As crianças são como borboletas no céu

24 de julho de 2018
As crianças são um jardim florido e diversificado, no qual cada um, com as suas características próprias, dá cor e perfuma o ambiente. As abelhas vêm atrás de néctar e os pingos da chuva revivem a terra.

Nossos pequenos são verdadeiros encorajadores e criadores de novas esperanças, como só eles podem ser.

As crianças assim como as flores, as abelhas e os pingos de chuva, são diferentes entre si, mas individualmente importante. Assim são todos os indivíduos do conglomerado de espécies que habitam este planeta.

Há aquelas pessoas que voam alto com os seus sonhos, ideias e formas de ver a vida. Elas alcançam alturas inimagináveis e ficam lá para ganhar impulso a fim de escalar mais e mais.

Diante dos olhos atônitos de seus pais, as crianças por vezes alcançam glórias conquistadas apenas por adultos. E então, são reconhecidas por suas realizações, premiadas por seu talento e suas conquistas.

Essas pequenas borboletas-monarcas colonizam o céu somente com a sua presença.

borboletas no céu

Há outras crianças que se esforçam para alcançar o paraíso e colocam todos os esforços para tocar as nuvens. Elas consideram terem forças e destrezas para fazer o que é facilmente alcançado pelas monarcas, mas suas asas não são tão grandes, nem têm cores tão brilhantes. Seu ponto mais alto fica sempre abaixo dos seus antecessores.

No entanto, essas crianças são tão admiradas e amadas quanto suas colegas. Como crianças, no fim elas brilham por si mesmas e se tornam dignas da aprovação coletiva.

As crianças são como borboletas no céu. Voem alto ou voem mais baixo, elas estão sempre aqui para nos lembrar de como são diversas e grandiosas.

Ensine ao seu filho o valor do esforço

O esforço vale por si só. Quando colocado em prática, são alcançadas grandes proezas.

Como condição humana uma pessoa deve ser valorizada e respeitada. O esforço é o motor que nos impulsiona a manter o ritmo quando nos restam poucas forças para continuar avançando e superar as dificuldades.

Quem se esforça para atingir seus objetivos deve ser respeitado, aplaudido. É alguém que realmente merece ser recompensado por alcançar os seus propósitos.

No entanto, o esforço nem sempre é um passe seguro para as vitórias. Por mais que nos esforcemos, em muitos casos, não conseguimos alcançar o objetivo.

Mas o esforço não perde seu valor nesses casos. Apesar de não garantir a vitória, ele sempre serve para nos lembrar do que somos capazes de fazer, do quanto podemos nos sacrificar e do espírito positivo que temos dentro de nós.

Quando nos esforçamos para alcançar nossos objetivos, mesmo se não conseguimos realizar nossos sonhos, ficamos com a satisfação de ter lutado, de ter se entregado com bravura ao combate.

Então temos que nos sentir satisfeitos com nós mesmos e, de alguma forma, felizes. Se você ensinar isso ao seu filho, estará formando uma criança corajosa e um futuro jovem empreendedor.

borboletas no céu
As crianças são como borboletas no céu

Mamãe, ensine seu filho a colocar coragem e amor em todos os seus projetos, mesmo nos mais simples.

Que ele se entregue sem medos na busca de alternativas e meios que lhe permita realizar seus projetos. Que experimente e nunca tema os obstáculos.

Agora, se por mais que tente, seu pequeno não conseguir atingir seus objetivos, ele merece ser recompensado pelo tanto que se esforçou. Não importa se suas conquistas fiquem abaixo das expectativas.

Você deve saber que o mundo é diverso e nem todos podem ser donos das mesmas vitórias. Com isso em mente, é recomendável que você evite comparações com os amiguinhos. O ato de comparar vai ferir a autoestima da criança, vai despertar o ciúme, a inveja e o complexo de inferioridade.

Em vez disso, ensine seu filho a estar em paz consigo mesmo. Isso é importante para que ele se respeite e seja respeitado por suas conquistas, sendo capaz de admirar as outras crianças e se sentir feliz por elas.

Mostre-lhe também que ele deve sentir bem com tudo que alcançou. O fato de estar conformado consigo mesmo o fará feliz. Nem sempre as crianças competitivas e de sucesso são as mais felizes.

Se o seu filho é uma borboletinha de primavera, pequenina e de cores não tão brilhantes, o ame como ele é, porque é seu filho.