15 nomes para meninas e meninos inspirados na astronomia

22 Outubro, 2020
Vamos apresentar nomes originais para meninas e meninos inspirados na astronomia, entre os quais você poderá encontrar aquele que mais gostar para o seu futuro bebê.

Ao descobrir que está grávida, uma das primeiras coisas que você começa a imaginar é se o seu filho é menino ou menina para, a partir disso, escolher um nome para o futuro bebê.

Algumas pessoas têm certeza do nome para o menino ou a menina desde o primeiro momento por causa de diversas circunstâncias. Porém, outras não têm tanta certeza assim e, por isso, buscam inspiração em diferentes lugares. Nomes diferentes, com significados em outras línguas e culturas, estão sendo descobertos atualmente e começando a ser amplamente utilizados.

Por isso, hoje trazemos uma seleção de nomes diferentes para meninas e meninos inspirados na astronomia. Você poderá descobrir muitos nomes que certamente não conhecia e que podem te encantar a ponto de se decidir por um deles.

Nomes para meninas e meninos inspirados na astronomia

nomes para meninas e meninos inspirados na astronomia

Nomes para meninos

  • Artur: Embora Artur tenha sido um nome amplamente usado há muitos anos, é o nome da terceira estrela mais brilhante do céu quando a noite cai. Esse nome tem origem no grego antigo. Seu significado é muito especial, já que seria o “guardião da ursa” devido à proximidade dessa estrela com a Ursa Maior e a Ursa Menor.
  • Izar: mais um dos nomes para meninos inspirado na astronomia que faz referência às estrelas. Afinal, Izar é o nome dado a uma estrela dupla que fica no céu. Sua origem é árabe e significa véu.
  • Perseu: é um nome bem conhecido na mitologia, pois representa a pessoa que decapitou a Medusa. Contudo, nesse caso se refere a uma constelação.
  • Oberon: a astronomia não trata apenas das estrelas, mas também dos planetas. Oberon se refere a um satélite do planeta Urano. Esse satélite foi assim denominado para fazer referência a um dos autores mais importantes da história da literatura a nível internacional, William Shakespeare, mais especificamente à sua obra Sonho de uma noite de verão.
  • Suhail: seu significado é “nobre” em árabe e é a terceira estrela mais brilhante da constelação de Vela.
  • Leo: embora possa não parecer, Leo também é um nome inspirado na astronomia. Essa constelação está localizada entre Câncer e Virgem, e seu significado sempre esteve ligado à figura do leão e sua força.
  • Donati: O astrônomo italiano Giovanni Battista Donati foi o primeiro a fotografar um cometa. Por essa razão, esse primeiro cometa fotografado leva seu nome, ou melhor, seu sobrenome.

Nomes para meninas

  • Atria: é a estrela mais brilhante da constelação do Triângulo Austral.
  • Cordélia: da mesma forma que o nome para meninos Oberon, do qual acabamos de falar, Cordélia também é uma referência ao escritor William Shakespeare. Também é um satélite do planeta Urano, mas dessa vez o nome se refere à peça Rei Lear.
nomes para meninas e meninos inspirados na astronomia

  • Eris: Na mitologia grega, Eris é a deusa da discórdia. Trata-se de um planeta anão do sistema solar, que é o maior dos planetas anões conhecidos até hoje.
  • Lua: embora muito mais conhecida que todos os nomes citados acima, a lua também faz parte do mundo astronômico e, por isso, quisemos incluí-la nessa seleção de nomes para meninas e meninos inspirados na astronomia.
  • Nereida: dentro da constelação de Capricórnio, Nereida é a quarta estrela mais brilhante. Significa “portadora de boas notícias”. É um nome que vem do árabe.
  • Miranda: o planeta Urano é formado por cinco satélites, sendo Miranda o menor deles. Mais uma vez, William Shakespeare está presente em uma denominação. No caso, esse satélite recebeu o nome da filha de um dos protagonistas de sua peça A Tempestade.
  • Alhena: dentro da constelação de Gêmeos, Alhena é a terceira estrela mais brilhante. Seu significado é originário, novamente, do árabe.
  • Talita: o último dos nomes para meninas e meninos inspirados na astronomia está localizado dentro da constelação da Ursa Maior e é a nona estrela mais brilhante. Significa “terceira”.

Esperamos que essa seleção de nomes para meninas e meninos inspirados na astronomia possa te ajudar a encontrar um nome original e único para o seu futuro bebê.