14 nomes de origem grega para meninas

· 6 de março de 2019
Uma grande parte dos nomes de origem grega para meninas está relacionada a heroínas e divindades gregas. Se você estiver interessado nessas opções para a sua pequena que está a caminho, conheça seus significados abaixo.

Se existe uma civilização na terra que teve uma influência significativa sobre a humanidade, essa foi a civilização grega. Com sua filosofia e seu vasto conhecimento, os gregos mudaram radicalmente a vida das pessoas, mesmo em outros impérios, como o Império Romano.

A partir de lá, originou-se uma grande parte das línguas faladas no mundo e até nomes, não apenas para identificar indivíduos, mas para imortalizá-los. É por isso que, até hoje, você pode encontrar nomes de origem grega para meninas.

Com o tempo, a Grécia tornou-se o berço dos deuses e um dos países mais importantes da antiguidade. Portanto, alguns dos nomes gregos têm desfrutado de grande popularidade devido à sua sonoridade. Outros, diferente destes, prosperaram pela conotação ou etimologia de seu significado.

A importância de saber escolher

Obviamente, o nome da sua filha deve ser muito bem pensado. A decisão que você tomar marcará o resto da vida dela e será a forma ou a maneira com que ela será identificada.

A lista de nomes de origem grega para meninas pode ser muito ampla. Portanto, tome seu tempo e pesquise os significados para que, com o tempo, você possa explicar à sua filha o que o nome dela representa.

É por isso que será importante que você se aprofunde um pouco mais na cultura grega, já que você deve procurar a origem e o significado dela.

Com certeza você também encontrará alguns nomes que não serão tão bem aceitos. Escolher um nome de origem grega para sua filha não é apenas uma questão de identidade, mas também de sentimento.

O nome e seu significado

Ao escolher algum dos seguintes nomes de origem grega para as meninas, leve em conta que seu significado remonta à mitologia dessa civilização.

Portanto, você certamente desejará dar importância ao que esse nome expressa, ainda mais se você quiser que, de uma forma ou de outra, sua filha se identifique com o significado.

Alguns dos nomes gregos têm desfrutado de grande popularidade devido à sua sonoridade. Outros, diferente destes, prosperaram pela conotação ou etimologia de seu significado.

14 nomes de origem grega para meninas com muito significado

Aqui estão alguns exemplos:

  • Adara. Seu significado expressa beleza e descreve a mulher que tem esse nome como bonita e muito sensível.
  • Aileen. Esse nome significa prado verde. Está intimamente relacionado com os elementos místicos da natureza, que representavam elementos divinos para os gregos.
  • Briseida. Nome que faz alusão à mítica Guerra de Troia. Briseida era uma bela jovem serva dos deuses.
  • Chloe. Significa “donzela fértil”. Era um dos nomes mais honrados da Grécia antiga.
  • Electra. Significa “brilhante” e permite à mulher que o carrega brilhar com sua própria luz.
  • Gemina. O nome que significa ‘duplo’ e que se refere ao signo de Gêmeos no horóscopo, algo muito enraizado nessa civilização até hoje.
  • Harmony. Expressa harmonia e foi um nome escolhido para meninas que se tornavam amantes da música.
  • Iliana. Esse nome designa a luz e se refere a uma personalidade alegre e feliz.
  • Karen. Designa uma mulher que inspira pureza, bondade e transparência nas relações.
  • Madelia. Esse nome faz referência a uma torre alta. Possivelmente, está relacionado a aspectos de defesa, como as paredes de uma cidade.
  • Natasha. Alude ao renascimento, tanto de um novo dia como de um novo ser.
  • Selena. Sua etimologia se refere à lua. Relaciona-se com o místico e o mistério da noite.
  • Xanthia. Seu significado faz alusão a uma mulher com cabelo dourado e descreve a beleza exótica disso.
  • Yalena. Mulher com o poder e a capacidade de encantar os homens.

O nome e a personalidade

Basicamente, esses são apenas alguns nomes de origem grega para meninas. Os gregos tinham dezenas de deuses e criaram aquela aura de divindade entre os elementos da natureza e sua imaginação. Deuses a quem eles atribuíram sentimentos e características humanas.

Portanto, pode ser que a personalidade que sua filha formará esteja de acordo com o que o nome dela significa. Isso seria um grande incentivo para sentir muita honra de ter nomes de origem grega.

Por outro lado, você pode ter que levar em conta os apelidos e diminutivos, de tal maneira que a sonoridade do nome mantenha sua beleza e atratividade. Além disso, você deve visualizar um futuro no qual sua filha se sinta confortável com o nome escolhido.