Trabalhos manuais para crianças de 5 a 7 anos

O artesanato é uma excelente forma de estimular a curiosidade e a criatividade das crianças. Será que você conhece as ideias que vamos propor a seguir?

Entre os 5 a 7 anos as crianças estão na fase da educação infantil ou entrando no ensino fundamental. Nesta fase, suas habilidades motoras exigem coordenação, agilidade, concentração e atenção.

Por isso é preciso usar a criatividade para pensar em alguma atividade que elas gostem e, ao mesmo tempo, que seja um aprendizado útil. Uma ideia é fazer trabalhos manuais.

A ideia dos trabalhos manuais para crianças de 5 a 7 anos é incentivar a adquirir habilidades com as mãos, se divertindo e aprendendo o valor da reutilização. O fato de seus filhos aprenderem a desenvolver novas habilidades vai estimular a autoestima e vai potencializar ainda mais o aprendizado.

3 ideias de trabalhos manuais para crianças de 5 anos

Você pode fazer diferentes atividades usando elementos simples e coloridos, como balões, feltro, papelão, entre outros. Aqui propomos algumas delas:

Animais de cartolina

Esta atividade é muito divertida e prende a atenção dos seus filhos. Eles vão poder desenvolver a coordenação, aprender a ser pacientes além de aprender conceitos sobre os animais. Para fazer isso, você vai precisar de tesouras, cola, cartolinas ou color-set de várias cores e marcador preto.

Como fazer: desenhe 2 vezes cada animal e recorte. Em seguida, desenhe as partes do corpo do animal, como patas, olhos e qualquer outro detalhe com outras cores e recorte. Cole as partes recortadas no animal e pronto!

Artesanato para crianças é uma atividade divertida

Árvore genealógica da família

Como é uma fase na qual a curiosidade é despertada com perguntas sobre a vida, você pode aproveitar para ensinar a fazer uma árvore genealógica.

Essa atividade vai ensinar a relação que existe entre cada membro da família. Para isso, você pode usar cartolinas coloridas e cópias de fotos da família.

Como fazer: desenhe uma árvore, com o tronco e galhos em papelão. Então, faça as folhas em cartolina verde, que podem ter formato de nuvens. Faça a árvore de acordo com o tamanho da família, e cole as fotos.

Avião com rolos de papel higiênico

Você pode usar os rolos de papel higiênico para fazer aviões muito originais. É preciso somente tempo e criatividade. Para isso, você precisa de tesoura, cola ou fita adesiva, lápis, marcador, pincel, tinta e 2 rolos de papel.

Como fazer: corte um dos rolos ao meio, abrindo o cilindro e ficando com um retângulo. Corte o retângulo no meio. Desenhe cada asa do avião nas partes cortadas e recorte.

Pegue o outro rolo que está inteiro e faça dois cortes nas laterais. Encaixe as asas do avião e fixe com ajuda da cola ou fita adesiva. Em seguida, decore o avião com tinta colorida.

2 ideias divertidas de trabalhos manuais para crianças de 6 anos

Neste estágio, seus filhos já estarão aprendendo a ler e escrever. Portanto, as suas habilidades manuais precisam de um desafio maior. Eles podem fazer trabalhos manuais que sejam úteis para a casa, estimulando o interesse para se concentrarem.

Porta-retrato reciclado

O porta-retrato é um objeto que não pode faltar em casa para as fotos de família. Para fazer um reciclado vocês vão precisar de papéis usados, botões, tesoura, pano fino, um liquidificador, cola, lápis, fita dupla face, estilete e um pedaço de papelão.

Como fazer: corte o papel em pequenos pedaços e coloque no liquidificador. Adicione água e cola branca e bata até obter uma pasta. Em seguida, espalhe a massa sobre um pano absorvente para tirar o excesso de água. Deixe vários dias até secar completamente.

Depois de seco, meça o tamanho da foto no papel reciclado, e desenhe também o formato da moldura. Corte com estilete. Pegue o pedaço de papelão e cole a foto escolhida. Sobre a foto no papelão, cole a moldura de papel reciclado. Se precisar, ajuste as bordas cortando com a tesoura. Decore a moldura com botões ou pedaços de pano.

Com os trabalhos manuais para crianças de 5 a 7 anos, os pequenos vão poder se ocupar criando formas e objetos que contribuem para o seu bem-estar físico.

Jogo de memória

Este divertido jogo vai ajudar a criança a melhorar a atenção e a concentração. Além disso, vai ajudar a exercitar a memória enquanto ela se diverte jogando com outras pessoas. Para realizar esta atividade, você vai precisar de 16 tampas do mesmo tamanho e formato, um marcador, tesoura, cola branca, cartolina e tinta.

Como fazer: pinte as tampas da mesma cor, de modo que fiquem iguais. Então, com a ajuda de um molde, faça 16 círculos iguais na cartolina, e desenhe pares de imagens. Em seguida, cole os desenhos do lado de dentro das tampas. Pronto, você já tem um excelente jogo de memória.

Artesanato para crianças é uma atividade divertida

Trabalhos manuais para crianças de 7 anos

Nessa fase é preciso aumentar ainda mais o desafio. É um momento em que a criança já quer experimentar outras coisas e atividades, por isso vai ser necessário adaptar as atividades ao seu processo de crescimento.

Estojo de feltro

Juntos vocês podem fazer um estojo para a criança poder levar os lápis de cor para a escola. Para isso você vai precisar de: um pedaço de feltro, botão, fita ou barbante, régua, lápis, tesoura ou estilete.

Como fazer: corte um pedaço de feltro de 30 x 20 cm e, com a ajuda de uma régua, meça pequenas linhas de 1,5 cm deixando um espaço de 0,5 cm entre cada marca. Em seguida, corte as marcas com o estilete. Faça quatro linhas de cortes no pedaço de feltro que vão servir para encaixar os lápis de cor.

Amarre a fita no botão. Faça um pequeno furo em uma das bordas do feltro passe a fita e faça um nó para prender. Então você pode colocar os lápis de cor nos espaços, enrolar e prender.

Trabalhos manuais para crianças de 5 a 7 anos, muito mais que diversão

O ser humano conseguiu sobreviver graças à sua capacidade criativa. Envolvendo as crianças em atividades que exercitam a sua criatividade, elas certamente vão valorizar as coisas que às vezes passam despercebidas. Além disso, com os trabalhos manuais para crianças de 5 a 7 anos elas poderão se ocupar criando formas e objetos que contribuam para seu bem-estar físico.

Recomendados para você