10 vantagens de aprender inglês desde criança

28 de setembro de 2018
Há inúmeros benefícios de entrar em contato com outros idiomas na infância. Veja a seguir 10 vantagens de aprender inglês desde criança.

Aprender inglês pode ser um pouco difícil para quem tenta começar estudar na vida adulta e, inclusive, na adolescência. Mas quando se é criança, lidar com outro idioma é algo tão natural quanto falar a língua materna.

Por esse motivo, nossos filhos devem cultivar esse interesse desde cedo, especificamente entre a primeira infância e os seis anos de idade, pois é nessa época em que são altamente sensíveis aos idiomas e conseguem assimilar coisas novas mais rapidamente.

Sem dúvida, quanto menores forem, mais facilmente vão dominar outra língua. Em poucas palavras: aprender inglês desde criança, provavelmente, vai garantir um futuro melhor ao seu filho.

Falar inglês vai ser indispensável para o seu filho conseguir trabalho quando for adulto e isso o ajudará a se desenvolver em outros aspectos.

Em mais de 50 países, e em muitos territórios e ilhas, o idioma oficial é o inglês, figurando na terceira posição na lista dos idiomas mais falados no planeta, após o mandarim e o espanhol.

São inúmeras as vantagens de se aprender inglês desde criança, mas vamos ver aqui as mais importantes para você se animar e começar hoje mesmo. Não é exagero. Hoje mesmo!

aprender inglês

10 vantagens de aprender inglês desde cedo

  1. A primeira vantagem de aprender inglês desde cedo é falar o idioma como se fosse sua língua materna.
  2. O bilinguismo produz efeitos positivos na inteligência e estimula a criatividade. As crianças bilíngues são mais habilidosas na resolução de problemas.
  3. Seu pequeno vai ter consciência de que o mundo não é uniforme, há outros pontos de vista. Ele vai ser mais compreensivo, tolerante e respeitoso com pessoas de outras culturas.
  4. As relações interpessoais do seu pequeno serão mais fluidas. Ele vai ter mais confiança em si mesmo.
  5. O cérebro vai se programar para aprender outros idiomas.
  6. Ele vai conhecer mais sua língua nativa e vai conseguir usá-la com mais eficiência.
  7. Se você o levar para viajar, seu filho vai aproveitar mais que as crianças monolíngues porque não vai sentir dificuldades para se comunicar. Em todos os hotéis e restaurantes do mundo, os funcionários que lidam com o público falam inglês.
  8. Seu filho vai poder estudar em qualquer universidade, tanto dentro do país quanto no exterior. Vai ter a oportunidade de ter acesso à informação mais atual e completa. Ou seja, vai ter acesso direto aos últimos avanços científicos, já que a maioria dos textos acadêmicos e tecnológicos são escritos em inglês. Mais de 56% dos sites da internet são editados em inglês. Em segundo lugar, está o alemão com 8%.
  9. As portas do mundo do trabalho estarão abertas ao seu filho. Como ele vai ter uma educação melhor, vai conseguir um emprego melhor. Assim, as oportunidades de trabalho vão se multiplicar se seu filho dominar o inglês, tanto no âmbito governamental quanto em empresas multinacionais.
  10. Um terço das empresas do mundo exigem que seus funcionários saibam o idioma da comunicação internacional, do comércio e das finanças.

Comece a ensinar seu filho em casa

aprender inglês

Primeiro, se você tem um bebê, faça a mesma coisa que muitos pais fazem: coloque na televisão somente filmes, programas e séries infantis em inglês. Quando o pequeno for mais velho, ouça todos os dias audiolivros e músicas em inglês.

Não importa quantas vezes você tiver que repetir para que os pequenos entendam algo. As crianças adoram ouvir de novo a mesma história e a repetição aumenta as chances de sucesso no aprendizado.

De nada vai servir seu filho frequentar aulas de inglês se, quando chegar em casa, perder todo o contato com esse idioma até a próxima aula. Peça para ele cantar músicas que aprendeu nas aulas. Pratique com ele e transformem esses momentos em diversão.

Nos momentos de descanso, vocês podem assistir filmes em inglês sem precisar ler as legendas, muitas vezes mal traduzidas. Vocês também vão pode aproveitar conteúdos na internet não disponíveis em outras línguas. Sem dúvida, vai ser muito legal!  

Por exemplo compre livros de histórias nos dois idiomas ou baixe aplicativos de jogos em inglês para smartphones. Transforme esses momentos em diversão para seu filho, pois você nunca deve obrigá-lo a aprender.

O importante é a criança estar sempre em contato com a língua e se familiarizar com o inglês de maneira recreativa, pouco a pouco, sem pressa. Isso também vai melhorar a pronúncia.

Quanto mais novo seu filho começar a estudar inglês, melhor será seu domínio da língua.