7 histórias para crianças

27 de julho de 2019
Com estas histórias e contos você vai conseguir incentivar o hábito da leitura nas crianças.

Desde os primeiros anos de vida, as crianças podem se transformar em leitores ávidos através das histórias. Para as crianças menores, é melhor escolher livros que contenham ilustrações e sons que chamem a atenção e cativem.

Assim que as crianças começarem a aprender a juntar as letras e compreender frases, é hora de dar um passo adiante. As próprias crianças vão mostrar quando já estiverem prontas para textos mais elaborados.

“A linguagem, no sentido amplo da capacidade de comunicação e simbolização, a linguagem – oral e escrita -, como um sistema de signos verbais (…) e a literatura (…) são essenciais na educação infantil, uma vez que o principal desafio que a primeira infância enfrenta é ocupar um lugar no mundo da cultura, ou seja, ser reconhecida como construtora e portadora de significado. “

– Ministério da Educação da Colômbia –

Como aponta o documento A literatura na educação infantil do Ministério da Educação da Colômbia, os seres humanos usam linguagens não verbais para se expressar desde os primeiros anos. Posteriormente, passam a ter funções comunicativas mais especializadas.

Assim, é importante promover o desenvolvimento adequado através de ferramentas como obras literárias apropriadas para cada idade. A seguir, listamos algumas histórias recomendadas para introduzir as crianças no mundo da leitura.

As melhores histórias para crianças

1. O Pequeno Príncipe

Um dos clássicos para crianças e adultos que gostam de fantasia é O Pequeno Príncipe. Trata-se de um conto ilustrado sobre as histórias de uma criança de outro planeta.

Essa história de Antoine de Saint-Exupéry tem uma linguagem fácil de entender e um enredo cativante. Esse livro é excelente porque, depois de alguns anos e à medida que a criança começa a desenvolver o pensamento crítico, ela descobrirá algumas reflexões profundas sobre a condição humana.

O pequeno príncipe é uma história para crianças que muda de significado à medida que ela desenvolve o pensamento crítico.

2. O Pequeno Polegar

O Pequeno Polegar de Charles Perrault conta a triste história de uma família pobre que deixa os filhos na floresta. Eles vivem muitas aventuras e enfrentam perigos de mundos imaginários. Depois de muitas aventuras, o valente menino consegue escapar, voltar para casa e viver com seus pais e irmãos feliz para sempre.

3. As aventuras de Sherlock Holmes (adaptado para crianças)

As adaptações de obras clássicas destinadas aos pequenos estão se tornando cada mais comuns. Graças a essas adaptações podemos desfrutar de histórias como as aventuras do personagem criado por Arthur Conan Doyle.

Sherlock Holmes é um detetive que tem uma inteligência incrível e grande capacidade de observar e resolver problemas. É uma das histórias para crianças que certamente vai cativar e estimular a sua curiosidade.

4. O Príncipe Feliz, uma das melhores histórias para crianças

É um conto de fadas de uma coletânea de Oscar Wilde. Conta a história de uma estátua de um príncipe que chora por causa da dor e das injustiças que vê entre as pessoas de sua cidade.

Ele sempre pensou que o mundo deveria ser um lugar feliz e, então, percebeu a realidade dos mais necessitados. O Príncipe decidiu ajudá-los mesmo à custa de sua própria vida e deu uma lição de valores, princípios e bondade.

5. O Mágico de Oz

É um dos clássicos da literatura americana e um dos melhores livros de fantasia para crianças. Essa história ilustrada de Lyman Frank Baum rendeu adaptações para diferentes meios. Assim, se você quiser fazer um exercício de leitura mais aprofundada com os seus filhos, pode mostrar o filme, a peça de teatro ou os contos.

O mágico de oz é uma história para crianças que teve adaptações para diferentes meios.

Outras histórias para crianças

6. O Gato de Botas

É um conto tradicional francês que foi incluído em várias coleções de contos populares. É uma história sobre as aventuras de um jovem moleiro que tem um gato muito esperto como animal de estimação.

Graças à sagacidade do gato, o jovem muda completamente de vida. Assim, o pobre jovem que não tinha para onde ir torna-se um rico Marquês que se casa com uma princesa.

7. Percy Jackson e os deuses do Olimpo

É uma obra escrita por Rick Riordan e pode cativar crianças e adolescentes de hoje. Trata-se da história de um jovem que tem uma relação próxima e interessante com a mitologia grega.

É uma excelente maneira de aprender literatura clássica através de um texto ambientado na realidade moderna. Além disso, você também pode assistir aos filmes dessa série para contextualizar e motivar ainda mais os pequenos.

Como você pode ver, há muitas ferramentas interessantes para fazer as crianças se apaixonarem pela literatura desde cedo. Elas podem aprender muito sobre o mundo, as culturas e as línguas através de histórias tão cheias de aventura. Por isso, incentive as crianças a navegarem pelo imenso mar de letras!