Jogos de tabuleiro para crianças: tipos e benefícios

· 17 de fevereiro de 2018
Os jogos de tabuleiro permitem que as crianças trabalhem a concentração, a tolerância à frustração, as deduções lógicas e a paciência.

Para os pais representa um desafio aproveitar ao máximo os momentos que compartilham com seus filhos. Os jogos de tabuleiro para crianças são de grande ajuda para compartilhar tempo de qualidade em família.

Esses jogos implicam uma interação que transcende o virtual. É importante nesses tempos em que existe o risco de perder o contato com os outros devido ao excesso de tecnologia.

Esses tipos de atividades servem de estímulo psicológico para as crianças, ao mesmo tempo em que permitem reconhecer e enfrentar certas emoções. Por serem jogos que envolvem outras pessoas, contribuem para a sua relação com os outros. Tudo isso em meio a risadas e um bom ambiente.

Esses jogos permitem que as crianças possam trabalhar sua concentração, sua tolerância a frustração, as deduções lógicas e a paciência. Além disso, estão relacionados com as regras.

Outra vantagem dos jogos de tabuleiro para crianças é que podem ser desfrutados a qualquer momento. Independente do clima, temperatura, etc.

Diferentes tipos de jogos de tabuleiro para crianças

É preciso lembrar que os jogos dependem da idade das crianças, e existem jogos feito para todas elas. Apesar de qualquer diferença de idade, todos têm em comum a finalidade de divertir de maneira saudável.

Estratégia

Entre eles estão os mais clássicos como o xadrez, as damas e também o dominó. Eles ensinam as crianças a pensar e estabelecer estratégias e procedimentos para conseguir determinados objetivos. Estimulam também a tomar decisões, a pensar e fomentam a autonomia.

Jogos de mesa para crianças: tipos e benefícios

Há versões desses jogos para os pequenos da casa, como por exemplo o dominó de animais. Eles são recomendados para as crianças menores.

Entres os jogos de estratégia, temos também o jogo da velha. Só é necessário um caderno e um lápis. Também há versões em que o tabuleiro já vem pronto para jogar. É um jogo que ajuda as crianças a pensar rapidamente e parece não sair de moda.

Educativos

São aqueles jogos especificamente desenvolvidos para que quem jogue, aprenda. Reforçam o conhecimento sobre um determinado tema.

Entre eles é possível nomear outro clássico, que não é apenas para crianças e tem alcance internacional. Trata-se das Palavras Cruzadas ou Scrabble. Esse jogo contribui para ampliar o vocabulário e ajuda a descobrir novas palavras e seus significados.

War é outro jogo destinado a ampliar os conhecimentos em história, por exemplo.

Há jogos que estimulam a memória e a concentração. Um deles é “Simão diz”. Consiste em lembrar e seguir um conjunto de procedimentos prévios realizados por outros jogadores.

Na mesma linha estão os quebra-cabeças. Eles são feitos de acordo com a idade da criança: se for mais velha, maior a quantidade de peças e, portanto, maior a complexidade.

“Os jogos de tabuleiro para crianças são de grande ajuda para compartilhar tempo de qualidade em família”

Azar

Um dos jogos que se aprende desde cedo é o conhecido pedra, papel e tesoura. É muito fácil aprender e pode distrair por um bom tempo uma criança.

Entre os jogos de azar não é possível deixar de mencionar o Banco Imobiliário. Que ainda tem o fator extra de ser um jogo que inclui a estratégia.

Os jogos com cartas são outra opção que permite grande quantidade de modalidades, que estimulam o pensamento matemático das crianças. Ajudam a somar e criar conjuntos. Nas cartas toda a família pode se ver incluída de maneira divertida. Além disso, podem começar partidas uma e outra vez.

Videogames

Existem diferentes variantes que admitem vários participantes. Alguns de música, outros de dança, há várias opções. Não se trata de um jogador passivo, mas permite a interação entre vários membros da família. Inclusive quem observa os jogadores esperando sua vez também pode aproveitar.

Ainda que pareça evidente, não é demais relembrar a inconveniência dos jogos violentos e de conteúdo discriminatório. Além disso, é preciso impor limites à exposição da criança diante da tela.

Jogos de mesa para crianças: tipos e benefícios

Twister

Não é exatamente um jogo de tabuleiro , mas nesse caso de chão. É uma divertida opção para que as crianças desenvolvam habilidades psicomotoras. É possível jogar em família ou entre amigos.

Como você pode perceber, os jogos de tabuleiro para crianças têm muita variedade de opções. Tirar o melhor proveito deles vai depender dos pais e de suas habilidades para reunir seus filhos para uma nova aventura.