8 benefícios terapêuticos do carinho para as crianças

· 3 de junho de 2018
O carinho é um mecanismo de comunicação emocional essencial quando se trata de mostrar ao seu filho o quanto ele é importante para você. Em seguida, vamos explicar os benefícios terapêuticos dos carinhos para as crianças.

Os benefícios terapêuticos do carinho para as crianças são inúmeros. Mostrar afeto físico é algo que os pais fazem naturalmente, especialmente quando os filhos são pequenos.

A própria natureza das crianças faz com que os pais e os familiares tenham vontade de proteger e abraçar as crianças.

É importante proporcionar contato físico às crianças, seja segurando-as pela mão, acariciando ou dando abraços e beijos. Essas demonstrações de afeto beneficiam pais e filhos e fortalecem o relacionamento entre eles.

Quando as crianças crescem, é fácil esquecer a importância e a necessidade desses gestos, embora elas ainda precisem de contato. Lembre-se de que, mesmo quando elas parecem rejeitar, no fundo apreciam esses gestos.

Pode ser que elas precisem desse gesto de maneira diferente. Talvez de um jeito menos infantil ou menos óbvia, talvez em particular, não na frente de outras crianças da sua idade.

As carícias podem ser usadas para confortar, oferecer um apoio simples e amoroso, ou expressar desejo pela pessoa amada. Essa experiência física e emocional é apreciada por todas as crianças.

8 benefícios terapêuticos do carinho para as crianças

Em seguida, vamos mostrar 8 benefícios terapêuticos do carinho para as crianças:

1.- Criar vínculos entre pais e filhos

As carícias claramente fortalecem a relação entre pais e filhos, conectando-os de corpo e alma.

As demonstrações de carinho fortalecem os laços e mostram ao filho o amor que você sente por ele sem a necessidade de usar as palavras.

2.- Aprender a receber e a dar carinho

Para que uma criança seja carinhosa, primeiro ela precisa receber afeto. Nesse sentido, é muito importante que você ensine desde muito cedo a importância do amor, pois influencia na capacidade da criança de se relacionar com os outros.

3.- Crianças mais comunicativas

Através do contato, é possível se comunicar com a criança, tranquilizá-la, e mostrar que você a ama. É preciso dar carinho desde os primeiros dias da vida dela.

O carinho vai ter impacto na vida futura da criança. Os bebês que recebem carinho com frequência geralmente se tornam adultos com mais facilidade de se abrir para os outros e têm maior probabilidade de ter a capacidade de confortar outras pessoas.

4.- Fortalecer a confiança

Através do carinho a criança recebe apoio, fortalecendo a autoestima. Ela se sente valorizada e reconhecida pelo outro.

O carinho traz um sentimento de companhia e proximidade. É um gesto que transmite proteção e força, reduzindo a dor emocional. O carinho fortalece a confiança e mostra que não há apenas afeição, mas também rendição.

“O amor é para a criança como o sol para as flores; o pão não basta, ela precisa de carinho para ser boa e ser forte ”
-Concepción Arenal-

5.- Reduzir o estresse

Foi provado que as crianças que recebem carinho são menos estressadas. O carinho tranquiliza e acalma as crianças em qualquer idade e a qualquer momento.

Uma prova disso é que os recém-nascidos que recebem carinho com mais frequência se desenvolvem mais rápido e são menos estressados em comparação com aqueles que não os recebem tanto amor.

6.- Sentimentos positivos

Uma criança que é amada e recebe afeição vai se tornar um adulto afetuoso capaz de expressar sentimentos positivos a seus pais e àqueles que convivem com ele.

As demonstrações de carinho têm efeitos positivos em uma série de comportamentos e estados psicológicos ao longo da vida. Além disso, permite que a criança sinta prazer.

o carinho na infância

7.- Gerar oxitocina

A oxitocina é um hormônio que tem capacidade de atuar no cérebro e nos músculos. Quando liberada em grandes quantidades, promove o relaxamento do corpo e proporciona uma sensação de relaxamento, bem-estar e conforto social e emocional.

A liberação de oxitocina aumenta durante qualquer manifestação de ternura física que o corpo da criança recebe. Seja por carícias, massagens ou abraços. O carinho então favorece a produção de oxitocina, proporcionando bem-estar e tranquilidade às crianças.

8.- Melhorar o sono

Abraçar, acariciar e beijar ajuda as crianças a dormir muito melhor. Foi demonstrado que os bebês que recebem carinho descansam melhor à noite. Quando a criança não conseguir dormir, você pode usar qualquer forma de demonstração de carinho pois proporciona relaxamento, acaba com as dores de cabeça e ajuda a combater a tensão nervosa.

Como você pode ver, os benefícios terapêuticos do carinho para as crianças são inúmeros. Através do carinho conseguimos fornecer aos pequenos algo essencial para o desenvolvimento físico e emocional saudável: o contato físico humano.

Especialistas asseguram que alguns problemas de personalidade podem surgir no futuro caso a criança não receba carinho suficiente em sua fase de desenvolvimento.