A amizade entre animais de estimação e crianças

8 de agosto de 2019
Os animais de estimação podem ajudar a ensinar às crianças inúmeros valores e habilidades sociais. No artigo a seguir, nós contaremos tudo o que você precisa saber sobre a amizade entre animais de estimação e crianças.

Os animais de estimação fazem parte da vida de muitas crianças. De fato, uma criança que aprende a cuidar de um animal e o trata com gentileza e paciência pode receber um treinamento inestimável para aprender a tratar as pessoas da mesma maneira. O que mostra, entre outras coisas, que a amizade entre animais de estimação e as crianças é muito positiva.

Todos os tipos de animais de estimação podem trazer prazer às crianças, porém é importante escolher um animal que seja adequado para a casa e para o estilo de vida da família. Incorporar um animal de estimação à família não é uma decisão que deve ser tomada impulsivamente.

Primeiro, deve ser um compromisso dos pais, não da criança, já que eles serão os responsáveis finais pelo bem-estar do animal de estimação. Uma vez que o animal ideal tenha sido encontrado para a família, as alegrias e benefícios do relacionamento são de longo prazo.

Embora os animais de estimação tenham sido identificados como uma fonte direta de companhia e apoio para seus donos, o papel deles como catalisador para a formação de amizades ou de redes de apoio social entre humanos tem recebido atenção especial.

Um estudo investigou o papel indireto dos animais de estimação como facilitadores de três dimensões da relação social: conhecer pessoas, formar amizades e redes de apoio social.

Benefícios da amizade entre animais de estimação e crianças

Aqui estão as vantagens para as crianças de ter um animal de estimação em casa:

1. Promover a confiança e a autoestima

As crianças podem ganhar confiança assumindo a responsabilidade de cuidar de um animal de estimação. Crianças de até 3 anos de idade podem começar a realizar tarefas simples, como encher as tigelas de comida e de água do animal. À medida em que crescem, podem assumir o controle de outras tarefas.

menino abraça o gato

2. Dar amor incondicional

Especialmente para crianças solitárias ou quando há rivalidade entre irmãos, um animal de estimação é um companheiro de diversão para os pequenos da casa. O animal pode confortar, dar apoio e ouvir os problemas da criança sem qualquer julgamento ou consequência.

E, ao brincar, um animal de estimação pode se tornar a melhor companhia da criança. Muitas vezes, a amizade entre animais de estimação e crianças é tão curadora quanto a de seus colegas humanos.

3. Desenvolvimento infantil, desenvolvimento social e responsabilidade

Animais de estimação são bons para o desenvolvimento infantil, social e emocional, assim como ajudam a ensinar responsabilidades às crianças.

Ao dar à criança a responsabilidade de cuidar do animal de estimação, nós a ajudamos a saber como lidar com as obrigações e, assim, as preparamos para o futuro.

De fato, é muito importante que você converse com seu filho sobre as responsabilidades de ter um animal de estimação antes de obtê-lo. Ele deve saber claramente sobre suas tarefas e não deixar que os pais façam todo o trabalho.

“Os animais são muito bons amigos. Eles não fazem perguntas e não criticam”.
-George Eliot-

4. Animais de estimação encorajam a prática de atividade física

Quando as crianças interagem com seus animais de estimação, isso significa que elas não estão coladas à televisão ou à tela do computador. Além disso, uma vantagem adicional de ter animais de estimação é que eles permitem que as crianças passem mais tempo fora de casa.

Seja para passear com o cachorro ou levar o coelho para mastigar legumes frescos, os animais de estimação estimulam as crianças a passar o tempo em ambientes naturais e praticar um pouco de exercício. Qualquer tipo de exercício físico é bom para aprendizados variados e para a saúde dos pequenos em geral.

Na verdade, a pesquisa mostrou que crianças que têm cães fazem uma média de 11 minutos a mais por dia de exercícios do que outras crianças que não os têm.

menina brinca com filhotes de cães

5. Uma boa escolha para crianças com autismo

Por fim, você deve saber que os estudos mostraram que as crianças com autismo têm feito progressos substanciais relacionados à interação social quando passam o tempo com um animal de estimação.

Nessa linha, pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, mostraram um aumento significativo na capacidade de falar, sorrir, olhar rostos, fazer contato tátil e alcançar abordagens sociais quando crianças com autismo brincam com animais.

Além disso, os animais de estimação não são bons apenas para crianças com autismo, também podem ajudar todas as crianças a desenvolverem habilidades sociais apropriadas. Então, isso pode ser traduzido em interação humana.

Lembre-se de que a amizade entre animais de estimação e crianças é algo tocante. Como você pode ter observado, tem vários benefícios. Se você ainda não tem um, pode ser importante considerar a possibilidade e propor essa ideia ao seu filho.