5 ideias para organizar o cantinho de estudo das crianças

· 17 de maio de 2019
Para conseguir o máximo desempenho no estágio escolar das crianças, é muito positivo que elas tenham um local adequado para estudar. Ao organizar o cantinho de estudo das crianças, existem algumas orientações importantes a serem consideradas.

Desde cedo, é muito benéfico que os pais incentivem as crianças a terem diferentes hábitos que favoreçam o processo de aprendizagem e a capacidade de organização. Dessa forma, os pequenos podem cumprir as suas tarefas escolares, de acordo com a idade.

À medida que crescem, as crianças adquirem mais responsabilidades, sobretudo no ensino fundamental e médio. Nessa fase escolar, elas têm cada vez mais tarefas para cumprir, bem como apresentar trabalhos e fazer provas.

Portanto, é importante ter um local adequado onde ela possa se concentrar para realizar essas tarefas. Um cantinho de estudo das crianças é a melhor solução.

A preparação de um espaço ideal para a criança estudar é uma questão importante. Para isso, algumas orientações devem ser consideradas para que esse ambiente tenha todos os recursos necessários para criar uma atmosfera agradável e, ao mesmo tempo, seja conveniente para ela se concentrar e evitar distrações.

Em primeiro lugar, é preciso considerar as dimensões do espaço disponível para começar a organizar onde será a área de estudos. Nesse momento, é importante considerar algumas questões para organizar o cantinho de estudo das crianças.

5 ideias para organizar o cantinho de estudo das crianças

1. A escolha da escrivaninha

A fim de organizar o cantinho de estudo das crianças, é preciso começar pela escolha da escrivaninha onde a criança fará a lição de casa. A escolha dos móveis e a decoração do ambiente dependerá do gosto pessoal, assim como as necessidades de cada um.

O ideal é ter uma escrivaninha larga com gavetas onde o pequeno possa colocar todos os materiais escolares, além de apostilas, cadernos, livros, etc. Isso facilitará na hora de estudar pois tudo estará ao alcance e evita-se distrações no momento do estudo.

Ter um cantinho de estudos das crianças incentiva os estudos

O espaço dos estudos deve ser organizado de modo que a criança sempre se sinta motivada na hora de fazer as tarefas. Por exemplo, ter um lugar específico para colocar os lápis ou os livros é uma boa maneira de estimular os estudos.

A responsabilidade pela organização da área de estudos é importante para criar o hábito. Assim, a criança será capaz de se organizar para cumprir as suas obrigações.

2. A localização da escrivaninha

A escrivaninha deve estar num local onde a iluminação for boa. O mais recomendável é aproveitar a luz natural para que a criança não force a visão ao ler. Também recomenda-se colocar uma luminária de mesa para quando a iluminação natural não for suficiente.

3. Outro elemento importante: a cadeira

Assim como a escrivaninha deve ser adaptada às tarefas escolares, a cadeira ideal deve ser ergonômica e acomodar bem as costas da criança.

A cadeira deve fazer com que a criança se sinta confortável e ao mesmo tempo não se descuide da postura. Para isso, é importante que a criança mantenha as costas retas na hora de estudar. Com essa posição, evita-se a tensão muscular que causa dores nas vértebras cervicais.

Por isso, é importante encontrar uma cadeira adequada para as necessidades da criança. Assim, ela pode realizar as atividades da maneira correta e aumentar ainda mais a concentração e o desempenho.

“A preparação de um espaço ideal para a criança estudar é uma questão importante.”

4. Delimitando o cantinho de estudo das crianças

Na medida do possível, procure separar a área de estudo do espaço de diversão. Isso é muito importante porque irá preparar a criança para obter o melhor do seu desenvolvimento cognitivo.

Por um lado, o espaço de estudo será associado ao comportamento responsável e organizado. Isso vai ajudar o pequeno a se concentrar para realizar as atividades e desenvolver melhor as suas habilidades.

Por outro lado, no espaço para brincar é onde poderá se divertir e ter liberdade para criar as suas próprias atividades. A possibilidade de as crianças terem uma área lúdica também é muito positiva para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.

O espaço de estudos das crianças deve ter uma boa iluminação.

5. O computador fica na área de estudos ou de lazer?

É preciso ser claro quando a criança estiver estudando e quiser usar o computador. Esse uso deve ser apenas para fins escolares, seja para pesquisar ou aprender e praticar certas habilidades, como uma língua estrangeira.

Também não há nenhum problema com o uso do computador para fins recreativos, desde que seja controlado por um adulto e que dois pontos importantes sejam levados em consideração:

  • Primeiro, é preciso determinar o tempo de uso. Não é benéfico para a criança passar muitas horas na frente do computador.
  • Além disso, é preciso controlar o conteúdo ao qual a criança tem acesso para a segurança dela.

Em suma, organizar o cantinho de estudo das crianças e proporcionar um ambiente adequado para o desempenho de suas tarefas é importante para o ensino de valores. Trata-se de transmitir hábitos de responsabilidade que elas aprenderão e levarão por toda a vida.