Como ajudar o meu filho a ter menos dificuldade de acordar cedo?

18 de fevereiro de 2019
Ajudar o seu filho a ter menos dificuldade de acordar cedo é uma das tarefas que é atribuição do pai. Isso vai estimular a autonomia da criança e vai dar a ela certo grau de independência. Siga estas dicas e desfrute uma atmosfera agradável todas as manhãs.

Acordar cedo é uma das tarefas mais difíceis que há até mesmo para os adultos, quanto mais ainda para uma criança.

Na maioria dos casos, fazer com que uma criança acorde cedo pode acabar gerando mau-humor, tanto para ela quanto para os pais. Para evitar essa situação, é fundamental seguir algumas recomendações que podem ajudar o seu filho a ter menos dificuldade de acordar cedo.

A seguir, vamos dar mais detalhes de algumas dicas que vão ajudar a criar esse hábito com mais facilidade. Você vai ver como o esforço vai ser recompensado com resultados.

5 dicas para ajudar o meu filho a ter menos dificuldade de acordar cedo

Na verdade, ajudar o meu filho a ter menos dificuldade de acordar cedo vai trazer benefícios para toda a família. Isso porque as manhãs serão mais rápidas e será possível encarar o dia com otimismo.

Para garantir o sucesso dessa tarefa, anote as seguintes recomendações e adapte-as ao ritmo da sua vida familiar.

1. Organização antes de mais nada

A primeira dica para que acordar cedo não seja um suplício é manter tudo organizado. Se for preciso acordar cedo para ir para a escola ou para qualquer outra atividade, é preciso deixar tudo preparado: roupa, sapatos, mochila, etc.

Além disso, faça com que seu filho participe da organização. Você também pode criar um lindo cartaz com lembranças das atividades que devem ser realizadas para evitar perda de tempo.

Com o passar do tempo, isso vai se tornar uma rotina e vai ser mais fácil se ajustar ao tempo disponível. Além disso, a organização vai dar autonomia à criança e vai deixá-la mais segura.

2. Deitar cedo para acordar cedo

Os horários para dormir são indispensáveis, já que garantem o suficiente descanso que vai ajudar seu filho a levantar cedo. Por isso, se você sabe que a criança tem dificuldade de acordar, procure fazer com que ela vá se deitar mais cedo.

criança dormindo com o seu despertador

Os médicos recomendam que crianças em idade escolar devem dormir entre 8 e 9 horas, no mínimo. Dessa forma, promove-se a aprendizagem e o crescimento adequado.

3. Deixe uma margem de tempo

Outra recomendação para ajudar o meu filho a ter menos dificuldade de acordar cedo é deixar uma margem de tempo de mais ou menos 15 minutos.

Isso faz com que ele fique adiantado em relação à hora do despertador ou à hora de acordar. Tendo esse tempo, você vai permitir que ele acorde e se alongue sem a aflição de saber que não dá tempo.

4. Acorde-o de maneira suave

Acordar cedo é uma tarefa difícil, inclusive, para os adultos. Por isso, ao acordar a criança, evite fazer isso de forma brusca ou à força. Uma recomendação é ir ao seu quarto e dizer-lhe serenamente ao pé do ouvido uma frase como esta: “Está na hora de acordar e fazer os seus sonhos virarem realidade.”

Em seguida, faça um carinho e proporcione manifestações de afeto que vão prepará-la para o dia. Acenda a luz e se certifique de que ela acordou para que não volte a dormir.

“A primeira dica para que acordar cedo não seja um suplício é manter tudo organizado”

5. Dê o exemplo

A melhor maneira de ajudar o meu filho a ter menos dificuldade de acordar cedo é dando o exemplo. Respeitar os horários de descanso,ter organização e evitar reclamar por acordar cedo são alguns dos fatores que as crianças sempre observam.

Faça um esforço para que elas não vejam que você corre contra o tempo. As crianças esperam que você seja organizada como você quer que elas sejam. Sem dúvida, elas vão copiar você.

criança dormir no seu descanso

Recomendações para fazer as crianças acordarem cedo

Acordar cedo junto com as crianças ou ajudar o seu filho a ter menos dificuldade de acordar cedo não é uma tarefa impossível. Existem algumas recomendações adicionais que vão facilitar esse processo, sem cair nos conflitos ou no mau-humor.

Estas são algumas testadas por especialistas:

  • Compre um despertador que a criança goste: leve-a a uma loja e deixe-a escolher o modelo do seu desenho animado favorito. Além disso, ensine-a a configurar a hora para acordar. Dessa maneira, ela vai se sentir estimulada à acordar cedo, e você vai ajudá-la a criar independência.
  • Acorde antes da criança e adiante certas coisas, incluindo um delicioso café da manhã.
  • Prepare-a na noite anterior com uma conversa agradável, na vocês vão falar sobre como você quer e espera que ela acorde cedo. Essa preparação mental vai facilitar o processo.

Em suma, ajudar o meu filho a ter menos dificuldade de acordar cedo é possível com pequenas mudanças. Você apenas deve adequar o horário e estabelecer uma rotina saudável para todos. O esforço será recompensado.

  • Lam, P., Hiscock, H., & Wake, M. (2003). Outcomes of Infant Sleep Problems: A Longitudinal Study of Sleep, Behavior, and Maternal Well-Being. PEDIATRICS. https://doi.org/10.1542/peds.111.3.e203