar grudem nelas. Além disso, as costuras grossas são outra causa de irritação para a pele delicada do bebê. Portanto, elas podem ser cobertos com algodão fino para evitar irritação.

Roupas e pele de bebê

Escolher a roupa certa para a pele do bebê tem como objetivo evitar gatilhos que podem irritar a pele sensível e desencadear um surto.

As roupas devem ser macias e respiráveis, feitas de algodão e com cores claras. Da mesma forma, em caso de dúvida, você deverá sempre consultar um médico especialista.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Eichenfield LF, Hardaway CA. Neonatal dermatology. Curr Opin Pediatr. 1999 Oct;11(5):471-4. doi: 10.1097/00008480-199910000-00017. PMID: 10555601.
  • Saijo S, Tagami H. Dry skin of newborn infants: functional analysis of the stratum corneum. Pediatr Dermatol. 1991 Jun;8(2):155-9. doi: 10.1111/j.1525-1470.1991.tb00308.x. PMID: 1923986.
  • Hayashi K. The influence of clothes and bedclothes on infants’ gross motor development. Dev Med Child Neurol. 1992 Jun;34(6):557-8. doi: 10.1111/j.1469-8749.1992.tb11482.x. PMID: 1612218.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.