Ensine seu filho a não zombar dos outros

· 15 de fevereiro de 2018
Muitas crianças zombam dos outros sem pensar nas consequências que isso pode acarretar. Ensinar em casa a ter respeito e mostrar empatia é fundamental para a educação dos pequenos.

Ensinar seu filho a não zombar dos outros vai evitar que ele se sinta rejeitado. Além disso, as crianças devem entender que essas condutas, que incluem zombar dos outros, diminuem suas habilidades para se relacionar e transgridem as normas e as condutas sociais. 

Quem zomba também sofre

É comum pensar que a criança que zomba não sofre. Mas a verdade mostra que é fraca e covarde, tentando encobrir através das zombarias.  Também pode ser evidência de um comportamento aprendido em casa ou de que ela não se sente bem consigo mesma.

Em alguns casos ela pode ter sido vítima de zombarias e faz a mesma coisa com outras crianças.

É em casa onde começa o ensinamento de valores. Mas existem pais que não corrigem a criança que zomba dos outros porque não veem isso como um problema. Pode acontecer de terem o costume de criticar outras pessoas e esses são exemplos que as crianças imitam.

Agressividade em casa

Também é preciso se questionar sobre as razões que levam uma criança a se comportar dessa maneira. A carência de afeto ou a agressividade em casa são gatilhos para a zombaria. As crianças liberam essa frustração através das agressões físicas e verbais contra quem elas acham que é mais fraco.

Os pais devem entender que zombar dos outros pode desencadear condutas agressivas nos filhos. Além disso, minimiza suas possibilidades de sucesso escolar e afeta sua capacidade de tolerância para se relacionar com os outros.

Em matéria de controle paterno, é imprescindível agir imediatamente frente a qualquer episódio de zombaria.

Os pais, em casa, devem educar constantemente seus filhos do ponto de vista emocional. Ensinar uma criança a não zombar dos outros inclui fazê-la entender que esse comportamento é inaceitável. Incentivar a criança a se colocar no lugar do outro é uma maneira de fomentar a empatia.

zombar dos outros

O que fazer para ensinar meu filho a não zombar dos outros?

Zombar dos outros pode produzir rejeição no agressor, declínio na aprendizagem escolar e baixa autoestima. Também aumenta a agressividade e a insegurança pessoal. É uma evidência de como se ignoram as normas que regem o comportamento social.

Mostrar o risco de que outros ajam da mesma maneira

Quando uma criança zomba dos outros, ela busca uma forma de ter o controle ou de chamar a atenção. Talvez seja a única maneira que ela conhece de se relacionar com os outros.

A melhor maneira de combater esse comportamento é conversar com ela. Explicar o mal que faz aos outros e como sua ação é desagradável são coisas que fazem parte do ensinamento.

Também é preciso conversar sobre o risco que implica uma ação dessa natureza. Se continuar assim, é provável que outras crianças optem por zombar dela também ou que alguém queira agredi-la por causa das zombarias.

Ensinar com o exemplo

Os pais devem ensinar com o exemplo e nunca reproduzir o comportamento que se quer corrigir na criança. O que devem fazer é reforçar as condutas positivas do filho através do reconhecimento do bom comportamento.

O amor não pode faltar nesse processo de ensinar uma criança a não zombar dos outros. Se ela se sentir querida, a insegurança vai diminuir e, com ela, a agressividade também.

Respeito e tolerância, valores fundamentais

Quando a criança entender o mal que as palavras podem fazer, ela vai aprender a aceitar o outro e suas diferenças.

Estimular valores como o respeito e a tolerância vai aumentar sua capacidade de convivência na infância. O resultado é que será uma pessoa melhor no futuro.

zombar dos outros

Introspecção paterna

Para ensinar uma criança a não zombar dos outros, é importante fazer uma introspecção. Um pai com baixa autoestima e incapacidade de fazer amizades não poderá orientar a criança. Essa pessoa deve se conhecer melhor e dar mais valor a si mesma para que o pequeno a veja como um modelo a seguir.

Incentivar e motivar a criança é uma necessidade. Ajudar o pequeno a ter novos amigos, falar bem das pessoas e cooperar com os outros são formas de corrigir um mau comportamento.

 “Um bom aconselhamento profissional pode ajudar a criança a encarar suas frustrações, lidar com a ira ou a insegurança e aprender a se relacionar”

E se meu filho for vítima das zombarias?

Quando os filhos são vítimas das zombarias, os pais devem reforçar a segurança e ensinar aos pequenos a não ter medo do que os outros vão dizer. Uma estratégia pode ser mostrar o senso de humor ou ensinar os pequenos a ignorar as zombarias.

Se a criança for vítima de zombarias, é fundamental que ela receba amor e compreensão. Levantar a autoestima e reforçar seu sentimento de segurança faz parte do processo de ensinar um filho a não dar ouvidos às zombarias dos outros.

, [336, 280]], 'div-gpt-ad-1477564485857-3') .setTargeting('red', ['false']) .setTargeting('section', ['5']) .setTargeting('url', ['/ensine-seu-filho-nao-zombar-dos-outros/']) .setTargeting('topic', ['default']) .setTargeting('tags', ['educação das crianças', 'lidar com as provocações', 'zombar', 'zombarias']) .setTargeting('marfeeltype', [getMrfP()]) .setCollapseEmptyDiv(true,true) .addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSyncRendering(); googletag.enableServices(); googletag.display('div-gpt-ad-1477564485857-3'); });