4 histórias de Natal para crianças

24 de dezembro de 2018
Educação e literatura podem ser dois aliados perfeitos para ensinar valores e responsabilidades para as crianças. No Natal, são muitas as histórias que transmitem ensinamentos. A seguir, vamos mostrar alguns exemplos famosos.

O Natal é uma das épocas mais especiais do ano. É um momento ideal para compartilhar junto com a família e aproveitar todos os pequenos detalhes que o tornam único e especial.

As histórias de Natal para crianças são a desculpa perfeita para se sentar e desfrutar de histórias maravilhosas que fazem o leitor sentir a magia do Natal.

As melhores histórias de Natal para crianças

O nascimento do menino Jesus

Embora em muitos países o Papai Noel seja o principal protagonista do Natal, a verdadeira origem do mesmo se remonta ao nascimento do menino Jesus.

A vantagem desta história é que explica de forma didática e divertida o nascimento de um dos personagens mais importantes da história: Jesus.

O nascimento do menino Jesus conta a vida do bebê desde o momento da concepção. Especificamente, quando o arcanjo Gabriel visita Maria para informá-la de que ela seria a mãe do Messias.

Maria e José recebem seu filho na noite de 24 de dezembro em uma estrebaria enquanto uma estrela brilhante pousa sobre a manjedoura.

Esta estrela serviu de guia para que os três Reis Magos pudessem chegar para adorar a criança.

Um conto de Natal

Um conto de Natal, de Charles Dickens, é um dos grandes clássicos da literatura. O escritor e romancista inglês conseguiu capturar o verdadeiro significado do Natal em uma história cheia de anedotas e muitos ensinamentos.

É, sem dúvida, uma das histórias de Natal mais divertidas e esclarecedoras para as crianças sobre a verdadeira magia do Natal.

A história tem como protagonista Ebenezer Scrooge, um velho empresário muito mesquinho e amargo que esqueceu o significado do Natal. Ao longo da história três fantasmas aparecem para ele: o espírito do Natal passado, o do Natal presente e o dos futuro Natais.

histórias de natal

Esses espíritos o transportam para diferentes cenários, fazendo com que ele veja como se fosse por magia, aspectos de seu próprio passado, presente e futuro, bem como daqueles ao seu redor.

Graças a esta experiência, o velho Scrooge consegue compreender e se conectar com a beleza do Natal, que não é nada além de amar e compartilhar.

A magia das histórias de Natal

Rudolph, a rena do nariz vermelho

Rudolph, a rena do nariz vermelho é uma das histórias favoritas dos mais jovens da casa. Trata-se da rena mais popular do Papai Noel, cujo nariz vermelho o fez protagonista de histórias, filmes e músicas.

O conto de Rudolph não é apenas divertido, mas também tem uma boa mensagem para todos os que leem. Rudolph é uma rena nascida com um particular nariz vermelho que o envergonhava profundamente.

Seus companheiros costumavam zombar de seu nariz incessantemente, o que o levou a se isolar do grupo e vagar sozinho pelo frio Polo Norte.

Uma noite na véspera de natal, Papai Noel estava preparando seu trenó para distribuir os presentes a todas as crianças do mundo.

De repente, uma névoa espessa cobriu toda a terra e Papai Noel se preocupou, já que não podia ver as chaminés das casas para deixar os presentes.

Apesar do nevoeiro que cobriu o lugar, Papai Noel podia ver uma luz vermelha brilhante. Ele começou a segui-la até encontrar o solitário Rudolph.

O nobre Rudolph aceitou feliz a proposta de fazer parte do grupo de renas do Papai Noel e foi assim, graças a Rudolph, que nesse Natal todas as crianças do mundo receberam seus presentes.

A Estrela de Belém

A estrela que anunciou o nascimento do menino Jesus, é a protagonista desta linda história de Natal para crianças. A Estrela de Belém pode não ser uma das mais populares, mas é uma leitura agradável, ideal para se divertir em família.

Conta a história de Clara, uma pequena pastora que estava chorando de tristeza por não poder levar nenhum presente para o bebê Jesus.

No meio do choro, a menina observou o reflexo de uma estrela brilhante no fundo do poço. Então, ela pegou um balde de água e pensou em levar o reflexo da estrela para o recém-nascido.

histórias de natal

No entanto, quando Clara chegou ao portal, o telhado da estrebaria não permitia que as pessoas observassem o reflexo da estrela.

A pequena pastora envergonhada começou a chorar quando, de repente, uma de suas lágrimas começou a brilhar com grande força e se desprendeu de seu rosto até se tornar a estrela mais brilhante de toda a cidade de Belém.

Graças a essa estrela, os três Reis Magos puderam encontrar o caminho que os levaria até o menino Jesus.

As histórias de Natal para crianças são histórias maravilhosas que recordam a verdadeira magia dessa época do ano. Essas quatro histórias não são apenas agradáveis e divertidas, mas cada uma delas possui uma mensagem de união, generosidade e amor.

  • Dickens, C. (2012). Cuentos de Navidad (edición ilustrada). Literatura Random House.
  • Felgueroso, A. A. (2006). La Navidad en la literatura. Padres y Maestros/Journal of Parents and Teachers, (304), 23-27.
  • Goldsack, G. & Gutman, A. (n.d.). Nadivad-cuentos. Abeto cuentos, 25.