30 nomes mitológicos para meninas

· 13 de junho de 2018
Neste artigo, você vai encontrar os melhores nomes mitológicos para meninas.

Há milhões de nomes para meninas. O difícil é a mamãe e o papai entrarem em acordo para escolher o que melhor define suas expectativas sobre esse bebê tão especial que vai chegar. Uma boa opção a se considerar são os nomes mitológicos para meninas, pois há grandes histórias por trás deles. 

Vários nomes mitológicos para meninas desde a Antiguidade clássica

1. Helena

Segundo a lenda, Helena foi a mulher mais bonita que existiu. Foi por ela que a Guerra de Troia começou. Um nome de origem grega com muita elegância e beleza.

2. Camila

Donzela guerreira de Roma, Camila é um nome que significa “perfeição”. Também foi o nome dado à virgem caçadora que ajudou Turno a lutar contra Eneias em Eneida, de Virgílio.

3. Minerva

Um nome de origem etrusca, que é conhecido devido à deusa romana da sabedoria. Um nome com muita força e originalidade.

4. Aurora

Era a deusa do amanhecer na mitologia romana. É um nome de origem latina pouco usado, mas muito bonito para qualquer menina.

5. Selene

Na mitologia grega, esse foi o nome dado à deusa que representa a lua, irmã do deus do Sol (Hélio). Uma mulher mágica de grande beleza e muito importante.

6. Aria

Originalmente, “Aria” foi o nome dado à filha de Apolo. Embora essa palavra tenha uma história complicada, hoje em dia seu uso como nome foi retomado graças a personagens de obras de ficção (especialmente do gênero fantástico). Também é um nome para meninos muito comum em países como: Índia, Afeganistão e Irã.

Considera-se que as meninas que recebem esse nome costumam ter uma pele muito bonita e grande força interior. Também se costuma dizer que esse nome leva os meninos a se destacar nas artes.

7. Nereida

Esse era o nome que se dava às ninfas que se encontravam no mar Mediterrâneo. É um nome delicado, mas que irradia muita força. As meninas costumam gostar muito desse nome. Vale destacar que as “nereidas” foram as cinquenta filhas do deus Nereu.

8. Dafne

Dafne foi uma bela ninfa dos bosques da mitologia grega. Ela era filha do deus do rio (Ladão), que a transformou em um loureiro para que escapasse do deus Apolo, quem se apaixonou perdidamente por ela e quis capturá-la para não perdê-la. É um nome charmoso, alegre e muito bonito.

9. Nadia

Nome de origem persa, árabe e eslava que significa “Esperança”. Em geral, tem diversas variantes (de acordo com a região) e também pode ser o diminutivo de nomes como Nadzieja. É um nome repleto de espiritualidade e que transmite muito amor.

10. Penélope

Nome de origem grega. Foi o nome da esposa de Odisseu (mais conhecido como Ulisses) e significa tecelã. Um nome muito bonito que proporciona virtudes bastante positivas, tais como: força, paciência e constância. Foi um nome muito popular na história da humanidade, por isso muitas mulheres importantes já tiveram esse nome: desde atrizes até filósofas.

11. Chloe

Esse é mais um dos vários nomes mitológicos para meninas mais populares hoje em dia. Acredita-se que na Grécia Antiga seu significado era “donzela fértil”. A essa ideia estavam associadas a beleza, a juventude e a vitalidade.

12. Afrodite

Foi o nome da deusa do amor e da beleza na mitologia grega. Um nome que emana graciosidade e beleza.

13. Isis

De origem grega, era o nome da deusa egípcia da maternidade. Um nome muito bonito para uma pequena e carinhosa menina.

14. Elina

Nome mitológico relacionado à inteligência. Um nome que qualquer pai adoraria dar à sua filha.

15. Calista

Esse nome faz referência às mulheres mais belas. Perfeito para sua filha!

Nomes mitológicos para meninas relacionados à beleza

16. Ivy

Outro dos vários nomes mitológicos para meninas é a versão anglo-saxã do que hoje em dia é comumente conhecido como uma planta muito bonita (a hera), com folhas de cor verde intenso e brilhante e que costuma se espalhar pelas superfícies. Na mitologia grega, esse foi o nome de várias personagens. Todas elas associadas à natureza e grandeza.

17. Ceres

Nome da deusa da agricultura e da terra na mitologia romana. Acredita-se que esse nome é indicado para meninas que fazem com que o mundo floresça ao seu redor. Portanto, transmitem muita vitalidade e alegria.

18. Cirene

Esse nome se refere a uma ninfa jovem, um nome muito bonito e original.

19. Idylla

Assim como “Camila”, esse é um nome que representa a perfeição.

20. Lorelei

Uma donzela que foi transformada em sereia no folclore alemão. Um nome bonito, original e pouco comum.

21. Megan

Entre os nomes mitológicos para meninas, esse se destaca porque transmite força, graciosidade, criatividade e beleza: perfeito para a linda menina que está para chegar ao mundo.

22. Vênus

Esse é o nome da deusa do amor na mitologia romana. Está associado a uma grande beleza e também a uma capacidade natural para apreciar o belo nos outros (tanto no interior quanto no exterior). É considerado um nome muito delicado e romântico.

23. Circe

Esse foi o nome de uma feiticeira na mitologia grega. Seu significado é “sedutora”. Assim, a menina que o recebe vai enfeitiçar a todos com seu nome.

24. Dora

Acredita-se que esse nome é a abreviação de “Pandora”, a primeira mulher criada por Hefesto e a quem se atribui o conhecido mito da caixa de Pandora. Acredita-se que esse nome significa “a que tudo dá”. Assim, pode-se interpretar que quem recebe esse nome é portadora de muitas virtudes. Um nome ideal para o melhor presente que a vida pode te dar.

25. Bárbara

É um nome relacionado com os bárbaros da Grécia Antiga. Seu significado é “estrangeira”. Também está associado a pessoas com grande força física e uma determinação inabalável. Um nome com muito poder, sem dúvida alguma.

nomes mitológicos para meninas

26. Leonor

Um belo nome que fará com que sua filha resplandeça com seu próprio brilho, pois se acredita que sua raiz bretã signifique “faísca”. Em geral, esse nome é associado à grande rainha Leonor da Aquitânia. A origem desse nome é incerta e frequentemente está associado com uma variante do grego “Helena” e o subsequente “Eleanor”.

27. Sabrina

Acredita-se que esse nome tem origem celta e que designa uma pessoa valente, decidida, amante da natureza e com os pés no chão. Na verdade, supõe-se que esse pode ter sido o nome de alguma divindade associada com o rio Severn.

28. Nella

Esse nome vai encantar a todos, já que significa “com luz própria”. Portanto, se você escolher esse nome para sua filha, saiba que ela vai brilhar com uma luz única. Acredita-se que esse nome tem origem latina.

29. Adrienne

Essa é a variante francesa do nome Adriana, que por sua vez é o feminino de “Adriano” ou “Adrian”, e, consequentemente, significa “aquela que vem do mar”. Em geral, tem um significado profundo e muito amplo, já que está associado ao mar Adriático. Na mitologia, esse nome aparece de diversas formas.

30. Kassia

Essa foi outra personagem da mitologia grega, mencionada especialmente nos mitos do deus Apolo e a tartaruga. Um nome muito bonito para as meninas. Seu significado é “pureza”. É especialmente reconhecido por ter sido o nome de uma famosa poetisa de Constantinopla.

Assim finalizamos nossa lista de 30 nomes mitológicos para meninas. Incentivamos você a pesquisar mais sobre as histórias dos nomes que mais gostar, já que oferecem um mundo surpreendente e, sobretudo, muito interessante.