5 frases que todos os pais devem usar

· 9 de outubro de 2017

Uma das habilidades necessárias no lar é saber quais são as frases que todos os pais devem usar para ter uma comunicação adequada com os membros da sua família. Dizer as palavras corretas no momento exato é fundamental para ajudar os seus filhos a se empoderar.

Quanto mais forte e estável for a relação existente entre os pais e os filhos, maior é a possibilidade de que as crianças cresçam como adultos equilibrados e de sucesso. Nesse artigo você encontrará várias frases simples que contribuem para melhorar o vínculo que você tem com seus filhos.

Se você utiliza essas frases que todos os pais devem usar, pode incentivar qualidades nos seus filhos como segurança em si mesmo, a felicidade, a confiança de saberem que são queridos e uma sólida autoestima. Aproveite qualquer momento de união para dizer para sua família o quão importante ela é para você. Se você se expressa com carinho e sinceridade seus filhos também aprenderão a agir assim.

mãe e suas três filhas sorrindo e posando para foto

“Não há nada que se possa comparar com a palavra e a comunicação. Não há nada comparável a poder falar com a pessoa adequada no momento adequado em que a pessoa a quem se fala tem vontade de escutar, e a pessoa que fala deseja falar.” -Carmen Martín Gaite-

Palavras de coragem: as palavras que todos os pais devem usar

1. “Te amo”. É talvez a mais óbvia e também uma das mais importantes. As crianças precisam saber que você as ama e as aceita incondicionalmente. Ainda que em alguns contextos seja comum usar esse tipo de expressão, ela possui um valor essencial para melhorar a dinâmica familiar. Diga com frequência, evite assumir que seu parceiro e seus filhos já sabem disso. Essas palavras estão carregadas de felicidade e carinho.

2. “Vá em frente! Tente!”. Quando uma ação não colocar em risco a integridade da família, você deve motivá-los. Incentivá-los a enfrentar desafios ajuda a acreditar neles e em suas capacidades. A vida adulta é uma etapa em que você encontra diariamente desafios, assim, se desde pequenos você prepara o seu filho a tentar e dar um passo adiante, ele será um adulto capaz e valente.

3. “Estou orgulhoso/orgulhosa de você”. Não é preciso esperar um grande sucesso na vida dos seus filhos para lhes dizer que você sente orgulho deles. O importante é que saibam que você está orgulhoso do que eles são, do que fazem. O que fazem é temporário, mas o que são é eterno. Use essa frase quando perceber um comportamento positivo, um valor que você procurou incentivar neles.

4. “Desculpe-me”. As vezes durante as discussões acaloradas você pode dizer algo pesado que na verdade não sente. Se isso acontecer é fundamental que você peça desculpas. Quando você manifesta humildade, seus filhos lhe respeitarão mais e aprenderão que todas as pessoas cometem erros e que é preciso assumi-los com responsabilidade.

5. “Estou aqui, conte comigo”. à medida que os filhos crescem, reivindicam mais independência. Querem liberdade para escolher e tomar seus próprios caminhos. O mais importante é que eles saibam que você estará sempre ao lado deles.

Algumas dicas adicionais

Formar uma família é uma aventura cheia de alegrias, perguntas e dúvidas. Como usar essas frases? Em que momento você deve fazer isso?

 

  • Comece pouco a pouco. Escolha uma das frases que você acabou de ler e use-a ao menos uma vez no mês seguinte. Depois escolha outra e comece a combiná-las dia após dia. Ainda que às vezes seja difícil se expressar é indispensável que você o faça.
  • Complemente essas palavras com um pouco de contato físico. Não há nada mais sincero que o olhar e os abraços.
  • Faça-os saber que suas opiniões contam, e que além de dizer palavras bonitas você escuta o que eles têm a dizer.
  • Evite a todo custo dizer coisas que se arrependerá em seguida. Procure não responder com palavras negativas quando você estiver com o temperamento alterado. As frases negativas duram mais na mente do que as positivas.
  • Reconheça seus sucessos grandes e pequenos. Diga sempre que eles são bons, inteligentes, capazes, talentosos e valiosos. Que ainda que às vezes as coisas não saiam como esperado, sempre existem oportunidades para tentar de novo. Inclusive quando estiver corrigindo algum comportamento inadequado, ressalte suas virtudes acima de tudo.