6 passatempos para crianças

· 24 de abril de 2018
Seus filhos ficam facilmente entediados? Antes de mandá-los direto para a frente da televisão ou do computador, veja essas recomendações de passatempos que com certeza as crianças vão adorar.

Se existe um aspecto que caracteriza as crianças é a capacidade de ficar facilmente entediadas. Às vezes, parece não existir nada no mundo que seja capaz de combater essa sensação. Mas não se preocupe! Aqui vamos oferecer algumas sugestões de passatempos para crianças que podem deixar sua vida mais fácil quando seu pequeno não souber o que fazer com tanto tempo livre.

Um passatempo é uma atividade que alguém realiza pelo simples fato de sentir prazer. O objetivo é exatamente esse: passar o tempo. Quando uma pessoa se interessa ou, até mesmo, se apaixona por uma atividade, praticamente nada produz tanta felicidade quanto realizar tal atividade.

Os passatempos para crianças têm esse mesmo efeito: costumam se transformar nas atividades preferidas dos pequenos. Assim, eles passam o dia todo esperando que chegue o momento de fazer aquilo de que tanto gostam.

Podem ser atividades praticadas individualmente, em grupo, em casa, na escola ou no parque ao ar livre. Existem passatempos de todos os tipos. Mas neste artigo vamos apresentar seis que, com certeza, seus filhos vão adorar!

Os 6 melhores passatempos para crianças

1.- Pintar

A arte é sinônimo de relaxamento, entretenimento e reflexão para muitas pessoas. Para as crianças, portanto, sentar para desenhar e pintar constitui uma das maneiras de expressão mais divertidas.

Ao longo da vida das crianças, o desenho passa por diferentes fases e vai evoluindo à medida que elas amadurecem. Portanto, não tente corrigir seu filho para que ele desenhe “corretamente”. Também não tente interpretar seus desenhos nem exija que ele explique o que fez.

Simplesmente, limite-se a se sentar ao lado dele. Observe o que desenha e faça companhia. Parabenizar seu filho pelos seus esforços e suas conquistas vai contribuir para melhorar a autoestima e a confiança em si mesmo.

2.- Grupos de leitura ou escrita

A leitura é uma atividade que proporciona vários benefícios importantes para o desenvolvimento das crianças. Com o passar dos anos, a escrita também se transforma numa excelente opção de passatempo para as crianças.

Existem instituições e profissionais que organizam grupos nos quais as crianças aprendem a criar, escutar e compartilhar seus trabalhos literários. Como a maioria dos contos que leem têm ensinamentos e morais de vida, esse espaço proporciona um excelente lugar de reflexão em grupo.

Além disso, existe a possibilidade de criar brincadeiras e atividades relativas às histórias contadas. Não há idade específica nesses grupos, pois cada criança sempre tem algo maravilhoso para contribuir.

3.- Esportes

Sem dúvidas, os esportes são ótimas alternativas para estimular o crescimento das crianças em todos os seus aspectos. Nesse item, estamos nos referindo exclusivamente aos esportes que envolvem competição. Com uma bola ou com os instrumentos necessários para jogar uma partida, as crianças já têm um ótimo passatempo.

As atividades esportivas combatem o sedentarismo, a obesidade, estimulam as habilidades motoras e fortalecem músculos e ossos. Certamente também são uma excelente formar de fazer novas amizades.

“Os passatempos nos protegem das paixões. Um passatempo se transforma em uma paixão”
—Marie Von Ebner-Eschenbach—

4.- Jogos de tabuleiro

E quando está chovendo e não sabemos o que fazer com as crianças em casa? Fique tranquila! Um dos melhores passatempos para as crianças são os jogos de tabuleiro. Mesmo sem nem perceber, elas podem passar tardes inteiras jogando e se divertindo.

Monopoly, Batalha Naval, Jogo da Vida ou qualquer um dos milhares de jogos desse tipo podem ser a saída perfeita para tardes em casa. Mais uma vez, é estimulada a necessidade de socializar: os jogos de tabuleiro sempre envolvem duplas ou grupos de jogadores.

5.- Adivinhações, palavras-cruzadas e caça-palavras

Se seus filhos gostam mais de desafios mentais, com certeza vão adorar esses passatempos! As adivinhações são excelentes para estimular o raciocínio e a imaginação. Além disso, estimula-se o uso da linguagem para descrever objetos e animais.

Por outro lado, as palavras-cruzadas estimulam a capacidade de encontrar respostas e buscar sinônimos para palavras já conhecidas. Por fim, os caça-palavras são um grande desafio visual que também exige ser um ávido conhecedor de termos.

passatempos para crianças

5.- Brincadeiras ao ar livre

Como as gerações passadas se divertiam sem celular ou computador? Fácil: com o que encontravam fora de casa. Passear num parque, construir esconderijos no quintal ou criar automóveis com caixas de papelão e outros elementos caseiros pode ser a aventura perfeita para seus filhos.

Se você deseja passar um momento com eles, coloque em prática a sua criatividade e os surpreenda com algumas brincadeiras ao ar livre. Eles vão adorar sua presença e, assim, você terá certeza de que estão seguros enquanto se divertem.

Assim como é possível observar, quando o tédio aparece não significa que a primeira opção deva ser sempre recorrer à tecnologia para divertir as crianças. Existem vários passatempos para crianças que podemos oferecer. É apenas uma questão de explorar as possibilidades, pois os pequenos têm um mundo inteiro a descobrir! Transforme-se numa amiga e companheira de aventuras.