A importância do método canguru no desenvolvimento físico do bebê

30 Outubro, 2017
 

Você já pensou sobre os benefícios de levar seu filho em contato com você? Pegar seu filho nos braços traz muitos benefícios para seu desenvolvimento físico e emocional. Não é só um lindo gesto e um conforto para a mãe que ama estar em contato com o seu filho, mas o método canguru também é muito benéfico para o bebê.

Esta experiência maravilhosa proporciona um profundo sentimento de proteção e segurança para o bebê. Além da sensação de tranquilidade, apego e o vínculo especial que se estabelece entre a mãe e o recém-nascido, existem inúmeros pontos a favor desse método.

O método canguru me deu liberdade e consolo ao meu bebê. O que mais posso pedir? Criar nos braços é natural e benéfico

A importância do método canguru para o corpo do seu filho

Os bebês criados sob a técnica do método canguru têm um desenvolvimento psicomotor mais avançado. Em contraste, o corpo de bebês que passam longos períodos na cadeirinha ou em carrinhos leva mais tempo para se adaptar às mudanças do sistema motor da criança pequena. Desta forma uma criança de 11 meses de idade que passa muito tempo deitada ou sentada terá sua coluna em forma de C. Isso não é normal a menos que seja um recém-nascido ou um bebê de alguns meses.

Além disso, esta criança pode apresentar cabeça chata ou plagiocefalia. Isso porque ela provavelmente passou muito tempo em objetos impróprios para seu desenvolvimento físico. Lembre-se que nessa idade os bebês geralmente já apresentam curvaturas na coluna vertebral.

 
Método canguru em diferentes idades do bebê

Precisamente, os diferentes jeitos do método canguru, como o porta bebês ou mochilas, favorecem essa mudança do corpo que toda criança deve experimentar. Este desenvolvimento permitirá que o bebê engatinhe, sente-se, fique de pé e ande.

Em suma, a importância do método canguru reside basicamente na liberdade e na autonomia do movimento que incentiva o exercício de seus músculos. Um desenvolvimento mais natural, funcional e orgânico.

Método canguru, chave para o desenvolvimento fisiológico das crianças

Definitivamente, não há nada melhor neste mundo para crianças do que os braços dos pais e o chão. Este é o segredo para garantir o desenvolvimento motor correto da criança. O método canguru fortalece o corpo do bebê através do movimento de quem o carrega. Desta forma, o processo é semelhante ao que o embrião experimenta no útero da mãe.

As vantagens não param por aí. A importância do método canguru também está relacionado aos aspectos fisiológicos da criança. Outros benefícios que devemos conhecer são:

  • Apoia o bebê com a segurança e a confiança que ele precisa.
  • Desenvolve e estimula todos os sentidos da criança.
 
  • Fortalece a relação entre pais e filhos.
  • Aumenta a liberdade de movimento de todo o grupo familiar.
  • Tonifica os músculos das costas dos pais. O peso fica melhor distribuído e os pais carregam menos peso.
Pai carregando filho pelo método canguru

  • Melhoria do desenvolvimento psicomotor graças ao equilíbrio e o controle postural.
  • Diminui as cólicas graças à posição vertical que beneficia o seu sistema digestivo e permite a expulsão de gases.

Benefícios para pais e filhos

Este sistema é muito prático e confortável já que deixa as mãos dos pais livres e permite o descanso dos braços. Outra das vantagens mais impressionantes é que este método faz com que as crianças chorem menos e durmam muito melhor. Além disso foi demonstrado que através do método canguru as crianças ganham peso mais rápido.

Outro aspecto não menos importante está relacionado à importância do método canguru na socialização da criança. As crianças que são carregadas com esse método tendem a ser mais sociáveis, e se integram mais facilmente na vida cotidiana. Não é para menos, se considerarmos que ela participa ativamente da vida do adulto que a leva.

Finalmente, esta técnica beneficia consideravelmente a amamentação. Levar o bebê perto de si faz com que a mãe libere oxitocina. Isso favorece o aumento do leite, garantindo uma amamentação ideal.

 

Se você ainda tem dúvida do jeito mais adequado para levar seu filho de um lugar para outro, não hesite em comprar um porta bebê e levar o seu filho com você onde quer que vá!