4 frases de Gianni Rodari para educar as crianças

08 Março, 2018
A seguir vamos analisar algumas das frases mais famosas do mestre da fantasia: Gianni Rodari.
 

De que maneira as histórias se originam? Como os contos narrados são criados? Essas perguntas inquisitivas das crianças, levaram Gianni Rodari, no ano de 1973, a escrever a obra intitulada Gramática da fantasia.

Esta obra contém algumas formas de inventar histórias para as crianças e, por sua vez, ajudá-las a inventar histórias também.

As frases de Gianni Rodari, mestre da fantasia por excelência, foram escritas nos anos 70. Apesar disso se mantêm atuais por sua abordagem moderna. Vamos analisar algumas dessas famosas frases.

4 brilhantes frases de Gianni Rodari

Brincar com as palavras e a imaginação não é perder tempo. É se aproximar da realidade e se apoderar das palavras. As frases de Gianni Rodari têm como objetivo defender as crianças como criadoras ativas.

Estimular a imaginação e a criatividade

Para Gianni Rodari parecia um bom lema que todos usassem completamente as palavras, não para que todos fossem artistas, mas para que ninguém fosse escravo.

As crianças possuem a capacidade de mudar o que não está certo ou de transformar o mundo que quiseram impor a elas. É preciso alimentar a imaginação e a criatividade desde a infância, e esta deve ocupar um lugar muito importante na educação.

 

Ensinar a pensar

Rodari mencionou que não lhe parecia arbitrário deduzir que “se querem ensinar a pensar, devem antes ensinar a inventar”. Ao dar a criança uma dose de fantasia em sua imaginação, se contribui para enriquecer sua apreciação da realidade e da vida em si.

A fantasia não deve se impor diante da realidade

“A fantasia não é um lobo mau do qual é preciso ter medo, nem um delito que é preciso vigiar constantemente, mas, sim, um mundo extraordinariamente rico e marginalizado de uma forma estúpida”.

Esta é uma das frases de Gianni Rodari, escrita em 1990, que deu início aos grandes contos infantis. Ensina que a realidade não deve neutralizar a fantasia e, vice-versa, a fantasia não deve se impor sobre a realidade.

Ambas devem se complementar para nutrir e projetar literatura infantil, é um processo unido que combina a realidade com a fantasia, junto com o talento e a criatividade.

Reações da mente humana

“Jogar uma pedra em um lago que está calmo causa uma série de ondas na superfície que, sem dúvidas, vão afetando o que encontrarem por onde passarem”.

Esta metáfora explica em uma linguagem poética as reações da mente humana diante de uma só palavra. Assim como quando se joga uma pedra em um lago que está em repouso, que cria ondas na água, causando diferentes acontecimentos dentro do lago que afetarão tudo o que estiver nesse ambiente.

 

Técnicas de Rodari para desenvolver a criatividade nas crianças

Em sua obra Gramática da fantasia, pode-se encontrar uma grande quantidade de técnicas e recursos, que servem para ajudar a desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças, tais como:

  • O binômio fantástico. Consiste em dar às crianças 2 palavras que não tenham nenhuma relação entre si. Basicamente, palavras com as quais se deve construir uma história.
  • Contos ou fábulas ao contrário. Como num jogo de palavras, Rodari alterava os argumentos e valores dos contos, por exemplo, Polegar, o gigante.
  • Palavras que induzem. Usar um grupo de palavras ou imagens que não se relacionam entre si, para formar um conto que as relacione.
  • O que aconteceria se… Construir uma história fazendo perguntas para que a criança crie, como uma introdução estranha, como “o que aconteceria se o vento desaparecesse”?
  • Salada de contos. É misturar personagens, lugares e acontecimentos de diferentes contos. Pode-se inventar no começo do conto ou no final. Além disso, é muito útil para desenvolver a criatividade da criança.
  • Construção de uma adivinhação. Pode-se formar uma adivinhação a partir de associação e comparação de palavras.

Em conclusão, sem importar a época, o tempo ou a distância, as frases de Gianni Rodari continuam em vigor, apesar da globalização e da tecnologia.

Basicamente, os pensamentos de Rodari se mantêm atuais. Além disso eles ajudam a descobrir os benefícios de usar a imaginação para enfrentar os problemas e transmitir essa ideia às crianças.