7 jogos educativos para crianças

· 23 de novembro de 2017

Atualmente, graças a Internet, temos ao nosso alcance muitos jogos educativos para crianças com os quais é possível aprender sobre muitos assuntos e na comodidade do lar. O melhor de tudo é que você não terá que convencê-las porque as crianças já estarão interessadas em jogar.

Os benefícios desses jogos para os nossos filhos são enormes. Muitos deles incluem métodos de aprendizagem bons e, convenhamos, nada melhor do que aprender se divertindo.

Esses jogos foram feitos para crianças de todas as idades, se o seu filho tem dificuldade com algum assunto em particular, você pode tentar ensiná-lo dessa forma. A seguir mostraremos várias opções de jogos que irão proporcionar:

1.Diversão

2. Lazer/divertimento.

3. Diferentes aprendizagens, apresentadas de forma simples e atrativa.

Jogos educativos para crianças na web

ABCya!

ABCya! é indicado para crianças maiores de 5 anos e é gratuito com publicidade, mas também existe uma versão familiar que custa $6,99. Com esse jogo seus filhos poderão aprender muitas coisas, desde escrita e matemática, até ortografia.

É preciso indicar o nível correto e selecionar letras ou números. Tem muitas opções e além disso, podem jogar com outras crianças. A versão gratuita é muito interessante, por isso não é necessário gastar dinheiro adicional.

Arcademic Skills Builders

Outro jogo educativo para crianças maiores de 6 anos. Tem uma versão gratuita muito boa com publicidade integrada, mas tem uma conta paga com mais funções a um custo de $5.

Tem mais de 50 jogos de diferentes temáticas que vão desde as formas, até geografia e álgebra. Os resultados são imediatos e as crianças têm a opção de superar as suas conquistas.

Duas crianças brincando com jogos eletrônicos

ZooWhiz

ZooWhiz também é para crianças maiores de 6 anos. Trabalha a aprendizagem através de um zoológico virtual, onde podem decorar e brincar com os jogos de máquina.

Oferece atividades de matemática e linguagem, todas as brincadeiras integram objetivos de aprendizagem. É bastante agradável e interativo.

PBS Kids GO!

Um jogo gratuito e em inglês para crianças maiores de 7 anos. É baseado em programas de televisão da rede estadunudense PBS e está cheio de jogos, vídeos e missões que a criança deverá realizar.

Se os seus filhos gostam de programas da PBS, está é uma boa opção para elas, já que terão uma conexão maior com os personagens. Inclusive tem um elemento social seguro em que as crianças podem se comunicar com seus amigos.

TVO Kids

TVO Kids é para crianças maiores de 7 anos, mas também tem uma versão para crianças menores. É gratuito e mesmo que as crianças não conheçam o programa de televisão em que a página se inspirou, podem se divertir com a grande quantidade de jogos e atividades de aprendizagem que podem encontrar.

Trabalha desde os cinco sentidos, até as constelações. Nele as crianças também têm a opção de participar de campeonatos.

Curiosity Machine

Esse jogo gratuito foi feito para crianças maiores de 8 anos. Nele as principais temáticas são a ciência e a engenharia, onde as crianças podem assistir vídeos de como construir coisas e completar desafios. As crianças inclusive podem contactar tutores para obter mais conselhos.

FactMonster

FactMonster é gratuito e indicado para crianças maiores de 9 anos. Oferece informação de milhares de temas que incluem matemática e história dos Estados Unidos.

Crianças brincando e aprendendo com o computador

As crianças podem realizar provas, se divertir com diferentes jogos e utilizar ferramentas de referência como atlas, dicionário, tabela periódica, tudo totalmente gratuito. O único aspecto negativo, na maioria dos casos, é a publicidade constante que interrompe o jogo e que às vezes confunde as crianças.

Jogos educativos tradicionais

Além dos jogos que encontramos na Internet (jogos online), também temos os jogos educativos considerados mais tradicionais ou offline e com os quais muitos de nós crescemos.

Esses também ampliam o conhecimento dos nossos filhos e podemos também nos juntar a eles e brincar com as crianças. Quais são os mais comuns?

  • Sopa de letras. Muitas de nós jogamos esse jogo tão popular. Ajuda as crianças a se familiarizarem com as letras e ensinam a criar palavras.
  • Quebra-cabeças. As crianças podem criar mapas mentais e dessa forma desenvolvem a lógica.
  • Adivinhas e enigmas. São uma forma divertida de desenvolver a lógica e a reflexão.
  • Palavras cruzadas. As crianças resolvem algumas perguntas através das respostas que estão no quadro.
  • Jogo dos 7 erros. As crianças terão duas imagens muito parecidas com certos elementos diferentes que deverão identificar.
  • Jogos de matemática. Elas podem fazer torres de números ou desafios de soma.
  • Jogos de relacionar. Nesse jogo as crianças deverão relacionar, por exemplo, um pincel com um pintor.

Ambas as formas de aprendizagem são ótimas para nossos filhos, inclusive na Internet também é possível encontrar esses jogos tradicionais e dessa forma começar um hábito de jogos no seu tempo livre.

Esses tipos de métodos são bons para que as crianças aprendam se divertindo e não se aborreçam. O mais importante é que contribuam com o desenvolvimento infantil. Afinal de contas, uma das melhores formas para que nossos filhos aprendam é através dos jogos e da diversão.