Receitas para comer de colher para crianças

· 16 de fevereiro de 2018
Muitos pais pensam no que cozinhar para seus filhos para variar e sair da rotina. Longe de ser opções rebuscadas e caras, as receitas para comer de colher podem ser a saída perfeita e nutritiva que você está procurando.

As receitas para comer de colher são ideais para as crianças que já incluíram muitos alimentos na dieta. Podem ser servidas quentes ou frias e contêm ingredientes saudáveis e nutritivos.

Neste artigo apresentamos algumas opções para que você inclua no seu cardápio semanal e surpreenda sua família com pratos diferentes.

Frequentemente ficamos sem ideias novas na hora de cozinhar. Para uma família com filhos, essa complicação pode ser pior ainda, pois frequentemente os pequenos se cansam das refeições repetidas.

Além disso, se as crianças não forem muito adeptas a experimentar comidas novas ou a incluir novos alimentos na dieta, a tarefa pode ser ainda mais difícil.

No entanto, como para tudo há uma solução, as receitas para comer de colher podem representar uma ótima alternativa para muitas mães e pais. Por quê? Vamos contar tudo para você a seguir.

Vantagens das receitas para comer de colher

Se você está pensando em adicionar esse tipo de almoço ou jantar no seu cardápio, aqui damos a você mais razões para fazer isso:

  • São fáceis de preparar e não demandam muito tempo.
  • São saudáveis.
  • Permitem incluir vegetais quase sem que as crianças percebam.
  • São ideias tanto para climas frios quanto para climas quentes.
  • São refeições de fácil digestão.
  • Não incluem ingredientes caros.

5 receitas para comer de colher para crianças

As receitas para comer de colher que apresentamos a seguir vão se transformar nas suas grandes aliadas na hora de oferecer refeições simples, nutritivas e deliciosas. Como já dissemos anteriormente, esse tipo de prato também tem variedades que podem ser consumidas frias. Mas neste artigo vamos nos concentrar nos pratos que são servidos quentes.

Se você ainda não experimentou, não perca tempo! Prepare hoje mesmo a receita que mais gostar.

1.- Purê de vegetais com lentilhas

Para essa receita, você vai precisar de uma grande variedade de vegetais. Os passos são os seguintes: primeiro, ferva durante 20 minutos as lentilhas (250 g), 1 cebolinha grande, 2 abobrinhas pequenas, 3 cenouras grandes e 3 batatas.

Em seguida, separe as batatas e cozinhe por mais 5 minutos junto com 4 folhas de couve e 1 pé de acelga.

Após tirar essa mistura do fogo, amasse tudo, corte as batatas em pedacinhos e misture com o purê. Como toque final, adicione por cima salsinha, sal e pimenta do reino.

receitas para comer de colher

2.- Nhoque com abóbora e couve

Para fazer essa receita, você deve colocar uma panela no fogo com 1 colher de manteiga e 300 gramas de abóbora. Em seguida, acrescente 1 pimentão vermelho, sálvia, um alho e uma pitada de sal.

Depois, adicione 300 ml de caldo de galinha e 300 gramas de couve-flor cortada. Mantenha no fogo por quatro minutos e adicione o nhoque. Após um minuto, você pode acrescentar queijo ralado. Assim que ferver, retire do fogo e sirva.

“As receitas para comer de colher permitem incluir vegetais quase sem que as crianças percebam”

3.- Creme de beterraba, abóbora e aspargos

Essa refeição é uma das opções mais nutritivas, pois é rica em vitaminas, carboidratos, açúcares, fibras, ácido fólico e ferro.

Em primeiro lugar, você deve lavar, descascar e cortar 3 beterrabas inteiras sem cozinhar, os aspargos e meia cebola em fatias finas. Em seguida, refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.

Depois, acrescente os aspargos e refogue um pouco mais. Posteriormente, adicione a beterraba, 1 colher de sementes de abóbora, 1 colher de chá de cúrcuma, sal e cubra com água. Deixe cozinhar por 20 minutos.

Por fim, tire do fogo e amasse tudo. Você pode escolher servir quente ou frio, de acordo com a sua preferência.

4.- Sopa de legumes e frango

Perfeita para os dias de frio, as sopas são uma receita ideal para incluir alimentos variados na dieta das crianças. Nesse caso, vamos contar como preparar uma sopa de verduras e frango.

Primeiro, corte em cubos pequenos, 1 cenoura e 300 gramas vagem. Em seguida, corte 3 filés de peito de frango em cubos bem pequenos e refogue com duas colheres de azeite. Depois, acrescente 2 alhos-poró e refogue por mais 5 minutos.

Por fim, acrescente os legumes e um litro de caldo de legumes e cozinhe por 20 minutos em fogo médio

receitas para comer de colher

5.- Batatas a la riojana

Esse prato é tradicionalmente ligado ao outono, às chuvas e ao frio. Simples de preparar e delicioso é um prato que atrai tanto as crianças quanto os adultos.

Para seu preparo, cozinhe com azeite e em fogo baixo 2 cebolas cortadas em rodelas e 3 dentes de alho. Quando começarem a dourar, acrescente o chouriço ou a linguiça calabresa cortada em rodelas e sem pele para continuar refogando.

Depois, acrescente as batatas lavadas, descascadas e cortadas em cubos. Coloque sal e uma folha de louro. Misture e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Por fim, cubra com água e deixe ferver por 30 minutos. Assim que as batatas estiverem macias, você pode tirar do fogo e servir.

“As receitas para comer de colher são ideais para as crianças que já incluíram muitos alimentos na dieta”

Se você é um amante da cozinha e gosta de experimentar, essas receitas para comer de colher são uma opção prática e simples para experimentar novos sabores. Existem muitas variedades desse tipo de refeição. Então não hesite em apresentar aos seus filhos as opções.