
Para muitas pessoas, um bom professor é aquele que conhece e domina bem o assunto e faz com que seus alunos atinjam os objetivos estabelecidos. No entanto, para as crianças, um bom mestre é muito mais do que isso.
A perda de interesse, a impaciência e a distração podem ocorrer por não saber escutar. As brincadeiras para estimular a escuta ativa nas crianças são muito recomendáveis para que elas aprendam a escutar sem perder o interesse.
Seus filhos te escutam ou só te ouvem? Na verdade há sim uma diferença. Com certeza te ouvem, o problema é que não prestam atenção e não se importam com aquilo que você diz. Felizmente, são crianças e adoram brincar. Por isso, te apresentamos 5 brincadeiras para estimular a escuta ativa nas crianças de forma agradável e divertida.
Essas brincadeiras se baseiam em diferentes orientações que as crianças deverão seguir. Se elas não prestarem atenção, não poderão desenvolver bem as brincadeiras. Podem servir para crianças que têm dificuldade para se concentrar, mas também pode ser útil para aquelas que apresentam dificuldades com a linguagem.
Às vezes, dar uma ordem não é o suficiente: é preciso dar exemplos de como se brinca. Se for preciso demonstrar várias vezes para que captem a ideia, não tem problema.
Reforce uma atitude positiva através da motivação e do apoio. É recomendável que você ou algum outro adulto participe da brincadeira, para assim poder manter o fio condutor da ação. Se em algum momento as crianças se distraírem e pararem de brincar, você pode intervir para que não percam o interesse.
Se após várias tentativas você perceber que alguma das crianças não consegue entender a brincadeira, tente novamente em outro momento ou comece outra atividade. É possível que essa criança em particular precise de mais atenção ou de outro tipo de técnica.
Deve-se dizer às crianças que elas precisam executar uma ação após escutar a frase “O mestre mandou”. Assim, você lhes dirá, por exemplo: “O mestre mandou tocar nosso nariz”; “O mestre mandou levantar o pé direito”, ou outras frases desse tipo.
As crianças recebem se beneficiam muito com as brincadeiras e estimulam a escuta ativa.
Prepare cartões com imagens de frutas. Peça para que as crianças fiquem em um círculo e distribua uma fruta para cada uma. Aponte duas frutas por vez, por exemplo, laranja e maçã.
As crianças que estiverem com essas frutas deverão trocar de lugar. Antes de começar, explique que quando você disser a frase “Salada de frutas”, todos devem trocar de lugar.
Esta atividade é muito simples, porém mantém vivo o interesse das crianças. Leia um conto ou uma historia e peça para que façam certa ação sempre que você disser uma palavra específica.
“Se em algum momento as crianças se distraírem e pararem de brincar, você pode intervir para que não percam o interesse.”
Separe estes materiais: cartões com temas para dialogar, um chapéu e uma ampulheta (esta é opcional, você também pode usar o cronômetro do seu relógio). Peça para que as crianças formem um semicírculo e fique de frente para elas. A brincadeira consiste em dar o chapéu para uma criança e pedir que ela escolha um dos cartões.
A criança deverá falar sobre o tema escolhido durante um minuto e, em seguida, passar o chapéu para outra criança, para que ela escolha outro cartão e repita o processo. Enquanto esperam a sua vez, o restante das crianças deve permanecer em silêncio.
“As brincadeiras para estimular a escuta ativa são perfeitas para serem realizadas ao ar livre.”
Esta é uma atividade muito divertida e dinâmica. Consiste em começar com a frase “Fui à feira e comprei…” seguida de outra palavra, por exemplo: “Fui à feira e comprei maçã”.
Em seguida, a criança à sua direita deverá continuar a frase adicionando mais uma palavra e repetindo a frase completa. Ficaria assim: “Fui à feira e comprei maçã e banana”.
Não importa quais brincadeiras para estimular a escuta ativa você vai escolher. O objetivo é manter vivo o interesse das crianças. Se você perceber que em algum momento a animação do grupo estiver diminuindo, mude de brincadeira ou inverta os papéis.
Depois de um tempo, as crianças se envolverão mais nas brincadeiras e o progresso será mais evidente. Perceba qual atividade mais lhes motiva e tente fazer variações para manter as crianças interessadas.