Técnicas para ensinar o bebê a dormir a noite toda

· 29 de março de 2018
Com ou sem choro, há técnicas muito diferentes e variadas para ensinar seu bebê a dormir. Só é preciso ter um pouco de paciência, perseverança e criar bons hábitos.

Ensinar o bebê a dormir é uma tarefa que deve ser realizada pelos pais. Cada filho é um ser único e as técnicas a serem utilizadas devem ser adequadas especialmente para ele. Existem maneiras muito diferentes entre si que podem ser utilizadas com o mesmo filho em diferentes épocas.

Em geral, se aconselha começar esta rotina no quarto mês de vida do bebê, porém essa recomendação pode variar em cada caso. Alguns bebês dormem várias horas seguidas desde pequenos, enquanto para outros isto é mais difícil.

Conselhos para que o bebê durma a noite toda

Existem duas teorias totalmente opostas em relação à forma de fazer as crianças se acostumarem a pegar no sono por conta própria. Ainda assim, primeiro é preciso conhecer algumas regras em comum que ajudam a adquirir este hábito.

  • Toda a família deve estar de acordo com a técnica a ser utilizada. Se a mãe decidir que vai deixar o bebê chorar no berço por alguns minutos, outra pessoa não deve ir e pegar o bebê no colo.
  • Fixar horários de soneca durante o dia e respeitar este horário. Assim, o bebê não estará tão cansado e poderá relaxar mais rapidamente.
  • Repetir uma rotina todas as noites antes da hora de dormir. Pode ser um banho, contar uma história ou cantar uma canção, fazer massagens suaves e colocar o bebê no berço, por exemplo.
  • Tentar fazer com que durma cedo. Se esperar até que ele esteja com muito sono, pode ser que fique nervoso e não consiga dormir mais.
  • Evitar discussões neste momento; os bebês percebem as tensões.

Os especialistas continuam pesquisando e debatendo sobre as melhores formas para ensinar o bebê a dormir, mas não chegam a um consenso justamente porque não existe uma maneira única. Alguns pais terão melhores resultados com determinada técnica, enquanto outros estarão mais felizes com outras.

Métodos para ensinar o bebê a dormir

Ensinar o bebê a dormir é uma tarefa que começa desde os primeiros meses de vida.

Métodos para ensinar o bebê a dormir

  • Dormir sem que o bebê chore

Com certeza é o método mais desejado pelos avós dos pequenos, já que não querem que chorem nunca por nenhum motivo.

William Sears é um pediatra que carrega a bandeira desta teoria e baseia seus conselhos na ideia de que se devem criar associações positivas. Se o bebê consegue associar o dormir com carinhos e tranquilidade, poderá descansar de forma saudável.

É preciso levar o pequeno já quase dormindo para o berço e ficar atento aos  ruídos. Se for necessário, volte a pegar e ninar o bebê todas as vezes que ele acordar.

Dar o peito, a mamadeira ou a chupeta, fazer carícias suaves e dar segurança ao bebê são os pontos-chave desta técnica. É também aconselhado aos pais dormir com o bebê se assim o desejarem. O importante é que a criança associe este momento com sensações que a façam se sentir segura.

Este método leva mais tempo e é ensinado de forma gradual. Lentamente, os despertares vão ficando cada vez mais espaçados e o sono será um momento prazeroso.

“William Sears afirma que se o bebê consegue associar o dormir com carinhos e tranquilidade, conseguirá descansar de forma saudável”

  • Deixar o bebê chorando até dormir

No outro extremo estão os que afirmam que, para ensinar o bebê a dormir sozinho, é preciso deixar que ele chore. Com este método, os bebês incorporam o hábito mais rápido, porém é preciso ter paciência para poder aplicá-lo.

Richard Ferber garante que é preciso que a criança aprenda a se acalmar sozinha. Para isso, deve-se colocar o bebê ainda acordado no berço. Se ele chorar, fique alguns minutos ao seu lado e acalme-o com alguns carinhos ou cantando, mas não pegue o bebê no colo. Depois volte a deixar o bebê sozinho.

O choro por alguns minutos não ocasiona nenhum dano e ver seu progenitor próximo a ele lhe dará segurança. Após alguns momentos de lágrimas, o bebê vai dormir.

Método fading/ do afastamento

  • Método Fading/do afastamento

Esta é uma técnica que se encontra entre as duas anteriores. Ela busca que a criança se acalme sozinha, porém de forma mais gradual.

O bebê é colocado acordado no berço e os pais ficam a seu lado, ninando o bebê até que durma; pouco a pouco, vão se afastando cada vez mais ou permanecem menos tempo a seu lado. Assim, o bebê gradualmente adquire o hábito de dormir sem companhia.

Além da variedade de conselhos para ensinar o bebê a dormir sozinho, o fundamental é a flexibilidade para alternar entre um método e outro conforme seja necessário.

“O método Fading /do afastamento é uma técnica que se encontra entre as duas anteriores: ela busca que a criança se acalme sozinha, porém de forma mais gradual”

Algumas destas técnicas podem funcionar com uma criança, porém talvez não com a outra. É preciso apenas experimentar e não se desesperar com o sono. Mais cedo ou mais tarde, os resultados vão chegar.