8 ideias divertidas para ensinar as cores às crianças

Amarelo, azul, vermelho, branco, violeta... De que cor é a vida? De todas elas, então vamos aprendê-las!
8 ideias divertidas para ensinar as cores às crianças

Última atualização: 30 abril, 2022

Hoje vamos propor atividades para aprender, brincar, criar e se divertir com seus filhos! Não perca a nossa seleção de ideias divertidas para ensinar as cores às crianças.

Os pais utilizam as cores para interagir com os filhos desde cedo, estimulando assim suas habilidades e seu desenvolvimento visual. Por exemplo, eles mostram os objetos do bebê e dizem “Olha o chocalho azul” ou “O ursinho rosa quer te abraçar”.

Essas primeiras experiências são estudadas no Color Group & Baby Lab da Universidade de Sussex. Lá, os cientistas concluíram que os bebês percebem as cores, têm suas preferências e estas se mantêm à medida que crescem.

No entanto, é apenas entre os 12 e os 18 meses que as crianças podem participar mais ativamente na aprendizagem, além de conseguirem identificar e nomear as cores.

Agora é a hora certa de ensinar as cores às crianças!

Ideias para ensinar cores: jogos, artesanato e muito mais

A aprendizagem é melhor alcançada se a proposta nos atinge. Portanto, o que pode ser melhor para as crianças do que brincar enquanto assimilam novos conhecimentos?

“Brincar é uma das maneiras mais importantes pelas quais as crianças pequenas adquirem conhecimentos e habilidades essenciais.”

-UNICEF-

O arco-íris de madeira é um dos melhores presentes Montessori.
O arco-íris é a fonte de inspiração por excelência para aprender as cores. É um recurso maravilhoso, tanto como brinquedo quanto como modelo para pintura e desenho.

1. Crie um arco-íris de cores

Fazer um arco-íris para decorar o quarto é uma ideia que seus pequenos vão adorar. Essa atividade reúne várias experiências significativas e divertidas, como desenhar, pintar e moldar um novo objeto.

Pesquise na internet a sequência de cores em um arco-íris e depois prepare tudo. Coloque um pedaço de papelão branco sobre a mesa, recipientes com várias cores de aquarelas, uma garrafa de água e pincéis. Vamos pintar, sujar e nos divertir!

2. Brinque com o tradicional “eu vejo, eu vejo”

-Eu vejo, eu vejo.

-O que você vê?

-Uma coisa.

-Que coisa?

-Fantástica.

-De que cor?

Esse jogo clássico é ótimo para aprender as cores e relacioná-las com objetos do cotidiano.

3. Decrete o dia da cor em casa

Planeje um calendário e determine cores específicas para os diferentes dias. A brincadeira se resume a tudo o que for feito em casa durante esse dia deve estar relacionado à cor escolhida.

Por exemplo, o domingo é verde, então todos se vestem com roupas verdes, comem saladas verdes, colocam uma toalha de mesa verde e bebem suco verde.

4. Monte uma caixa de cores

Se você gosta do método Montessori, essa ideia de ensinar cores para crianças é perfeita para você colocar em prática.

Trata-se de pegar uma caixa comum e colocar nela objetos manipuláveis, como figuras, cartões, tabelas ou paletas de cores.

A criança ficará curiosa sobre as coisas que encontrará lá dentro. À medida que ela os retira, peça para que diga as cores de cada coisa e brinque com os objetos em questão. Por exemplo, agrupe todos os que são azuis, vermelhos ou verdes.

5. Crie um jardim colorido

Entre as ideias divertidas para ensinar cores às crianças, não poderia faltar um plano para fazer um artesanato.

Para essa proposta você precisa de uma bandeja descartável e argila colorida. A ideia é que as crianças moldem flores, folhas, caules e construam um lindo jardim no plástico da bandeja.

Essa experiência é fantástica para estimular a motricidade fina, ativar a criatividade e induzir as crianças a se interessarem pelos elementos da natureza.

7. Geometria e cores

Essa ideia é ótima para ensinar cores e formas.

Pegue folhas de borracha Eva de cores diferentes, marque e recorte triângulos, quadrados, círculos, losangos, estrelas e luas.

Coloque todas as peças em um saco e comece a brincar com seu filho. O objetivo é retirar as figuras uma a uma e que seu filho as agrupe conforme você pedir: por cores ou por formas.

Mãe brincando com seu bebê para o desenvolvimento de habilidades motoras finas e grossas.
Use utensílios domésticos comuns para ensinar os pequenos sobre as cores, formas e tamanhos das coisas. No mesmo jogo, eles aprenderão vários conceitos.

8. Aplicativos para aprender cores

Outra maneira divertida de ensinar cores é aproveitar a tecnologia, algo que as crianças realmente gostam.

Os aplicativos têm a vantagem de serem interativos, coloridos e produzirem sons que estimulam ainda mais os pequenos. Alguns dos programas que você pode usar são os seguintes:

Cores: aliadas do processo ensino-aprendizagem.

As cores são uma manifestação da decomposição da luz. De acordo com o que explicam no módulo de didática em artes plásticas da Universidade Internacional de La Rioja:

“O tom é cada uma das faixas em que a luz do sol branca se divide quando é decomposta por um prisma. Chamamos essas faixas de cores e são classificadas em sete: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Cores de tons intermediários são derivadas.

Quando as crianças aprendem a diferenciar as diferentes cores e suas tonalidades, abre-se um mundo de possibilidades de criação e expressão. E à medida que crescem, elas começam a usar as cores para expressar suas emoções, falar a partir do visual e se comunicar com seus colegas, professores ou pais.

Todo aprendizado é importante para o desenvolvimento integral do seu filho, por isso convido você a colocar em prática essas ideias divertidas para ensinar cores às crianças. O objetivo é que elas desfrutem de uma tarde criativa e enriquecedora em cores puras!

This might interest you...
Como analisar os desenhos das crianças de acordo com as cores usadas
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como analisar os desenhos das crianças de acordo com as cores usadas

Os desenhos das crianças podem nos dizer muito sobre a sua personalidade, a sua relação com o entorno e a sua gestão emocional. Confira!